15 abril 2022

O PÃO E O GUISADO DE LENTILHAS VERMELHAS













Posted: 08 Aug 2013 08:32 PM PDT




“E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.” Gênesis 25:34


Um dia Esaú veio faminto de uma caçada, ele não havia encontrado nada, estava já desfalecendo, quase morrendo, foi quando encontrou Jacó, ele havia feito um guisado vermelho, de lentilhas. Esaú quis comer aquele guisado, mas Jacó disse: Vende-me hoje a tua primogenitura. (Gn. 25:31 a 34)
Esaú raciocinou e disse assim: Estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?
Jacó disse então: Jura-me hoje.
E Esaú jurou-lhe e vendeu-lhe a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas, e ele comeu, bebeu, levantou-se e foi-se.
Esaú seguiu pelo seu caminho, despreocupadamente, e o Senhor desagradou-se daquilo porque considerou que Esaú agiu como um homem profano, um homem que não tinha preocupação com a eternidade, não estava interessado nas bênçãos de Deus para a sua vida, o seu coração estava na terra. O Senhor testemunhou aquele acordo, aquela troca, aceitou e fez valer. Esaú havia vendido a sua primogenitura por um prato de lentilhas e por isso ele passou a ser chamado também de Edom, que quer dizer Vermelho, em hebraico, em lembrança de haver vendido o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas.


Essa passagem aponta profeticamente para uma troca, Esaú trocou a sua benção por um prato de lentilhas. É a troca de valores espirituais por materiais, no entanto existe aqui algo mais! Especificamente nesse versículo há uma grande lição a ser aprendida.
Esaú era homem de caça, um homem que ia ao campo ao mundo buscar suas aventuras e seus sustentos, mas ele voltava para casa do Pai faminto. Essa é a realidade daqueles que buscam sustentar sua própria vida no mundo, longe do Pai. São como um ramo longe da árvore, que perdem seus frutos, secam-se as flores então secam e morrem.


Naquele momento Jacó que era alguém que valoriza e muito a benção teve uma oportunidade, o seu nome significar “suplantador” A palavra suplantar, que também vem do verbo hebraico akhav, suplantar, dar rasteira. O dicionário Aurélio, define assim a palavra suplantar: v.t. Meter debaixo dos pés; derrubar, prostrar, calcar. / Levar vantagem, vencer: suplantar um rival. / Fig. Humilhar, dominar.
Foi dado esse nome a ele porque ao nascer ambos os irmãos que eram gêmeos brigavam no ventre da sua mãe mais ao nascer Esaú veio primeiro e Jacó veio com as mãos agarradas ao calcanhar de Esaú, ele tentou suplantar o irmão! Lutou pela benção, mas não conseguiu seu irmão foi mais forte! Mas agora a situação era contrária Esaú estava fraco e ele estava forte! Ele não precisou das forças de suas mãos ele apenas precisou ter os mesmos recursos que ele sempre teve, simples recursos, mas suficientes!
Jacó diferente de Esaú era homem simples, que habitava em tendas vivia próximo do Pai, por isso não lhe faltava nada!


“E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas” Gênesis 25:34


Jacó não tinha direito a herança, Jacó era simples só o que ele tinha naquele momento era Pão e um guisado de lentilhas vermelhas, era só o que ele tinha para oferecer. Da mesma maneira nós não temos nada a oferecer, não temos direito a salvação, não podemos exigir isso! Mas amamos a benção do Senhor! Não temos promessas para essa vida! Não prometemos grandes bênçãos matérias, O que temos é algo simples e desprezado por muitos; Pão e guisado de lentilhas vermelhas. Isso aponta para comunhão com o corpo e o sangue de Cristo! Aponta também para a palavra que é nosso alimento e o Clamor que é nossa segurança e sustento!


Da mesma maneira que uma oportunidade de alcançar, o que ele jamais conseguiu ou o que jamais conseguiria, foi dada a Jacó, essa mesma oportunidade nos é dada hoje! Não temos direito, não merecemos, mas nos foi dado! Só há uma exigência: Comunhão! Você não vai alcançar essa benção através de mais nada! Não é pela prata nem pelo Ouro! Mas pelos recursos que nos foi dado pelo Pai!


“e ele comeu, e bebeu e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.”
Gênesis 25:34

Não é preciso ir longe para buscar isso! Esaú foi e voltou sem nada, Jacó tinha de sobra porque sempre esteve perto do Pai. Da mesma maneira nós buscamos a mesma simplicidade, sempre estar junto dele, e sempre usando os recursos que ele nos deu. Não trocamos nossa esperança por nada nesse mundo. E oferecemos aquilo que para nós é alimento, aquilo que para nós e vida, para todos quantos vierem famintos.


Mas nós não queremos que você apenas receba. Esaú comeu e bebeu e levantou-se, e saiu esse ato foi considerado na bíblia como ato de desprezo! Não despreze a benção que lhe foi dada, Jacó preservou o que tinha e alcançou uma benção ainda, maior, alcançou a primogenitura que não lhe pertencia, e isso nos aponta para salvação e para eternidade!


Otiniel Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário