23 abril 2022

INSTRUMENTALIDADE


1 REIS 19,11-12
Disse-lhe Deus: sai e põe-te neste monte perante o Senhor .Eis que passava o Senhor ;e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor , porém o Senhor não estava no vento ; e depois do vento , um terremoto, o Senhor não estava no terremoto;
depois do terremoto , um fogo , mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma vós mansa e delicada .
O Senhor Jesus, por sua infinita misericórdia nos chama para uma obra, que por sinal houve um projeto, foi criado , executado , e agora é o momento de uma realização .
Elias por sua vez, estava em um momento muito difícil ,como sendo profeta , perseguido pela esposa do rei e ser chamado de perturbador de Israel, .
Mas neste trecho da palavra aprendemos algo muito interessante , porque nós vemos que a obra não muda , o Espírito Santo sempre é quem realiza; naquela época o Espírito Santo pousava sobre o profeta, por isso que, o importante não é o profeta mas a profecia. Então Deus deseja encorajar Elias lhe dando uma experiência para que ele possa a entender como se dá, para ser um instrumento nas mãos do Senhor, ouve se então:
...Grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas , diante do Senhor...
Hoje vivemos um momento muito especial , o último período da igreja fiel , e ao longo dos anos o Senhor tem nos convocado como parte de uma obra que o Espírito Santo tem realizado . Mas para isso há um processo para chegarmos a ser um vaso, porque o Senhor trata com a igreja e depois através dela:
Primeiro; desde a eternidade somos eleitos , segundo; dentro do tempo do Senhor somos chamados , e por terceiro; somos preparados e é disto que vamos mencionar .
Assim como Elias teve esta experiência ,também Isaías ,Jonas ,Daniel,etc... Tiveram o entendimento de ser usados pelo Senhor , e para nós hoje há também um grande ensinamento :”GRANDE E FORTE VENTO”, o vento por suas características , podemos ver que há uma semelhança com Espírito Santo , lembramos do diálogo que Jesus teve com Nicodemos : onde Jesus ensina a ele que nascer de novo ou seja nascer do espírito é algo abstrato : quem pode cercar ou até mesmo frear o vento , o Espírito Santo é livre e soberano , podemos medir a velocidade do vento , mas não conseguimos impeli-lo, pois ele é grande e forte ,assim é também o Espírito Santo , poderoso.
“FENDIA OS MONTES E QUEBRAVA AS PENHAS “ ,para o Espírito Santo não há limite , quantos corações petrificados impossíveis de ser alcançados , e que hoje são vasos valiosos nas mãos do Oleiro ? Esta é a primeira fase de um servo, o chamado!
...um terremoto...
Muito interessante , a palavra do Senhor quando se trata de terremoto ; pois bem, em Atos dos apóstolos 16-26 , um terremoto foi parte de umas das mais belas conversões da bíblia , e em Mateus 28-2 um terremoto foi um grande sinal da ressurreição de Jesus ,quando o anjo foi enviado e removeu a pedra. E também não vamos esquecer que os terremotos fazem parte dos sinais que antecedem a volta do Senhor Jesus. Terremoto tem uma característica muito importante que precisamos observar: quando construímos uma casa e ela sofre um terremoto , podemos afirmar que esta casa passa pelo um certo desligamento ,rachaduras, trincos, ou seja :está sobre a terra, más suas estrutura não depende mais da terra , se desligou houve um rompimento, concluindo: depois que nós tivemos uma experiências com o Espírito Santo , começa as mudanças , ou seja desligamos das coisas terrenas, nossa antigas estruturas são abaladas.
Interessante é que por enquanto o Senhor ainda não tinha se revelado totalmente, “E O SENHOR NÃO ESTAVA NEM NO VENTO E NEM NO TERREMOTO”, más esses acontecimentos ocorreram diante da face do Senhor , como nos afirma o vs.11 , muito interessante não é? Deus estava ou não estava?
Muitas vezes pedimos muito ao Senhor para que Ele nos use más não é assim , existe um processo , Deus não aprova o meio crente , ou seja ele não te prepara pela metade , a entrega é total , está no caminho é diferente de caminhar , não é somente aceitar Jesus ou fazer algumas mudanças em seu dia a dia, é nascer por inteiro.
...um fogo....
O Senhor diz que devemos crescer na graça e também no conhecimento, da graça já falamos más e o conhecimento ? Vamos a escola para adquirir conhecimentos , e depois de estudar por um período vem a “PROVA” que é a garantia que o professor tem sobre você ,se você aprendeu ou não.
Do mesmo jeito o Senhor nos trata como alunos e filhos louvado seja o nome do Senhor . Elias entendeu a aula, mas a palavra diz que o Senhor ainda não estava no fogo, quantas vezes achamos que o Senhor se ausentou de nós? _Porque as provas, batalha,s será que o Senhor não está me vendo ? más diz a palavra, que o Senhor esta diante de tudo, e Ele está no controle de todas as coisas.
...depois do fogo uma vós mansa e delicada....
É finalmente Elias ouve algo vindo da eternidade Elias entende o projeto e sai para fora , do mesmo jeito é conosco , a obra é a mesma depois que ouvimos as orientações da eternidade e a cumprimos é porque estamos aprovados , assim foi com Isaias viu toda a glória do Senhor e por último ouviu a vós , Paulo também viu a Luz e depois ouviu a vós do Senhor e muito outros .
CONCLUSÃO: não provém nós adiantarmos a benção o Senhor Ele não vai está lá , há tempo para todas as coisas , obra tem processos .
Daniel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário