23 abril 2022

O CHAMADO DE ZAQUEL

 

Zaqueu tinha a curiosidade de ver ao maravilhoso Homem Jesus Cristo, o qual estava colocando o mundo de cabeça para baixo, e causando uma imensa confusão nas mentes dos homens que só enxergava com os olhos da religião.
Zaqueu, movido pela curiosidade, desejava ver a Cristo; porém dois obstáculos se interpunham no caminho: o primeiro havia uma multidão tão grande de pessoas que ele não podia se aproximar do Salvador; e o segundo, ele era tão excessivamente baixo de estatura que não tinha a menor esperança de poder ver-lo. O que ele fez, então? Fez o que provavelmente alguns garotos estavam fazendo, subindo nas árvores para ver a Jesus, enquanto Ele passava.
O que Zaqueu viu lá de cima? O Salvador não possuía nenhuma distinção; não levava em Suas mãos nenhum bastão de ouro: não estava vestido em nenhum traje de sacerdote; de fato, se vestia como uma pessoa normal. Possuía uma túnica igual à de qualquer camponês comum, feita de uma só peça, de cima a baixo; e Zaqueu tinha dificuldade em distingui-Lo.
Contudo, antes que Zaqueu tivesse visto a Jesus, Jesus viu Zaqueu. Ele olha para cima, e lhe diz: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa”. Zaqueu desce rapidamente; Cristo vai a sua casa; Zaqueu se converte num seguidor de Cristo, e entra no Reino dos Céus.
Quem era Zaqueu? Era um personagem que se imaginava ser o último a ser salvo. Ele pertencia a uma cidade chamada Jericó, uma cidade que havia recebido uma maldição, e ninguém suspeitaria que alguém poderia sair de Jericó para ser salvo. Foi perto de Jericó que aquele homem caiu nas mãos de ladrões na parábola do bom samaritano. Além disso, Zaqueu era um Publicano, um cobrador de impostos, posição odiada pelos hebreus, e em sua maioria os publicanos roubavam do povo cobrando mais do que deveria.
Zaqueu é ordenado que desça da árvore; e ele desce, e é salvo. Sempre imaginamos Deus do alto olhando para nós. Porem aqui o Senhor tem que olhar pra cima para ver zaqueu.
“olhando para cima”Lucas 19:5.
Zaqueu tentou manter a posição, uma característica do homem, que tenta se colocar acima da situação que o envolve, para mostrar que está tudo bem, que não precisa de nada, que sabe de tudo, que tem o controle da sua vida. 
Muitos apontam essa atitude como uma coisa boa, porque a razão do homem tende sempre a admirar a atitude dos homens e as suas próprias. Zaqueu não foi salvo porque subiu na figueira, ele foi salvo porque Jesus olhou para ele e teve misericórdia dele.
Jesus teve que olhar para cima porque Zaqueu subiu numa figueira, Adão tentou tapar o resultado de seu pecado com folhas de figueira e não teve sucesso. Zaqueu agora tenta alcançar, ver Jesus através de uma figueira, ele viu que não podia sozinho por causa da multidão e tentou outro recurso.
A figueira aponta para a religiosidade do homem, o homem sabe que não pode ir até o Senhor porque existe uma multidão de pecado impedindo. O que ele faz? Busca um recurso, algo que aparentemente lhe de algum sucesso, sem claro tirar seu mérito. Toda religião é boa, elas ensinam boas coisas, como ser uma pessoa boa, justa, honesta... Porém a bíblia diz que é impossível você ser justo, bom e santo.
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.Romanos 3:10-12.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23.
Não há meio pelo qual o homem possa se salvar, não há nada que ele possa fazer por si mesmo, do contrário não seria preciso Jesus morrer naquela cruz. Bastaria ele pregar e ensinar o que deve ser feito pelo homem. Por isso Ele morreu, ele pagou a dívida que nós não poderíamos pagar.
Jesus eleva Seus olhos para olhar para pecadores que sobem no ponto mais alto do seu próprio orgulho e os convida a descer. 
“disse-lhe: Zaqueu desce”Lucas 19:5
Foi um chamado pessoal. Não havia a menor dúvida acerca da pessoa que foi chamada. Foi Zaqueu,. A Escritura menciona outros chamados. É dito especialmente: “Porque muitos são chamados, e poucos escolhidos”. Deus não chama a Seu povo em multidões, mas um a um. “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!”. Jesus viu a Pedro e a João pescando no lago, e lhes disse: “Segue-me”. Ele viu a Mateus sentado e lhe disse: “Levanta-te e segue-me”, e Mateus assim o fez.
“desce depressa”Lucas 19:5.
Foi também um chamado urgente “Zaqueu, desce depressa”.“ Quantas vezes ouvimos pessoas dizer: “estou novo”,”vou curtir a vida primeiro” o homem tende a resistir o chamado de Deus, mas aqui vemos que Zaqueu aceitou imediatamente. Era uma oportunidade única pois Jesus estava de passagem por Jericó. Não sabemos o dia de amanham por isso sua oportunidade é hoje!
“porque hoje me convém pousar em tua casa.”Lucas 19:5.
O chamado de Deus não é um chamado para amanhã: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”. Aquele relógio diz: “hoje”; todas as coisas clamam “hoje”; e o Espírito Santo se une a estas coisas e diz: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”.É um chamado afetuoso. “Pois me convém ficar hoje em tua casa”. Vocês podem imaginar quão facilmente o rosto da multidão mudou! Eles consideravam a Cristo o mais santo e o melhor dos homens, e estavam prontos para fazê-lo rei. Porém Ele disse: “Me convém ficar hoje em tua casa” O que Deus quer é entrar em nossas vidas, participar de nosso dia a dia. Ele não quer ser um Deus como um rei distante, Ele quer intimidade conosco.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.”Lucas 19:6.
Quando o Senhor chama o homem, a orientação é que desça. Não confie mais em seus esforços, em suas obras, em suas boas ações e os que se identificam, os que recebem o chamado se humilham diante dEle. Mas isso não produz tristeza, produz alegria porque é maravilhoso servir a Deus. Os que estão fora não entendem, porque de tanta dedicação. A resposta é que existe uma recompensa para os Servos de Deus, é mais valiosa que todas as riquezas do mundo, é a paz que o Senhor dá, é a paz que o mundo não tem.
“E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.”Lucas 19:7.
Zaqueu era um pecador, e era uma coisa terrível á religião daquela época alguém visitar um pecador, mais não são as pessoas sadias que precisam de médicos, são os doentes. Somos nós que precisamos de perdão, e foi para isso que Ele veio. Talvez você pense, pequei muito e não mereço ser salvo, eu te digo que é você mesmo que Ele quer salvar. Esse quebrantamento é o Espírito de Deus atuando na sua vida
“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”Lucas 19:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário