22 abril 2022

O RAMO Á VIDEIRA

 


NOSSO BEM MAIOR A HERANÇA 

Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.1 Reis 21:3
A palavra do Senhor é um grande mistério; o Senhor disse que o mundo em breve não o veria mais e somente a igreja o veria e sentiria sua presença, da mesma forma a sua palavra seria oculta aos entendidos e reveladas aos pequeninos e necessitados.
O velho testamento é como um carimbo, é complicado lê um carimbo pois é escrito as versas, mas quando é aplicado no papel temos o novo testamento e então passamos a entender a sua essência.
 Na razão fazemos assim:
Aplicamos a EISEGESE(De fora para dentro) que é a leitura bíblica e segue se para a EXEGESE(De dentro para fora) sendo o estudo aprofundado do texto,  e por fim se resulta a HERMENÊUTICA(Que a arte da interpretação).
Na revelação agimos assim:
Quando Pedro faz seu primeiro discurso na festa de Pentecoste, ele tinha a palavra(Jesus o Verbo Vivo)EISEGESE, não só andava mais conhecia profundamente o Senhor(EXEGESE, e então o Espírito Santo deu a ele a interpretação(HERMENÊUTICA)
Esta é a experiência da igreja, não conhecemos o Senhor em uma cadeira de universidade teológica, e sim na caminhada íntima com eLe, uma experiência individual e profunda; e a partir disto qualquer um que teve uma experiência com o Senhor Jesus e caminha com eLe pode ser usado e confessar que Jesus está vivo e vai voltar!!!
Voltando ao texto de Nabote, o Espírito Santo nos ensinou muito a respeito desta figura profética, porque a palavra diz que a “lei é a sombra dos bens futuros”, porque Nabote foi justamente um vinhateiro?, e não um pastor, um ourives, enfim.
Nabote significa “Frutífero”, e ele estava ligado a sua herança, que era a Videira, então a profecia começa a brotar, onde? “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer João 15:5”, agora sim, se confirma profeticamente porque Nabote não podia se desligar da Videira; Nabote que é um  ramo frutífero ao desligar-se da Videira, não daria mais frutos, ou pior morreria espiritualmente.
Assim desta mesma forma a igreja dá frutos, porém  não vem dela, mas do caule da Videira, que muitas vezes está plantado como uma raiz numa terra seca, sem aparência alguma. Jesus desejou ser o caule da videira, a parte da videira mais desprezível, para que a sua igreja fosse os ramos e dos ramos frutos que juntos são a beleza da Videira, eLe se fez o menor, o mais indigno dos homens, para que você tivesse esta beleza interna que é a obra do Espírito Santo em sua vida, louvado seja o nome do Senhor Jesus!!!
O fruto é o clamor pelo Sangue de Jesus, o fruto é resultado de comunhão entre caule e ramos, ou seja, Corpo, o fruto é a Palavra Revelada, pois o alimento vindo da vinha  já vem pronto, não é como horta que precisa do tempero humano(argumentos teológicos, filosofias...).
Nabote sabia que ele não tinha condições para se defender do rei sozinho, por isso ele diz: “Guarde-me o Senhor”, irmãos, sozinhos não temos condições de enfrentar o rei deste mundo, por isso a ênfase é Corpo, é está ligado a Videira.Daniel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário