26 abril 2022

O USO DO ARCO PARTE 1



“E lamentou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação. (Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher - Reto)” II Samuel 1:17-18.
Situação em que vivia Israel
Saul após desobediência e rejeição pelo Senhor, perece com seus filhos na batalha com os filisteus;
No aperto, vendo a batalha perdida, Saul se suicida;
Um amalequita vai a Davi, informando que ele matou a Saul e leva sua coroa e seu bracelete;
A mentalidade da época era a mesma de hoje, reinante no mundo e na religião: o amalequita considerou que Saul era inimigo de Davi e procurava com isso alcançar um destaque no reino de Davi. Era uma grande oportunidade. Não há dúvidas que se fosse no reino de Saul ele seria engrandecido.
a)  A mentalidade existente (obra de Saul)
  • Egocêntrico
Tudo girava em torno do rei Saul; era muito importante a sua pessoa; era preciso cultuar sua personalidade, O que o Senhor dizia não era tão importante;
Determinou matar a Davi porque Deus era com ele, e o tinha em suspeita por causa de sua rejeição. Quando Jônatas, seu filho, o defendeu, Saul ficou tão irado que tentou cravá-lo com sua lança na parede e disse claramente:
“Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu serás firme, nem o teu reino: pelo que envia e traze-mo nesta hora, porque é digno de morte.” I Samuel 20:31
Saul estava decido em defender seu reino terreno a qualquer preço. Não ouvia mais os conselhos e apelos da família.
  • Desprezo pelos Valores Espirituais
Os sacerdotes de Nobe acolheram Davi e lhe deram pão. Por essa causa Saul matou num dia 85 sacerdotes que vestiam a estola sacerdotal e passou a fio de espada toda a cidade desses sacerdotes.Os valores religiosos são secundários e a cada dia seus atos matam o que resta dos valores espirituais.
  • Não Tinha Temor
Não tinha temor, ofereceu um sacrifício, quando só o sacerdote podia Fazer.
“E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.”             I Samuel 13:8-9
  • Vaidoso e Ciumento
Indignou-se quando as mulheres reconheciam a obra de Davi cantando:
“Saul feriu os seus milhares, mas Davi  os seus dez milhares...” I Samuel 18:7-8:
Sua vaidade e seu ciúmes não permitiam que ele se humilhasse diante de Davi (Jesus)
  • “Comprava” a Fidelidade do Povo
Tentava “comprar” a fidelidade do povo:
“Dar-vos-á também o filho de Jessé, a todos vós, terras e vinhas, e far-vos-á a todos chefes de milhares e chefes de centenas?” I Samuel 22:7
Procurava evitar que deixassem de sua mentalidade (sua religião), oferecendo cargos e bens materiais, dizendo que com Davi era diferente (na obra é o Senhor quem dá e não é material).
  • Precisava da Misericórdia dos Homens e Confiava neles
Quando alguém dizia onde estava Davi, quando o perseguia, ficava agradecido
“Bendito sejais vós do Senhor, porque vos compadecestes de mim.” I Samuel 23:21
Precisava da misericórdia de homens e confiava em homens.
Comentário
Concluindo, no reino de Saul as coisas giravam em torno de seus interesses somente, sem dúvida alguma, acima dos interesses de Deus. Era de acordo com sua conveniência, tal como no mundo e na religião.
b) A nova Mentalidade Obra de Davi
  • O Momento
O Senhor levanta a obra de Davi exatamente quando tudo parecia perdido: Israel derrotado diante dos filisteus, Saul e seus filhos mortos. Além da vergonha, era um grande escândalo para a Obra de Deus a morte de seu Ungido. Contraditoriamente em relação aos outros reinos, é exatamente nesse momento que o Senhor estabelece a Obra que era de sua vontade. Deus não depende de reinos, de opiniões, não faz acordos para parecer que está tudo bem. Deus é o Senhor.
  • Postura diante do Escândalo
Lâmina de Óleo: o respeito à unção e ao trabalho que o Espírito Santo tem feito no nosso meio. O que dava resistência à madeira do arco era a lâmina com óleo. Era ela que impedia que o arco quebrasse quando usado. O que impede a nossa queda é oEspírito Santo em nossa vida, que nos momentos difíceis (quando o arco era curvado ou envergado) nos sustenta e fortalece.
Davi ao invés de gostar da notícia do amalequita que disse ter matado a Saul, trazendo sua coroa e bracelete, numa demonstração que estava do lado de Davi, e que matou o inimigo de Davi, manda que o mate, dizendo: “Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor?”
Apesar de Saul ser inimigo de Davi, procurar sua morte, impedir que ele assumisse o reino para o qual o Senhor o ungiu, ele não se agrada de sua morte, e mostra o respeito devido aos ungidos e a Obra do Senhor.
  • A Lembrança de como Saul e Jônatas foram usados por Deus
“Do sangue dos feridos, da gordura dos valentes, nunca se retirou para trás o arco de Jônatas, nem voltou vazia a espada de Saul.” II Samuel 1:22
Cordão de Ouro: A pessoa pode cair mas a Obra realizada pelo Senhor através de sua vida esta continua. A minha falha pessoal não anula aquilo que o poder do Senhor realizou através de minha vida.
Os obreiros e os ungidos foram usados pelo Senhor um dia, ainda que tenham caído; há alguma coisa resultante de sua atuação na obra quando estavam na presença do Senhor (o arco, a espada : louvores, revelações, e outros atos).
A pessoa pode cair mas a Obra realizada pelo Senhor através de sua vida esta continua.
  • Choro Pela Obra
É uma lástima que isso tenha ocorrido; era hora de chorar, jejuar e madrugar pela “Casa de Israel (Obra)
“Então apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou; assim fizeram todos os homens que estavam com ele. E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do SENHOR, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada” II Samuel 1:11-12
Madeira Trabalhada: é hora do servo se “curvar” diante do Senhor e chorara e orar pela Obra (Casa de Israel)
O sentimento de Davi expressa o sentimento do Senhor em relação aos que caem. Os que cairam eram amados, eram irmãos, eram valentes. Que lástima!
  • Discrição e Preservação da Obra
3 Pinos de Prata: Davi ensina que o assunto não era motivo de comentários, nem de sorrisos e alegrias. Não devemos alardear as quedas e derrotas, temos que ser discretos, pois quem cai e o homem, mas quem o adversário quer manchar é a Obra. Lutamos para preservar a Obra pois o preço por ela não foi pago por homem algum, mas por Jesus na Cruz. A direção desta Obra não depende de homem mas é dada por Jesus.
 “Não o noticieis em Gate, não o publiqueis nas ruas de Asquelom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus, para que não saltem de contentamento as filhas dos incircuncisos.” II Samuel 1:20
Ninguém faça comentários a respeito de assunto tão sério e triste; não é ocasião de falar, mas de calar.Não saiam falando para outros, porque caindo nos ouvidos dos inimigos da obra (incircuncisos) eles é que vão rir, vão zombar, vão criticar, e vão saltar de alegria.
Concluindo, Davi nessa passagem, que lhe propiciava assumir o reino, não alegra e demonstra ser muito mais importante para ele o reino celestial que o reino da terra. Seu proceder mostra a obra que estava nele, a obra de Davi, a obra que Deus ama.
2 - O Ensino do Uso do Arco
Nessa passagem, todo procedimento de Davi era procedimento desconhecido para o mundo, porque ele andava em uma obra revelada por Deus, que Davi aprendeu em suas experiências com o Senhor;
Davi orienta ao povo que estava com ele que mudasse a mentalidade, passasse a um ensino novo, a obra de Davi, a obra do Senhor, a que ele chamou figuradamente: o uso do arco.
  • No livro de Jasher (Reto)
O Livro de Jasher ou o Livro dos Retos é mencionado também em Josué 10:13. Eram livros que registravam os feitos de Israel, suas experiências com o Senhor e suas leis. Eram muito usados até o período do cativeiro de Israel.
a) Porque a necessidade do Uso do Arco
O ensino foi dado quando pela desobediência, pela falta de uma obra revelada, houve queda de servos. Davi mostra que para não haver queda de servos, de obreiros, de ungidos, é necessário aprender a nova mentalidade: o uso do arco (o ensino revelado). A mentalidade velha tinha que morrer.
 “...Como não temeste tu estender a mão para matares ao ungido do Senhor? Então chamou Davi a um dos mancebos e disse: Chega e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu.” II Samuel 1:15-16
A morte do amalequita representa a morte da mentalidade velha . Agora Davi vai ensinar o uso do arco para não haver mais queda.
b) Atingir à Distância
O uso do arco fala do lançamento de flechas que atinge à distância. É muito diferente usar o arco e usar a espada. Quando se usa a espada, a luta é no corpo a corpo; apesar de haver o fator destreza no uso da espada, prevalece muito a força. Quando se usa o arco não prevalece a força, prevalece a destreza em seu uso, porque não há corpo a corpo, a  flecha atinge à distância. É como a revelação que atinge à distância.
Davi entendia muito disso, pois foi ele que venceu Golias com a arma que ataca à distância. Sabia quese entrasse no corpo a corpo com Golias, ia prevalecer a força, a carne do mesmo.
Aqui vale lembrar a luta de Davi contra Golias, simbolizando o uso da revelação.
Saul era da tribo de Benjamin, mas não caminhou com os de Benjamin que eram destros no uso do arco e ajuntaram a Davi.
“Estavam armados de arco, e usavam tanto da mão direita como da esquerda em atirar pedras e em atirar flechas com o arco; eram dos irmãos de Saul, benjamitas”. I Crônicas 12:2
Mão direita e esquerda fala do homem totalmente na revelação: Eu e minha casa (direita e esquerda) serviremos ao Senhor. Benjamin = novo nascido.
c) O Louvor
Juntamente com a revelação do arco, o Senhor revelou um louvor que é:
“Cortaram um madeiro e fizeram uma cruz para o meu Salvador.”
Realmente quando houve a visão do arco, alguns discerniram o desenho como uma harpa, representando o louvor revelado. Davi usava o louvor para emoldurar as revelações concedidas pelo Senhor, com finalidade de perpetuar, de não esquecer, e de louvá-lo pelos seus grandes feitos.
O Louvor: o nosso louvor é resultado de nossas lutas. Para o mundo as lutas são derrotas e desespero. A Obra chora, luta, mas consegue louvor mesmo nos momentos difíceis. Os nossos louvores são experiências vivas de servos que foram provados e aprovados nesta Obra não é uma simples poesia.
Porquanto o assunto é amplo, daremos um exemplo: O Senhor executa um grande livramento, concedendo uma grande vitória,  e revela um louvor. Em outra  ocasião ocorre um problema semelhante, o Senhor revela que cante o louvor da outra experiência, esse louvor reedita a revelação para livramento.
No uso do arco o louvor que deve ser cantado é: Cortaram um madeiro e fizeram uma cruz para o meu Salvador, que fala da morte e crucificação da carne, experiência essa que precisa ser reeditada para aqueles que querem andar na revelação, lembrando que na obra de Davi a carne deve morrer, a mentalidade velha deve morrer. Isso é saber usar o arco, é aprender o ensino de Davi.
Comentário Final
Devemos agora caminhar como os filhos de Benjamim que se ajuntaram a Davi. Totalmente integrado com a Obra do Senhor, tudo na revelação.
Não há mais lugar para dúvidas, a Obra caminha ombro a ombro com os anjos. Saul (o homem) pode cair, mas o reino de Davi (Jesus) continua.
Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário