29 abril 2022

JESUS CRISTO, O SENHOR.


             TEXTO FUNDAMENTAL: I CORÍNTIOS 12:3
EM I CORINTIOS 12:3 PAULO DEFINE COMO ANÁTEMA O FALAR DE JESUS COMO SENHOR SEM O ESPIRITO SANTO.
ATIVIDADES:
APLICAR E COMENTAR, NO NOVO TESTAMENTO, ESSA DEFINIÇÃO DE PAULO NA DOUTRINA DE SALVAÇÃO PELA GRAÇA E PELAS OBRAS.
 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
“Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”.
==============================================
Significado da palavra anátema: maldito.
INTRODUÇÃO
PAULO DEFINE COMO ANÁTEMA O FALAR DE JESUS COMO SENHOR SEM O ESPIRITO SANTO.
Paulo fala da mudança que havia sido operada na vida dos Cristãos de Corinto, quando abandonaram os ídolos mudos, pelos quais eram guiados, e passaram a ser guiados pelo Senhor Jesus, o Cristo Vivo.
Ao fazer os irmãos compreenderem que ninguém que fala pelo Espirito de Deus diz: Jesus é anátema, Paulo estava definindo que o falar de Jesus como Senhor sem ser pelo Espirito Santo, essa mensagem é considerada uma mensagem anátema, ou uma mensagem anátema sobre Jesus.
Quando a referência a Jesus como Senhor é feita sem o Espirito Santo, é como falar de uma pessoa qualquer, um simples personagem da história.
O falar de JESUS sem o espírito de Deus é falar em vão, ou seja, sem base, sem fundamento, é apenas a letra, a história, é falar de JESUS morto.
Se ninguém que fala pelo Espirito de Deus DIZ: Jesus é anátema, então quem fala pelo O Espirito de Deus NÃO DIZ que Jesus é anátema, ao contrário DIZ QUE JESUS É O SENHOR. Assim, dizer que Jesus é o Senhor, isso só pode ser possível se for pelo Espirito Santo e, se não for pelo Espirito Santo, será anátema.
APLICAR E COMENTAR, NO NOVO TESTAMENTO, ESSA DEFINIÇÃO DE PAULO NA DOUTRINA DE SALVAÇÃO PELA GRAÇA E PELAS OBRAS:
DOUTRINA DE SALVAÇÃO PELA GRAÇA E PELAS OBRAS NO NOVO TESTAMENTO: Vejamos alguns textos do Novo Testamento sobre a doutrina da salvação pela graça e pelas obras:
SALVAÇÃO PELA GRAÇA
SALVAÇÃO PELAS OBRAS
Atos 15:11 - “Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles (os gentios) também”.
Efesios 2:8 - “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Efesios 2:5 – “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),”
Romanos 5:2 – “pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
Romanos 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”.
Romanos 9:30 - “Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.”
- Tito 2:11 – “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”,
Efésios 2:9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
Romanos 4:4 – “Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida”.
Lucas 18:18 – “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que (obras) hei de fazer para herdar a vida eterna?”
Tito 3:5, 7 - “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.
Gálatas 2:16 – “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, (...), porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”.
A DOUTRINA DE SALVAÇÃO PELA GRAÇA na definição de Paulo em I Coríntios 12:3, está relacionada a uma confissão de que Jesus é o Senhor, pois a salvação pela graça é dom de Deus e esse dom é Jesus.
 A salvação pela graça vem da eternidade e ela não tem fim, pois ela é eterna.
- Ela é baseada na obra redentora que é de Jesus, onde o Espirito Santo é o responsável para trazer ao homem o conhecimento de Jesus. A partir daí o homem passa a ser servo de Deus e então passa a reconhecer Jesus como Senhor.
- Ela “não vem de vós” (Ef. 2:8), ou seja, não vem da obra criadora, da razão humana (que são as obras) (Ef. 2:9).
- Ela é dom de Deus e esse dom de Deus é Jesus.
Aí o homem passa a ser servo de Deus, dependente de Deus e então ele começa a entender os mistérios de Deus. Deus vai se revelar a ele a partir da manifestação da graça de Deus na sua vida.  O homem precisa conhecer o caminho e a cada momento o Espirito Santo lhe revela o caminho que é Jesus. A cada momento Ele quer revelar ao homem o caminho e isto até ao destino final do homem que é a vida eterna. Não é um caminho, mas O caminho. É o Espirito Santo quem confirma na vida do homem a eficácia do sacrifício de Jesus: sua morte e ressurreição.
A DOUTRINA DE SALVAÇÃO PELAS OBRAS na definição de Paulo em I Coríntios 12:3, está relacionada a uma negação de que Jesus é o Senhor, pois as obras vêm do homem.
A salvação pelas obras emana do homem que tem fim, pois ele é finito.
- Ela é uma rejeição da graça, substituindo-a pelas obras; uma troca do Evangelho da graça por outro evangelho (Gálatas 1:6-7); é começar no Espirito e acabar na carne (Gálatas 3:3); aceitar as obras é anular a graça, ou seja, o senhorio de Jesus;
- Hoje existem “outros evangelhos”, com mediadores que não são Jesus como Senhor, e eles vêm com coisas da carne, promessas materiais, coisas do mundo, razões humanas ditando normas e direções errôneas. É um alerta para que estejamos vigiando! Conhecemos a verdadeira doutrina e devemos nos acautelar para que não nos desviemos do projeto espiritual da Salvação, caminhando, olhando e seguindo a Jesus como Senhor de nossas vidas. Quem está cheio do Espírito Santo conhece a verdade, que é Jesus como Senhor de nossas vidas.
- Ela é baseada em todo o tipo de manifestação religiosa a partir da obra criadora., porque  na obra criadora, o elemento central dela é o homem e, tanto o homem como a obra criadora, terão um fim.
- Ela é tudo o que exclui, limita e substitui a obra redentora que é eterna. Nesta obra redentora, que é eterna, está o profético e a revelação, onde Jesus se revela ao homem através do Espirito Santo. E o Espirito Santo entra nessa mediação entre Deus e o homem através de Jesus. Ele não e o mediador, porque o mediador é Jesus, mas o Espirito Santo entra no processo dessa mediação, porque só é dado o Espirito Santo a quem tem Jesus.
COMO SE EXPRESSA A SALVAÇÃO: - Não se crê que Jesus ressuscitou porque uma história foi contada, pois salvação não é baseada simplesmente num fato histórico, mas ela existe dentro da história. Na sua ressurreição, Deus o exaltou Senhor e Rei (Fil.2:9-11) e é o Espirito Santo quem nos convence disso.
A salvação tem que ser definida como uma expressão do senhorio de Jesus na vida do homem. Como dizia Paulo: “não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim”.
A tendência natural do homem é substituir tudo isso por ritos, por vestimentas e paramentos, enfim, por programas que são do gênio dele, da capacidade dele, da competência dele, da fórmula que usa para expressar sua fé.
 A PATIR DAÍ O QUE VEM A SER ENTÃO “DIZER: JESUS É ANÁTEMA?:
- é negar o sacrifício de Jesus e sua eficácia;
- é apresentar outro plano de salvação que não seja em Jesus;
- é mostrar outro caminho que não seja Jesus;
- substituir a graça pelas obras.
CONCLUSÃO: salvação pela graça X salvação pelas obras
O conceito de salvação pelas obras dá o conhecimento humano da razão, que é da obra criadora. O homem pode imitar tudo. Agora, ele não cria, só imita. IMITAR É DIZER: JESUS É ANÁTEMA.
O conceito de salvação pela graça é diferente, porque a graça é da obra redentora e ninguém imita a obra redentora; pode até imitar, mas não tem vida. Pode até existir uma obra redentora que seja uma imitação de vida, mas não tem vida.
É como se ter um boneco que bate palminha, fala papai e mamãe, parece com um bebê, mas não é, porque não tem vida. Assim é a obra criadora, que não dá vida. Ao passo que a obra redentora, que é a alvação pela graça, essa dá vida. ISSO É DIZER QUE JESUS É O SENHOR.
POR ISSO O ANÁTEMA.
O que é então o anátema em tudo isso?
- para começar, o anátema, a palavra anátema, não é um xingamento, não é uma desvalorização das pessoas ou dos conceitos das pessoas, mas é o desvio do projeto de Deus para o homemÉ o desvio da verdade, o desvio do projeto de Deus e aquilo que está fora do projeto não tem o senhorio de Jesus.
 O desvio da verdade afasta do homem o Espirito Santo e torna em anátema a sua mensagem. Faz com que o homem pense na obra criadora, naquilo que o homem pode tocar, mudar, manipular, e ver apenas com os olhos humanos, mas o Espirito conhece o intimo do coração.
- por isso não é preciso ter medo da palavra anátema.
É preciso dissuadir essa palavra, pois a pessoa não é anátema porque ele quer, e às vezes nem sabe que é anátema. Portanto não se trata de uma caracterização de pessoas ou coisas. Uma coisa é certa: é pelo fruto que se conhece a árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário