22 abril 2022

O IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO

 

E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;”Lucas 15:31
A parábola do filho pródigo é uma das parábolas mais conhecidas e comentadas.
Conta a história de um pai que tinha dois filhos. Certo dia, o mais novo pediu ao pai a parte de seus bens e este lhe concedeu. Depois disso, ele juntou todas as coisas que o pertencia e foi para uma terra bem distante. Lá, gastou todo o dinheiro com bebidas, festas, mulheres. Mas, como tudo tem um fim, sua riqueza acabou. Com a vinda da fome no país em que estava, começou a trabalhar cuidando de porcos, e por passar necessidades, comia as lavagens para manter-se vivo. Depois de ver em que estado havia chegado lembrou-se de como era bom na casa do pai e desejou retornar.
Voltou para a casa, pediu perdão a seu pai que o aceitou de braços abertos, dando lhe o que comer e o que vestir. Começaram então a festejar a volta do filho perdido. Quando seu irmão chegou do campo, viu a festança e ficou indignado. O pai saiu ao encontro deste pedindo-lhe que participasse com eles do banquete, mas ele respondeu que todo o dia estava ao lado do pai, e nunca tinham organizado alguma coisa sequer para ele. Então, o pai disse-lhe: Meu filho, tudo o que é meu, também é teu. Agora seu irmão estava perdido e foi encontrado e por isso devemos nos alegrar com a sua volta.
O entendimento que normalmente se tem é que o filho mais velho ao se comportar daquela forma tipificou os fariseus pela hipocrisia. Mas o amor demonstrado pelo pai através dessas palavras aponta para algo totalmente diferente.
Analisando o texto encontramos nesse jovem as características de um servo não de um hipócrita:
“E o seu filho mais velho estava no campo”Lucas 15:25
Em que campo? No campo do pai, cuidando do que é do pai, trabalhando para o pai.
Isso aponta para alguém com compromisso, alguém devotado a obra do Senhor.
“e chegou perto de casa”Lucas 15:25
Ele chegou perto “de casa” e não “da casa” era a casa dele. Ele morava na casa do pai, tinha comunhão com ele. Nós sabemos que o desejo do servo é estar na casa do Pai sempre, sempre na presença de Deus
“ouviu a música e as danças.”Lucas 15:25
Seus ouvidos estavam atentos ao que acontecia na casa do pai, ele ouviu bem a alegria, a festa que havia lá. Alguém tem dúvidas que o servo está atento ao reino de Deus? Todo mundo sabe quando é dia de festa, na casa de Deus. É todo dia!
“Mas ele se indignou, e não queria entrar.”Lucas 15:28
Apesar de tudo isso ele não quis entrar. Foi um erro, um momento onde ele deu ouvido a razão. Todos nós estamos sujeitos a isso. E isso não faz de nós um deserdado, um rejeitado por Deus.
“E saindo o pai”Lucas 15:29
Não há duvidas aqui, aquele pai não pensou duas vezes e saiu para ver o filho que não quis entrar! Como Deus é misericordioso! Quantas vezes erramos, mas mesmo assim Ele vem nos perdoar?
“instava com ele”Lucas 15:29
Instar: Significa Pedir, solicitar com insistência. Paulo dizia: “... o amor de Cristo nos constrange...” Alguém duvida do amor desse pai? Da mesma maneira não duvidamos do Amor de Deus!
Mas aquele jovem estava relutante. Muitas vezes o Senhor quer operar uma benção, mas Ele tem uma orientação, Ele quer uma posição nossa e nós recusamos. E isso não acontece só com os novos na fé. Acontece até com os antigos, os experimentados. Isso pode acontecer com qualquer um, seja Pastor, Diácono, obreiro... Não existe super servo, todos somos falhos, por isso o Senhor disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41
Aquele jovem estava fraco naquele momento, não vigiou, não discerniu o que estava acontecendo e permitiu que a razão entrasse. Agora veja os irmãos que os argumentos são argumentos de um servo. São argumentos da razão, mas são de quem tem experiência. E veremos também que o Pai responde cada um deles com amor.
1° argumento: Eis que te sirvo há tantos anos”Lucas 15:29
E a resposta foi: Filho” Lucas 15:31
Uma palavra! Uma só! O que significa? Significa que não servimos simplesmente como servos, foi nos dado o direito de filhos. Não cuidamos apenas do que é do Pai, cuidamos também do que é nosso por herança!  O Senhor nos deu seu filho e sobre ele João testifica: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3 Então o Senhor não nos deu o que tinha de melhor! Não foi a melhor parte! Ele deu Tudo!
“Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;
Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso,
E vós de Cristo, e Cristo de Deus.” 1 Coríntios 3:21-23
O que mais queremos? O que mais pediremos? Como é difícil para a mente racional compreender isso! E quão felizes os que compreendem!
2° argumento: em nunca transgredir o teu mandamento” Lucas 15:29
E a resposta foi: tu sempre estás comigo”Lucas 15:31 Sabemos que esse argumento não pode ser usado por nós! Nós pecamos, transgredimos o seu mandamento, não somos justos, não podemos de modo algum argumentar com Deus por obras nossas!
Tudo que fazemos na obra de Deu não é nada além de nossa obrigação! Não há mérito algum nisso! No entanto o Senhor é galardoador dos que o buscam.(Hebreus 11:6)
Não merecemos recompensa por aquilo que é obrigação nossa, mas ele dá assim mesmo. Por isso se a Graça se chama Graça. Não merecemos, mas Ele dá assim mesmo.
A recompensa desse jovem foi: “tu sempre estás comigo” é a presença do Pai. Existe recompensa maior? Uma vez Deus disse a Abraão: “...Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” Gênesis 15:1 E muita gente acha que a recompensa de Abraão por sua fidelidade foi a prosperidade!Não foi! A recompensa de Abrão foi o próprio Deus!
3° Argumento: e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos” Lucas 15:29 Eu acho que essa pergunta já foi respondida nos dois argumentos anteriores, mas a mente humana insiste. É impossível compreender.
A resposta foi: todas as minhas coisas são tuas” Lucas 15:31 Somente pela fé, pela graça e misericórdia de Deus que podemos alcançar tal entendimento.
Mas isso tudo também vale para os que hoje querem se entregar a Deus!
As promessas de Deus são essas: Quando ele diz “Filho” é o Pai falando, ele enviou Jesus para te resgatar. Para te fazer um Filho de Deus.
Quando ele diz: tu sempre estás comigo” É o Espírito Santo falando, pois o Senhor prometeu: “...eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos...” Mateus 28:20 Ele não desampara o Servo. Ele se faz presente, consolando nas horas difíceis, dando alegria onde só se ver tristeza.
E quando ele diz: “todas as minhas coisas são tuas” é o filho, pois Ele é tudo! Ele se deu, se entregou na cruz por você!
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” 
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário