30 abril 2022

... TU, SENHOR, ÉS MINHA CANDEIA;

 
II SAMUEL 22: 29-30

29 Porque tu, SENHOR, és a minha CANDEIA; e o SENHOR ilumina as minhas trevas.
30 Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.

Davi foi um homem que andou com o Senhor, que amou ao Senhor. Ele andava na revelação, em tudo consultava ao Senhor, tinha uma profunda intimidade com Deus.

Senhor tu és a minha candeia

- Davi era um homem de lutas e provas, mas que não confiava nos seus próprios recursos, nem nas suas experiências como homem. Ele disse: “O Senhor é a minha luz, a minha vida”. Isto quer dizer que, em todas as situações que surgiam na sua vida, Davi fazia do Senhor a sua Luz, Aquele que clareava e revelava o caminho à sua frente, para que não pisasse em falso e nem errasse a direção que conduzia à vitória.

Esclarece as trevas

Quando as coisas pareciam escuras, desconhecidas e confusas diante de Davi, ele encontrava a direção para sua vida na Palavra de Deus, pois ela era lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho. Nas provas Davi não desfalecia, mas buscava a revelação e o Senhor não o deixava confundido, mas lhe dava a vitória através da sua Luz e da sua Palavra.

Passo pelo meio dum esquadrão

O servo na luz, na revelação, vence os problemas à sua frente e o adversário que peleja contra ele. Davi sempre conhecia a vitória porque confiava no Senhor, que era com ele na batalhas. Quando estamos na luz, passamos pelos problemas e vencemos as lutas sem sermos atingidos por elas.

Pelo meu Deus salto um muro

Os obstáculos são as barreiras impostas pelas circunstâncias da vida, muitas delas são como muros elevados e humanamente intransponíveis, mas nada detém o servo que confia no Senhor e faz dEle a sua Candeia. Pelo nome do Senhor realizamos coisas impossíveis, pois para o Senhor não há nada impossível.

O segredo das vitórias que Davi alcançou
O segredo das vitórias que Davi alcançou em sua vida, e das muitas experiências que acumulou na sua caminhada, se deveram ao fato de em todos os momentos ele ter feito do Senhor a sua Candeia, a sua Luz, que ofuscava os olhos do adversário, tornando-o impotente diante do servo do Senhor, fazendo com que seus intentos caíssem por terra. Hoje em dia não é diferente, pois a igreja fiel, formada por servos fiéis, tem tido a mesma experiência, e obtido a vitória na Revelação da Palavra do Senhor. Através dela, as trevas são esclarecidas, os esquadrões desbaratados e os muros transpostos, pelo poder do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário