22 abril 2022

SALVAÇÃO

 

 FILEMOM 1: 17 E 18


Texto: “ Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta.” – Filemom 1: 17 e 18
INTRODUÇÃO - Onésimo era empregado de Filemom. Naquele tempo, o relacionamento entre empregado e patrão era como  de servo e senhor. Na casa de Filemon havia uma Igreja do Senhor.
Por algum motivo Onésimo deixa a casa de Filemon, largando seu emprego, a casa onde morava e a oportunidade de ter uma experiência com Deus para procurar o próprio destino. Nós vemos, nos dias de hoje, a insatisfação do homem  que anda procurando oportunidades para sua vida, não só profissional, mas pessoal e até espiritual. Mas o que Deus tem para o homem é uma qualidade de vida que ele não encontra por seus próprios meios ou méritos. O amor de Deus é tão grande que alcança o homem nos seus próprios caminhos dando a ele a oportunidade de salvação.
O ENCONTRO DE ONÉSIMO COM PAULO – Na  fuga de Onésimo da situação em que se encontrava na casa de Filemon , ele foi parar na prisão onde Paulo estava, em Roma. Tantos caminhos Onésimo percorreu para chegar até ali. Quantas decepções, necessidades, fome, frio e perseguições  passou Onésimo. Tudo por uma procura de uma vida melhor. Mas Onésimo é alcançado pela misericórdia de Deus quando encontra com Paulo que fala de Jesus para ele. Onésimo já tinha ouvido de Jesus no seu local de trabalho. Mas ali, os seus ouvidos estavam como que fechados, quem sabe por causa da sua situação como empregado, das suas preocupações com as coisas materiais.
A situação agora era diferente. Onésimo estava mais maduro pelas lutas e adversidades encontradas.
Deus, no seu propósito que é incompreensível para o homem, havia preparado o coração de Onésimo para aceitar o seu filho Jesus. Onésimo precisou percorrer um longo caminho para chegar até ali.
A VOLTA DE ONÉSIMO – Onésimo, agora, volta para o seu local de trabalho transformado. Ele trazia uma carta de Paulo recomendando a Filemon para recebe-lo não como um empregado comum, ou inadimplente , com falhas, defeitos; mas como um irmão em Cristo. Agora, Onésimo era mais que um servo do homem, ele era um servo de Deus. Quando servimos ao homem  somos um ser insatisfeito, mas quando servimos a Deus realizamos todos os nossos anseios, nos tornamos uma pessoa feliz.
Onésimo, trazia na carta um perdão, não concedido pelo homem, mas por Deus, porque aquela palavra não vinha de Paulo, mas de Deus.
CONCLUSÃO – Hoje é um dia especial, onde Deus quer falar aos nossos colegas de trabalho. Talvez você já ouviu falar de Jesus no seu local de trabalho, ou quem sabe de algum a outra pessoa.
Deus está lhe dando uma oportunidade, não foi por acaso que você veio a este lugar. Aqui todos nós, como Paulo, somos prisioneiros de Jesus Cristo e há uma palavra de Deus para o seu coração.  Jesus já pagou o preço pela resgate de sua vida. Quando Onésimo voltou para a casa de Filemon, não era somente para o seu local de trabalho, mas para a casa de Deus, porque a Igreja do Senhor estava lá. O desejo de Deus para sua vida é este: que você volte para a casa do Pai. De lá o homem saiu um dia, por causa de sua desobediência,  e é para lá que Deus quer ele volte. Deus não quer que você saia daqui da mesma maneira que veio, mas que volte com uma experiência  com aquele que pode mudar sua vida – Jesus. A palavra do Senhor  para sua vida  é esta: “Põe isso à minha conta”. Jesus já pagou o preço pela nossa salvação. Pelo seu sacrifício, na cruz, ele transformou a morte em vida.

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário