22 abril 2022

O GRANDE TRONO BRANCO

 

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.” (Apocalipse 20:11)Diferente de um assento comum, o trono é um lugar ocupado não por meritocracia, nem por votação, mas sim por herança. Jesus, o herdeiro do Pai, o Príncipe da paz tem um grande trono de onde determina todos os seus atos de justiça para seus escolhidos e os seus juízos para o mundo.Este trono é símbolo da igreja fiel, onde só Jesus tem o direito de ocupá-la, mais nenhum outro, como ela mesma confessa e declara: “Jesus te ENTRONIZAMOS aqui entre nós...” “E vi um GRANDE TRONO BRANCO”: 
É interessante notar a ênfase que é dada ao trono, pouco se fala do que está assentado sobre ele. Alguém que viaja até um reino onde é recebido pelo rei, normalmente sai dizendo: “vi o rei” e isso acontece em diversas visões bíblicas incluindo aqui nesse livro de Apocalipse.
Aqui essa ênfase ao trono não significa que sua importância seja maior, apenas foi escrito assim para se dá uma ênfase profética. Vejamos quais são as qualidades destacadas aqui:GRANDEna eternidade todos aqueles que aqui se humilham ou até mesmo são humilhados por amor a Jesus, são EXALTADOS por Deus Pai, às vezes até aqui, mas garantidamente na eternidade. Para a igreja, como João Batista, esclarece: “convém que Ele cresça e que eu diminua”, e outra vez na voz de Moisés: “... engrandecei o nosso Deus.”TRONOlugar do Rei, passado por herança, cercado pelos súditos deste Grande Rei Jesus que são os milhares e milhares de anjos.BRANCOé a pureza produzida pela vivência da verdade da Palavra, a santificação pelo poder do sangue do Cordeiro. “... e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu...”:
O Senhor está entronizado no meio da igreja fiel, nada o remove dela. E por isso, não há “espaço” mais para coisas visíveis e temporais, só para as invisíveis e eternas dia após dia. O céu e a terra nos fala das coisas passageiras (concupiscência dos olhos, da carne e a soberba da vida) – “céus e terra passarão”, disse Jesus – e tais coisas se distanciam de nós perdem a sua ilusória serventia em nossas vidas.
Onde o Senhor reina, o que é mundano e passageiro sai. E isso não se aplica somente a igreja no coletivo, mas também á nossas vidas individualmente.Jesus disse uma vez:
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:24
Mamon é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro".
De fato Ele afirma isso após dizer: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” Mateus 6:19-20
O que Ele está dizendo que você pode investir sua vida nas riquezas passageiras ou no reino de Deus. Não há como conciliar os dois!“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6:21 Jesus é enfático ou um ou outro devemos escolher!
“... e não se achou LUGAR para eles.” Não há conversa, não tem meio termo. Onde Jesus reina não há lugar para as coisas desse mundo.
Jesus disse: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:22-23
Eu quero chamar a atenção para a palavra iniqüidade, no grego está: ανομιαν (anomia) onde o a significa não/sem e nomia significa: lei portanto anomia é SEM LEI. Ou seja ele está dizendo: Vocês me chamam de Senhor abertamente, fazem coisas em meu nome, até dão a gloria disso a mim, no em tanto vivem como seu eu não tivesse lhes dado uma lei. Você não pode dizer que Deus é Senhor da sua vida se você não estiver debaixo dos seus mandamentos! Só será verdade sua declaração de que o Senhor reina, se sua vida estiver sendo conformada com a palavra de Deus
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” João 15:14
Examinemos a nós mesmos a cada instante diante do espelho do evangelho com as seguintes perguntas: Há ainda LUGAR no trono do meu coração para alguma coisa passageira? Esse lugar não deveria já ter sido ocupado pelo reino de Deus?
Amém
MARANATA! - O Senhor Jesus vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário