22 abril 2022

SALVAÇÃO

 

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pedro 1:2

A salvação é um dom gratuito de Deus porque não poderíamos adquiri-la através de obras ou mérito da nossa parte. Deus ao criar o homem o fez perfeito e completo. Coroa de Sua criação. Sua imagem e semelhança, só que muitos estão pensando que salvação se alcança com motivação, animação, saindo pelas ruas com camisa de Cristo, como. Mas salvação não é isso. Salvação é ato e processo.
“Eleitos”
É da vontade de Deus, da presciência e soberania de Deus que o homem  seja salvo. Ele não pergunta a homem algum se deseja ser salvo. Por se tratar da soberania e Deus não tem a participação do homem, como está escrito em Efésios 1:4 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.”
Muitos consideram que a pessoa é eleita para salvação porque é bonzinho, porque merece a bênção. A salvação nos é dada pela graça de Deus. Graça é favor imerecido, portanto, nem eu nem você merecíamos ser eleitos por Deus para salvação e mesmo assim Deus nos elegeu.
Na eleição, o homem não participa com nada, é da soberania e presciência de Deus, é a graça que está operando a salvação em nós. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”, João 15-16.
O encontro, o chamado, faz parte do ato de salvação. Mais uma vez o homem fica de fora, é da soberania de Deus, é Ele que marca o momento do encontro, é Deus que age, não tem a nossa participação. Deus nos elegeu na eternidade e marcou o dia do nosso encontro com Ele.
“a presciência”
A palavra presciência tem dois significados. É um termo usado para expressar a idéia da previsão de Deus, isto é, Seu conhecimento do curso integral de acontecimentos que são futuros do ponto de vista humano. Ela também é usada com o sentido de pré-ordenação. No sentido de pré-conhecimento, ela é um aspecto da onisciência divina. O saber de Deus, de acordo com as Escrituras, é perfeito, isto é, Ele é onisciente.
O que está sendo realçado é que na eleição não é segundo a vontade do homem mas sim segundo a vontade de Deus!
Podemos dizer com certeza e clareza que salvação é pela Graça(favor imerecido), não foi pelo que fizemos, nem pode ser pelo que passamos a fazer nem pelo que faremos, pois ainda assim continuamos sem merecer.
Toda vez que alguém tenta debater por esse assunto eu sempre digo: Eu não perco meu tempo especulando o porquê fui salvo, mas gasto todas as minhas forças para anunciar o evangelho da graça, proclamar o Nome Do Senhor e sua Justiça e misericórdia porque fui salvo sem merecer e nunca vou poder retribuir esse favor com minhas obras!
“em santificação”
Existe uma grande confusão sobre santificação, temos que entender o que é santificação e o que é ser santo, digo até que é vital para um servo saber o que é santificação para não se deixar levar por religiosidades
Santificação do Grego –hagiasmos -  purificação, o efeito da consagração
A palavra santificação, tanto no hebraico como no grego, traz a idéia de purificação, separação da impureza de algo que deve ter sua propriedade original. A aplicação espiritual  para a santificação, então, é o processo que o crente experimenta para se tornar puro e alcançar sua natureza original. O que torna o homem impuro é o pecado. O processo de expurgação do pecado é chamado de santificação.
Se quisermos ser santos, também temos de ver Deus como supremo sobre todas as coisas.E nós temos que nos separar das paixões deste mundo e dar tudo o que somos para ele. O homem que é santo dá-se a Deus na paixão e amor a Deus. E a razão para tudo o que ele faz é a glória de Deus.
Mas, um homem pode tentar manter todas as regras e os mandamentos das Escrituras. Um homem pode ser muito moral e muito religioso e ainda não ser santo. Santidade não significa simplesmente manter a moral e os bons costumes ou  manter as regras. Santidade significa que temos nos separado para Deus e fazemos de tudo para a sua glória, que temos uma paixão e um amor por ele. Não é só fazer as coisas certas, a fim de estar certo, mas fazer as coisas certas para ele, porque amamos o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, alma, mente e força.
Santificação portanto é um processo o qual o homem deve se esforçar para alcançar porem a bíblia é enfática ao afirmar que não conseguiremos se tentarmos sozinhos!
 Há uma pequena participação do homem mas está escrito nesse texto:
“santificação do Espírito”
Ou seja: você não pode ser um cristão a menos que o Espírito Santo habite em você! Você não pode ser um cristão a menos que seu coração foi regenerado pelo poder do Espírito Santo, o Espírito Santo habita em você. Você entende isso?
E o Espírito Santo, a obra regeneradora do Espírito Santo está intimamente envolvido na conversão e no momento em que um homem é verdadeiramente convertido o Espírito Santo vem habitar nele..
Você me entende? O que temos de fazer não pode ser feito por nós sozinhos. Você não entende isso? Ele não pode ser feito. Quer ver um exemplo: O grande esforço missionário de levar o evangelho às nações, não pode ser feito por nós. Nós não podemos fazer isso acontecer. Todos os nossos dons naturais, toda a nossa energia, toda a nossa eloqüência, todas as nossas estratégias não podem conseguir qualquer coisa do que tem de ser feito neste mundo.
Mas o Espírito Santo pode! O poder do Espírito Santo! E devemos constantemente estar clamando a Deus por mais e maiores manifestações de seu poder em nossa vida.
Sabemos disso. Algumas das maiores manifestações do Espírito Santo em nossa vida têm a ver com o caráter e os frutos do Espírito Santo. E o poder do Espírito Santo na igreja é para não criar confusão e transformar a Igreja de Jesus Cristo em um circo maluco, mas capacitar a Igreja a ser uma testemunha de Jesus Cristo e levar o evangelho às nações.
“Obediência”
.
Ele te elegeu para estar em um processo, você não foi eleito para ser santo, nunca conseguirá você foi eleito para estar “em santificação” isso fala de uma dinâmica, fala de continuidade, você tem que estar no processo isso se chama obediência!
A eleição existe porque o homem naturalmente rejeita a Deus, ele não compreende está cego! Mas apartir do momento que você o conhece é exigido de você obediência.
Deus fez adão, deu tudo a adão, mas exigiu algo de adão, obediência! Ai entra a escolha do homem!
O homem nasce escravo, mas está escrito: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5:1 a exortação de Paulo é: “Estai, pois, firmes” ou seja: não sair do processo! “na liberdade com que Cristo nos libertou” Se Ele libertou você é livre! “e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” novamente ele exorta a se manter no processo e não voltar “não torneis” para o caminho de morte! Espera ai! Então é possível decidir voltar para o mundo? Sim se Cristo te libertou...
“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.”Gálatas 5:4 Caiu da graça? Paulo está dizendo não eu! O que significa cair da graça? Pode alguém ser salvo fora da graça de Deus?
“aspersão do sangue de Jesus Cristo”
É interessante notar que não tem como você separar essas três coisas (santificação. Obediência e sangue)
Recapitulando: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo”
Ou seja o Pai elege, você entra em um processo de santificação do espírito Santo, para ser obediente e o sangue de Cristo ser aspergido sobre você. Mas onde entra o sangue nessa história?
Quando o espírito Santo opera no homem santificando-o, você reconhece essa obra através do seu testemunho como cristão, a árvore se conhece pelos frutos e os frutos do cristão são os frutos do Espírito Santo! Então quando você um servo você esses frutos, quais são? “...amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22
Tudo isso é ensinado nas escrituras, então um servo tem a vida conformado com a vontade de Deus revelada na sua palavra. Um homem que é santificado por Deus é obediente a Ele. Mas sabemos que devido a nossas limitações não conseguimos ser obedientes o tempo todo! Então o Espírito Santo nos constrange e nos convence do erro levando ao arrependimento.
Você acha que se arrependeu uma vez e pronto? Acabou? Não! Você se arrepende todos os dias não pelo que já foi perdoado mas por cada pecado cometido após o conhecimento da verdade! Esse é o processo!
Mas da mesma maneira que o sacrifício de Cristo foi eficaz para remissão dos seus antigos pecados ele tem de ser eficaz por esses novos também! Do contrário o processo é quebrado!
Você é perdoado porque Cristo morreu por você, é santificado, é chamado a obedecer, obedece, mas depois erra, o processo começa de novo! Mas se Cristo não pode ser sacrificado novamente então você clama para que o mesmo sacrifício seja eficaz novamente!
Um certo jovem via todos os dias a sua mãe sair para resolver seus assuntos e quando ela vinha muitas vezes chorando e dizendo coisas como:
 "a minha língua é má! O que eu disse, o que eu fiz, a forma como eu agi hoje, era podre. Foi errado. Eu tenho que pedir desculpas. Senhor, perdoa-me. Por favor, me ajude. Preciso de graça. Eu quero ser o que você quer que eu seja. Mas eu falho o tempo todo. Ah, se não fosse pelo poder do sangue de Jesus Cristo, eu não tenho absolutamente nenhuma esperança ".
Você percebe? Ela não confiava em si! Ela confiava no precioso Sangue de Cristo! No sacrifício dEle!
Se você tiver qualquer outra atitude em relação a si mesmo, você não é cristão. Se você pensa que está indo para o céu, porque você é bom ou é religioso ou tem um ministério ou por ter feito as coisas certinhas, você está errado! Moralidade não irá salvá-lo. Igreja não vai te salvar. A religião não vai te salvar. Ser tradicional, pentecostal ou qualquer outra coisa não vai te salvar.
Mas a confiança em Cristo, uma relação de confiança criada porque pelo Espírito de Deus, Deus lhe mostrou o pecado em sua vida, a miséria absoluta  e a absoluta justiça dEle, e você confia nessa justiça, então você é salvo!
Se Deus fosse julgá-lo de acordo com suas ações, mesmo aquelas depois da conversão, você seria como todos os outros. Todos ficaram aquém da glória de Deus. Então você deve permanecer nesse processo confiando a tal ponto, que você joga fora todas as esperanças em si mesmo e todas as outras coisas e confiava somente em Cristo.
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:7
 As expressão: “nos purifica de todo o pecado.” Está no presente do indicativo ou seja, Expressa o fato no momento em que se fala. Não é simplesmente purificou ele ainda purifica, é agora porque a salvação não é apenas passado. Também é presente. Ele me salvou no passado da condenação do pecado no momento em que eu acreditei que ele me justifica.
Mas ele continua me poupar-me do poder do pecado no presente. E ele, um dia, no futuro me salvará completamente e totalmente do poder, presença e condenação do pecado.
E a prova de que Deus tem me justificado é que Ele agora está me santificando. E toda vez que erro o mesmo que me santifica me constrange até o ponto que eu não consigo fazer absolutamente nada sem antes confessar os meus pecados e sentir o Sangue de Cristo sendo derramado sobre mim e meus pecados sendo purificado!
 Otiniel Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário