26 abril 2022

 

Posted: 10 Jul 2013 08:38 PM PDT


"Porque temi por cansa da ira e do furor com que o Senhor Unto estava irado contra VÓS,, para vos destruir: porém ainda por esta vez o Senhor me ouviu. Também o Senhor se irou muito contra Ardo para o destruir, mas também orei por Ardo ao mesmo tempo. Porém eu tomei o vosso pecado o bezerro que tínheis feito, e o queimei a fogo, e o pisei, moendo‑o bem, até que se desfez em PÓ”. E o seu pó lancei no ribeiro que descia do monte. "Quando também o Senhor vos enviou desde CadesBarneia, dizendo: subi e possui a terra que vos tenho dado, rebelde fostes ao mandado do Senhor vosso Deus, e anjo crestes e não obedecestes a sua voz”
Deuteronômio 9:19‑21,23
MOISÉS ‑ A nobreza do ministério está relacionado:
‑ Experiência vivida de uma dependência total do Senhor ‑ Fogo ‑ Sarça ardente
‑ A fidelidade, renúncia e transmissão de uma herança da Obra.
‑ Na firmeza das posições tomadas, ainda que diante da noite Moisés foi (Nobre e Forte) mesmo diante da morte.
A preocupação do nobre não está na morte e sim na continuidade da Obra.
Jogo de palavras não substitui experiência vivas.
Criar e formar uma mentalidade nova longe do Egito e do Bezerro de Ouro (envolvimentos materiais).
0 MINISTÉRIO que apresenta o novo obreiro está na obrigação de orientá‑lo. Moisés fez assim com Josué animou‑o e esforçou‑o.
Esta palavra foi entregue para um grupo de irmãos em uma comemoração, num culto de unção e ordenação quase que no princípio da obra. É uma palavra curta mas que tem três aspectos que são fundamentais.
Antes de falarmos dos aspectos, gostaríamos de dirigir a palavra aos novos pastores e ungidos falando de que, o que lhes foi entregue se trata de uma bênção do Senhor que é transmitida aos nobres, o ministério é nobre. Não é nobre pelo fato de depender de sangue nobre sobre o aspecto humano, político, social. A palavra para vós é: não sois nobres simplesmente por extirpe, por descendência, por origens de pais e filhos e transmitidos por ancestrais, mas sois nobres porque o Senhor vos escolheu e vos deu a oportunidade de demonstrar esta nobreza no decorrer do exercício do ministério,
Quando Deus chama Moisés, ele chama um homem nobre e a nobreza de Moisés em tudo se apresenta como extraordinário porque ele viveu tantos momentos difíceis e foi testado de todas as formas a partir do momento que abandonou a casa de Faraó, porque sendo um príncipe, seu futuro era ser Faraó, mas a sua nobreza não estava nisto. Ele abandonou tudo isto por um chamado, sentiu a necessidade do seu povo, chorou com o seu povo, sofreu pelo seu povo porque tinha na sua vida, no seu interior o genes da fé, não podia negar isto dizendo que era egípcio quando seu sangue era hebreu, ele um dia teve que decidir e se decidiu. E foi para o deserto para ter as experiências com o Senhor.
A nobreza de Moisés estava em tudo aquilo que ele fez em sua vida, tudo aquilo que ele representou. Particularmente quando ele chega diante da terra prometida e o Senhor fala que ele não entraria na terra, ele faz um pedido ao Senhor para entrar, e o Senhor lhe disse: "não me fale mais neste negócio", e ele desceu sabendo que não ia entrar na terra. Moisés agora ia passar o comando, a direção. Ele chama aqueles que estavam ao seu lado, os que iriam substituí‑lo e lhes diz que não entrada na terra mas que eles entrariam na terra prometida, e descreve a terra para eles suas palmeiras, romeiras, as videiras, das figueiras, das oliveiras, terra que mana leite e mel, Moisés antever e fala. Sua recomendação para aqueles que iriam tomar posse da herança era a mesma do Animo dele, era do seu coração, do seu desejo e nisto estava a grande nobreza porque o ministério não nos pertence, mas pertence ao Senhor.
0 ministério é leigo porque o Senhor não nos chamou para sermos profissionais, mas para entregarmos uma mensagem e usa o púlpito quem tem revelação, é para falar em nome do Senhor. Apesar de ser mais alto, o púlpito, é somente para ter uma melhor visão não para nos engrandecer, pelo contrário isto nos humilha.
A nobreza do ministério estava em três aspectos fundamentais:
Primeiro aspecto foi a experiência com fogo, ele viu o fogo, falou com o Senhor do meio da Sarça, nesta obra nenhum pastor é levantado mais sem uma experiência com os dons espirituais, nenhum obreiro é levantado se não tiver dons espirituais, ele precisa da experiência do fogo.
Segundo aspecto que é muito importante é a renuncia, precisa renunciar como no casa de Moísés que renuncia a entrada na terra, não tinha nada mais a fazer a não ser orientar aqueles que iriam substituí‑to, não temos nada mal a fazer no ministério a não ser transmitir uma herança. Toda nossa preocupação hoje é de que aqueles que nos substituirão sejam fiéis nesta substituição. A tendência é de se esquecer das recomendações, Moisés vem e enfatiza a respeito do Senhor; antes dele passar, ele faz um relato perfeito da existência da sua caminhada, das suas grandes lutas e ele transfere aquilo para aqueles que iam entrar na terra como uma herança e faz as recomendações, as mesmas que estavam em seu coração dadas pelo Senhor.
Terceiro aspecto é a firmeza, o pastor tem que ser firme na sua maneira de ser e diante de todas as coisas.O nobre as vezes vê sua necessidade e a deixa de Indo para atender a necessidade do rebanho em primeiro lugar, corre em defesa de seu rebanho, este é o pastor. Há alguns motivos para que o pastor seja firme. Moisés falou a um povo dizendo assim: verso 23 também o Senhor vos enviou desde Cades‑Barneia dizendo: subi e possuis a terra que vos tenho dado em herança, rebeldes fostes". 0 pastor vai encontrar no rebanho os rebeldes, eles estão sempre presente, alguns se recuperam e outros não, e diz o texto, "...e não crestes ... * , ele não crer porque não tem uma experiência, porque não tem uma bênção, porque a fé não de todos, alguns foram trazidos e não tem uma experiência de salvação. 0 pastor tem que levar o rebanho a ter uma experiência, porque quando o rebanho crê e tem uma experiência há mudança, fica dócil, passa a ouvir, passa a atender, sabe que existe um comando, sabe que existe uma orientação, deixa a rebeldia, a descrença, este é o trabalho do pastor. Mas o pior de todos é o desobediente, porque as desobediência é uma doença.
0 ministério é um trabalho de nobres porque é a transmissão de uma ­herança  que é a vida eterna. 0 pastor tem que está em condições de transmitir esta herança; não vai transmitir cultura, gestos estudados, frases feitas, simpatias, etc. o seu ministério está exatamente em função disto, desta herança, É a confirmação desse ministério, é o trabalho dele, a experiência, a renúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário