27 abril 2022

IGREJA FIEL X IGREJA INFIEL - PARTE 2


RUTE E NOEMI 

   A última Igreja Fiel vive na terra, durante o período profético que começa com a volta dos judeus a Israel, representado, no Livro de Rute, pela volta de Noemi a Israel e termina com o arrebatamento da Igreja e suas bodas com o Cordeiro representadas pelo casamento de Rute com Boaz.
               
   Noemi - Israel perde tudo depois que rejeita a Jesus (Rute 1:1-5, 20-21).
   Noemi, que representa Israel, foi para a terra de Moabe, onde morreu seu marido Elimeleque, que significa “Deus do Rei”, e seus dois filhos - Malon que significa doença Quiliom-vida efêmera, passageiro). Isto aconteceu, quando Israel rejeitou a Jesus como Messias. Ao ser dispersa pelas nações, Israel perdeu tudo que tinha. Elimeleque morreu, isto é, o “Deus do Rei”, Jesus; o verdadeiro Deus pereceu.
   Grandes sofrimentos os judeus pereceram desde a destruição de Jerusalém. A própria Noemi profetizou a respeito, quando diz “Não me chameis Noemi (agradável); chamai-me Mara (amarga), porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamareis Noemi? (agradável) pois o Senhor testifica contra mim e o Todo-poderoso me tem afligido tanto.(Rute 1:20-21).
    Durante estes últimos dois mil anos, os judeus sofreram grandes perseguições, incluindo o holocausto na Alemanha.
    Rute e Orfa - A igreja fiel e a igreja infiel na época de Laodicéia (Rute 1:5-18)
    Rute e Orfa são gentias, moabitas, e representam a igreja gentílica na época de Laodicéia. Uma é fiel e a outra infiel. Ambas choram e agem como se fossem seguir a Noemi. Orfa (significa: ornamentada com ricos cabelos - que tipifica pensamentos próprios) age como se tivesse intimidade com as coisas que recebeu do Senhor através de Israel. Orfa beija Noemi (v.14), no entanto essa igreja rejeita ao Senhor Jesus, em virtude de seus próprios interesses, voltando para Moabe, enquanto que a Igreja fiel abandona seus interesses e se apega ao Senhor com Rute ( amável, fraterna) se apegou a Noemi. Esta direção que vem de Noemi representa o que a Igreja recebeu do Senhor através de Israel: a Bíblia, a Doutrina dos Apóstolos, a Revelação de Jesus Cristo, tudo isso é caminho que leva à Terra Prometida.
    A volta de Noemi para Israel é a volta física dos judeus, e a ida de Rute para Israel é uma jornada espiritual e, eventualmente, física também.
    O período profético da volta de Noemi com Rute: A Sega da Cevada e a do Trigo.(1:22 e 2:23).
     Rute e Noemi chegam a Israel na época da sega, que representa o tempo profético mencionado por Jesus, na Parábola do Trigo e do Joio em Mateus 13:24-43. “...a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os Anjos (Mateus13:39).
     O Livro de Rute menciona duas ceifas: a sega das cevadas e a sega do trigo. Elas chegam no começo da sega das cevadas(1:22). A sega das cevadas era marcada pelas chuvas serôdias (compare com II Samuel 21:9-10). Depois das chuvas serôdias, vinha a sega do trigo(2:23). A época das chuvas serôdias é também um indicador profético desse período que representa a última grande chuva do Batismo com o Espírito Santo sobre a Igreja.
   Na multiplicação dos pães, Jesus usou cinco pães de cevada e dois peixes. A cevada, então, representa a Palavra Revelada pelo Espírito. O trigo representa as vidas que são salvas como Jesus explicou na Parábola do Trigo e do Joio (Mateus 13:38).
                A Doutrina da Obra do Espírito e o Trabalho da Igreja Fiel (Capítulo 2)
                A Palavra Revelada (2:7-8)
    Durante o período da sega da cevada, o ministério dos Anjos, representado pelos segadores, se manifesta para trazer a Palavra Revelada à Igreja. Todavia a Igreja Fiel não recebe a Revelação de braços cruzados. Ela trabalha, busca, para colher as espigas que caem (2:7). A Igreja Fiel trabalha nos campos de Jesus, representado por Boaz (nele há força) e ouve diretamente dEle (v.8), porque tem a Revelação.
                O Corpo (2:8-9, 23)
   A Igreja Fiel tem a recomendação de Jesus, para escutar e obedecer (v.8). Boaz manda que Rute se junte às moças que conhecem o seu campo. Isto representa a Direção do Espírito no Corpo (v.8-9). A última Igreja Fiel persevera no Corpo, recebendo a direção do Espírito Santo até o fim(v.23). Ela trabalha até o final da sega do trigo, colhendo as vidas para salvação que são adicionadas ao corpo.
                O Sangue de Jesus (2:9,14)
   A sede da Igreja só pode ser saciada com o Sangue de Jesus (v.9 e também João 5:53-54). Na hora de comer, ela come do pão molhado em vinagre que é um produto da uva (v.14).
                O Dia Profético da Última Igreja Fiel (2:7,14,17,18 e 3:18)
                Manhã(2:7)
  O início da Obra se dá durante a sega das cevadas que também é marcado pelas chuvas serôdias. Neste período, a Igreja recebe os Dons, colhe a Revelação e aprende a Doutrina Revelada. Esta Igreja é caracterizada pelo seu trabalho constante, como está representada em Rute. Ela praticamente trabalha ,sem parar, da manhã até a noite.
                Hora de Comer (2:14)
   O meio-dia não existe para a última Igreja Fiel. Esta Igreja não passa pelas grandes tribulações que afligiram a Igreja do período de Smirna. Para ela, o seu dia profético está marcado, entre a manhã e a tarde, pela “hora de comer”. A hora de comer representa a Revelação do Culto Profético. Após passar a manhã colhendo as espigas, na hora de comer, Boaz entrega a Rute o pão já preparado, para ser molhado no vinagre. Isto é o Culto Profético, onde Jesus entrega à Igreja, a Palavra já preparada desde a Eternidade.Com o Culto Profético, a Igreja come, se farta, e, ainda lhe sobeja. Note que a hora de comer para a Obra é de descanso ao lado de Boaz e dos Segadores.
                Tarde(2:17-18)
   A tarde representa o fim do trabalho da Igreja neste mundo. Ela colhe a Revelação necessária, para ser um testemunho final para o mundo em trevas. Rute, depois de apanhar  cevada, foi para a cidade, e, depois, para a sogra (v.18). A cidade representa a Religião organizada, e a sogra é Israel. A Obra dará testemunho para a Religião, e, finalmente, levará o pão para Israel. Os escolhidos em Israel reconhecerão que Jesus é o Messias como Noemi diz no v.20:”Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.”Após o arrebatamento, Israel como nação também reconhecerá que Jesus é o Cristo. Quando a Operação do Espírito Santo voltar a Israel, encerrar-se-á o dia profético da Igreja. A Igreja permanece com Israel até o fim da sega das cevadas e do trigo(2:23), isto é, quando toda a Obra da Igreja for realizada e todos os escolhidos forem salvos.
                Meia Noite (3:8)
  O Capítulo 3 descreve a preparação da Igreja e o Arrebatamento. No v.3, a Igreja se prepara para o Arrebatamento, como na Parábola das Virgens: “Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos...”. À meia noite se dá o arrebatamento (v.8). Boaz acorda e encontra Rute aos seus pés. Quando Jesus voltar, para arrebatar seu povo, a Igreja Fiel será encontrada como Rute: lavada, ungida, vestida e aos pés de Jesus.
   A última Igreja Fiel vai perseverar na Revelação até o final, e não buscará a direção dos homens. Ela é melhor do que a primeira Igreja, porque, no fim, ela se encontrará aos pés de Jesus (v.10).
As Bodas do Cordeiro (Capítulo 4)
   O Capítulo 4 fala sobre a Redenção da Igreja e as Bodas do Cordeiro. O primeiro remidor, que representa a Lei, não é capaz de redimir o povo do Senhor. Somente Boaz, ou Jesus Cristo pode redimir a Igreja. Isto lembra a pergunta que é feita “Quem são estes vestidos em branco? São os que lavaram os seus vestidos e os branquearam no Sangue do Cordeiro(Apoc.7:13-14). Pela Graça somos salvos pelo Sangue de Jesus. O fim do Capítulo 4 (v.13) descreve a grande união entre Jesus e sua Igreja e, com isto, se dá o encerramento do tempo profético da última Igreja Fiel.
Obs.: Nos próprios nomes há um grande ensino:
Noemi= agradável; Mara= amargosa; Elimeleque= Deus do rei; Orfa= ornamentada com ricos cabelos; Ruth=amável, agradável (característica da Igreja atual); Malon= doença; Quiliom= efêmero, passageiro; Boaz= nele há força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário