22 abril 2022

UM GRANDE PROFETA


O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;
Deuteronômio 18:15
O título deste texto se chama a promessa de um grande profeta e depois de algum tempo Pedro em sua mensagem confirma esta profecia dita por Moisés “Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis Atos 7:37”
Quando lemos este versículo, logo temos uma visão mais profunda acerca da rejeição de Israel.
O que os judeus estavam interessados era com os primeiros lugares, com a fama de serem chamados de “Raboni”; interessante que lá no início quando o homem dá ouvidos a serpente, o que o homem alimentou em seu coração foi o desejo de ser Deus, “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal Gênesis 3:5”
Mas Deus diferentemente, desejou ser homem, e por muitas vezes se auto intitulava ser “O FILHO DO HOMEM”, Deus sempre amou a espécie humana, e sempre desejou ser participante em tudo que o homem compartilhasse com eLe; este é o nosso Deus!, que nos chama de amigos, filhos, herdeiros, santos...
Deus iniciou falando como o homem, depois em Jesus andando com o homem e agora em Espírito entra no homem; pergunto aos irmãos, existe amor igual?
Esta profecia de Moisés, relata com profundidade os atributos do Senhor Jesus, e inicia o texto dizendo:
O Senhor teu Deus te levantará um profeta
Primeira coisa a abordar, é que Jesus foi enviado do Pai, isto foi para os judeus uma afronta, a segunda característica é que Deus o Pai o levantou, ou seja, destacou-lhe dentre os demais, e por terceiro, Jesus era profeta, falava por Deus.
Do meio de ti, de teus irmãos
Moisés disse que o Messias surgiria do meio do povo,(RAIZ DE DAVI), e teria o mesmo sangue, um dessedente de Abraão.
Como eu
Moisés estava se referindo ao seu ministério, de redenção, e que justamente, o Senhor Jesus seria semelhante a ele. O mesmo Moisés que pediu ao Senhor que perdoasse o povo, e senão, tirasse seu nome do livro da vida, em outras palavras, ele estava disposto a perder a vida pelo povo; e esta posição acontece na vida do Senhor Jesus; deu a sua vida para o perdão dos pecados do povo.
A Ele ouvireis
Moisés sabia como profeta, do novo conserto que o Senhor Jesus iria fazer com o homem, e que a lei não passaria de uma sombra, que o tabernáculo, e os seus utensílios, as festas semanais, mensais e anuais eram profecias acerca do novo testamento, e tudo apontava para o profeta da Galileia.
Havia a profecia que o Senhor iria padecer, tudo teria que se cumprir, mas a oportunidade de arrependimento foi dada e continua viva, “E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor Atos 3:17-19”
Até o próprio Judas se não tivesse cometido suicídio, o Senhor estava pronto para o perdoar. Ao Senhor Jesus inclinaremos nossos ouvidos, “quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz as igrejas” AMÉM.Daniel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário