22 maio 2021

AS RAPOSAS TÊM COVIS, E AS AVES DO CÉU TÊM NINHOS...

Mateus 8: 20


E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. (JFR)


Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. (KJA)

INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus disse que quando fosse levantado da terra, atrairia todos a si (Jo 12: 32). Isso realmente tem acontecido. Muitos hoje em dia têm seguido ao Senhor Jesus, mas nem todos o fazem com pureza de coração ou para cumprir a sua vontade.
Há pessoas que seguem a Jesus, buscando seus próprios interesses, na sua maioria interesses materiais e coisas relacionadas apenas com esta vida, e não com a vida eterna. Outros buscam seguir Jesus na tentativa de enganar a si mesmos e às suas consciências, pesadas pelo sentimento de culpa, por causa de suas maldades.
No texto citado acima, o Senhor Jesus fala de quatro tipos de pessoas que manifestam o desejo de segui-lo, ou são chamadas para faze-lo. Mas nós vamos observar que elas não atentaram para as palavras do Senhor, quando disse: “Todo aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.


Sobre este assunto "Breno Almeida Souza" comenta:

Com base neste trecho das Escrituras, temos mais uma das muitas mensagens impactantes na vida do Senhor Jesus. Provavelmente ao fim de uma tarde, depois de ter trabalhado muito, o Senhor estava fisicamente exausto. Ao seu redor se encontrava uma grande multidão, na qual existiam pessoas que o amavam, pessoas que o odiavam e também pessoas que estavam apenas querendo se aproveitar deste manso e influente profeta de Nazaré. Jesus era conhecido, o povo reconhecia a sua autoridade (Mateus 7.29), de tal maneira que até os poderosos o identificavam (Mateus 8.8), ele era adorado (Mateus 8.2) e servido (Mateus 8.15).


Também estavam ali os escribas. Eram homens com um bom nível de estudos, profundos conhecedores da lei dos judeus. Possuíam fama, carreira e um futuro certamente promissor. Diante do Senhor aparece um desses escribas que, como tal, via em Jesus, profeta reconhecido, uma chance para avançar em sua profissão. Jesus possuía aquilo que ele queria: Fama, prestígio e poder. Ele era requisitado pelas multidões, os necessitados esperavam nele, os cegos e leprosos clamavam por ele e até mesmo os respeitados centuriões a ele se sujeitavam.


Nesse momento, pensou o escriba, preciso apenas dar uma marcante demonstração de fé: Mestre, aonde quer que fores eu te seguirei. E Jesus, mansamente responde: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. De maneira mais simples, penso: Impressiona-te com toda esta multidão? Saiba que não tenho sequer lugar para descansar (no sentido de não parar de trabalhar).



Após o Senhor Jesus ter exposto a realidade, em sua crueza, o escriba simplesmente desaparece. A Bíblia não relata mais sobre este homem. Um dos ensinamentos possíveis de serem extraídos neste acontecimento é que não devemos nos aproximar do Senhor por acharmos que teremos bons resultados, ou seja, não devemos fazer com que o Senhor seja um meio, um instrumento para conseguir algo maior, mas devemos nos aproximar dele pelo simples fato: Ele merece.


DESENVOLVIMENTO


1. As raposas têm seus covis... – As raposas são animais que têm hábitos noturnos e são carnívoros. Elas só se sentem à vontade no escuro, por isso caçam à noite e preferem carne fresca. Quando chega o dia, elas correm da luz do sol e se refugiam no seu covil.


Existem pessoas que dizem que seguem a Jesus, mas na verdade fogem da luz (revelação). Elas se sentem mais à vontade no mundo, onde há escuridão e carne. Não obedecem ao Senhor, rejeitam as coisas do Espírito Santo, e só usam a igreja como esconderijo, para amenizar o peso de suas consciências e cumprir uma “obrigação” (mentalidade do religioso).


2. As aves do céu têm ninhos... – As aves não moram nos seus ninhos. Elas os constroem para cumprir um objetivo e um instinto, que é a procriação, e depois os abandonam e voam para o mundo, que é a sua verdadeira casa.


Muitos têm agido da mesma forma que as aves, em matéria de seguir a Jesus. Quando surge uma grande necessidade, um problema sério de saúde, uma situação de desemprego, um desajuste no lar, na vida sentimental, etc. ou quando buscam uma bênção de prosperidade material, logo passam a frequentar fervorosamente a igreja, esperando que o Senhor olhe para o seu “esforço” em segui-lo, e o atenda na sua necessidade ou resolva seu problema. Quando o Senhor, pela sua misericórdia dá o alívio e o socorro, logo desaparecem, batendo as asas de volta para o mundo.


3. Deixa que eu vá enterrar meu pai... – O homem natural é um produto e uma geração do mundo (seu pai). O mundo introduz no seu caráter a sua própria maneira de ser, com seus vícios, suas corrupções, sua violência, etc.


O Senhor tem chamado a muitos para segui-lo, mas muitos têm respondido dizendo que precisam, primeiro sepultar seu “pai”, isto é, o mundo com seus vícios e pecados. As pessoas acham que precisam primeiro melhorar suas vidas, tornando-se pessoas melhores, estabelecendo sua própria justiça, livrando-se das coisas que lhes prendem ao mundo, para depois seguir ao Senhor Jesus. A pessoa que pensa desta forma, nunca se achegará ao Senhor, pois ninguém consegue mudar sua vida sozinho, a não ser pela operação do Espírito Santo em seu coração.


4. Deixa-me despedir dos que estão em minha casa...– A influência da família é um problema na vida de muitos que são chamados para o Caminho do Senhor. Muitos não conseguem fazer nada sem levar em conta a opinião do pai, da mãe, do esposo, da esposa, e de seus parentes em geral. Aquilo que os de casa vão pensar ou dizer, tem sido uma barreira na vida de muitos que são convidados para seguir ao Senhor e servi-lo, e a sua preferência em agradar mais aos parentes do que ao Senhor, tem impedido que alcancem a salvação. Jesus disse que “quem amar pai, mãe, filhos, filhas, mais do que a mim, não é digno de mim...”.


CONCLUSÃO

Seguir a Jesus é negar a si mesmo, sua razão, sua vontade própria e até seus sentimentos. Aquele que lançar mão do arado, não pode mais olhar para trás, pois seu maior interesse e objetivo deve ser a Obra do Senhor. Ela tem que ser realizada com retidão e diligência. Seguir a Jesus e andar nas suas pisadas, é buscar tão somente a sua vontade, é obedecer à sua Palavra e à sua revelação.


“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus” (Miq 6: 8).


Wallace Oliveira Cruz

3 comentários: