22 abril 2022

O PROJETO DE DEUS CONDUZ O HOMEM À ETERNIDADE


PROVÉRBIOS 14:11
"A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá”.
INTRODUÇÃO
Este é um texto escrito por Salomão onde a palavra nos fala de dois projetos e seus destinos um projeto é "a casa dos ímpios" cujo destino é "se desfará", e o outro projeto é "a tenda dos retos” cujo destino é "florescerá”
Temos aqui:
Um projeto do mundo e um projeto de Deus:
Um projeto que o homem alcança pela razão e um projeto que só se alcança pela revelação e pela fé;
Um projeto religioso e um projeto de salvação;
Um projeto material c um projeto espiritual;
Um projeto do pecado e um projeto de santificação;
Um projeto de morte e um projeto de vida eterna.
DESENVOLVIMENTO
"A casa dos ímpios"quando falamos de casa, falamos de algo que está firmado em um local, estático e ímpio é o pecador, aquele que não teme ao Senhor. A casa dos ímpios é o projeto do mundo, firmado nas coisas materiais, é mentalidade religiosa, a razão do homem. O homem neste mundo tem vivido no pecado, no caminho de sua razão, visando somente os prazeres desta vida e tem caminhado rumo a um destino:
"Se desfará"é o que nos diz o versículo seguinte: "há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte".
Mas a palavra nos fala de um projeto de vida eterna que é o projeto de Deus para a vida do Homem:
"A tenda dos retos"a tenda é algo que não tem local fixo, que está de passagem e os retos são os servos do Senhor, aqueles que temem ao Senhor, a igreja fiel. A tenda dos retos é a obra do
Senhor neste mundo, que está neste mundo de passagem. A igreja do Senhor está no mundo, mas não é deste mundo, ela é uma obra dinâmica, caminha neste mundo não na razão, mas na revelação, direcionada pelo Espírito Santo, caminha pela fé, firme na promessa de vida eterna, visando um reino não deste mundo e assim caminha rumo a um destino, que é a Eternidade.
CONCLUSÃO
“Florescerá: aponta para o futuro, é a glória da tenda dos retos (a igreja) e a glória da igreja não é neste mundo e sim reinar com Jesus na eternidade e Jesus disse ‘‘o meu reino não é um reino deste mundo”. Aqueles que andam em retidão o seu destino é reinar com Jesus na eternidade.
Quando falamos de projeto, falamos de um planejamento que visa um resultado; quando falamos de obra falamos da aplicação de um projeto; e destino é o lugar a que se dirige alguma coisa ou pessoa.
O projeto de Deus é da eternidade, é aplicado em sua obra neste mundo e o seu destino e a eternidade.
O projeto de Deus conduz o homem à eternidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário