por Charles R. Swindoll
Josué 1
Lendo esse capítulo (Josué 1), descubro aqui nada menos que quatro princípios divinos:
1- Eles confiaram totalmente em Deus com relação ao futuro. Josué estava sempre em comunhão com Deus (v.1). O plano foi explicitado com clareza (v.2-4) e Deus prometeu sucesso na empreitada (v5). Era a Palavra de Deus contra as imensas dificuldades. Mas Josué e o povo, fortemente encorajados, creram em Deus. E embora fossem em número inferior, partiram para a luta.
2- Eles aceitaram o desafio sem temor de derrota. Em nada menos que quatro versos, Deus lhes ordena que sejam fortes, corajosos, destemidos e confiantes (v.6,7,9 e 18). E no verso 9, Deus diz explicitamente: ‘Não temas, nem te espantes’. Hoje diríamos assim: ‘Não tenha medo. Não deixe o temor dominá-lo’.
3- Eles ignoraram suas diferenças e cerraram fileiras, formando uma unidade. É surpreendente como um grupo de pessoas pode tornar-se forte e eficiente quando deixa de se preocupar com quem vai ficar com os méritos da vitória, ou com posições e graduações ou com as divergências pessoais. Assim que aqueles hebreus ouviram a exposição do plano de manobra feita por Josué e compreenderam que na verdade aquela era a estratégia de Deus para obterem a vitória, eles se uniram em torno dele e prometeram total fidelidade (v.16-18).
4- Eles se dedicaram totalmente à execução do plano, fixando sua atenção em Deus (v.16-17). Os olhos deles estavam fixos em Deus. Agora, eles o viam distintamente. Viam-no operar maravilhas. E o resultado disso foi que sua perspectiva se modificou. Deus estava batendo o tambor e eles marchavam na cadência da batida. Não havia relutância. Eles queriam o Senhor e estavam dispostos a fazer a vontade dele.
Trecho retirado de Vivendo sem máscaras de Charles R. Swindoll. © 1987 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário