08 junho 2022

No ano em que morreu o Rei Uzias

 
Texto: Isaías 6: 1 ao 10. (No ano da morte do Rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés, e com duas voava. E clamavam uns para os outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos! Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disso ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por nós? Disse eu eis-me aqui, envia-me a mim.  Então disse ele:  Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, enderece-lhes os ouvidos  e fecha-lhe os olhos, para que não venha a ele ver com olhos, a ouvir com os ouvidos e entender com o coração, e se converta, e seja salvo.)
·       Quem foi o Rei Uzias =>
Uzias,  foi o 10° Rei de Judá, em Jerusalém, e reinou por volta de 792 anos A.C. Assumiu o trono com 16 anos, e reinou por 52 anos.  Guerreiro, filho do Rei Amazias,  foi considerado um engenheiro notável de saber. Ele fez tudo que era reto aos olhos do Senhor, buscava a Deus, e por isso prosperou, lutou com os filisteus, tinha um exército de trezentos e sete mil e quinhentos, dois mil e seiscentos valentes,  e foi assim até que ganhou fama e ficou forte. Mas começou a se gloriar, e com isso cometeu transgressões para com o Senhor, Uzias foi  queimar incenso, função que era dos sacerdotes, porém ele ficou indignado com o sacerdote ter o repreendido, que na época era  Azarias, e foi contra ele, mas na mesma hora a lepra caiu em sua testa, e foi retirado da presença de todos, e ficou em uma casa separada até o dia de sua morte. (Para os irmãos que quiserem ler mias sobre Uzias, o texto é em 2°crônicas 26 em diante).
*Precedido por Amassias, seu pai.
*Sucedido por: Jotão, seu filho.
·         O chamado de Isaías =>
 Podemos perceber que Uzias era um impedimento na vida de Ísaias, pois Uzias teve que morrer para Isaías ver a glória do Senhor. E nos dias de hoje, quantas coisas tem impedido o homem de ver o Senhor? Muitas coisas, pois para uns é o vício, para outros é a soberba, para outros é a idolatria, mas pode-se resumir em uma palavra o que impede o homem de ver a Deus, que é o pecado. Mas Uzias também nos aponta o rei desse mundo, que é o adversário, mas quando ele morre na vida do homem, o homem vê o Senhor.
E Isaías descreve as primeiras coisas que vê: “ eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”
=>Depois que o mundo morre na vida do homem,  ele sai desse tempo terreno, voltado para morte, e vai para o tempo de Deus que é voltado para a vida, passando a viver a eternidade, e a primeira coisa que Isaías viu, foi o Senhor assentado sobre alto e sublime trono, que nos mostra o poder de Deus, a sua imagem glorificada, e como Rei, no seu excelso e magnífico trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo,  , Isaías contemplava a glória do Senhor, a presença do Senhor enchia o templo, como nos dias de hoje, a presença do Senhor não tem faltado, temos vivido a sua graça, a sua presença em abundância. E Isaías passa a contemplar o culto que contemplamos nos nossos dias, e descreve:  Serafins estavam por cima dele; cada um tinham seia asas; com duas cobria o rosto; com duas cobria os pés e com duas voavam. Um fato interessante, é que esse culto presenciado por Isaías é o mesmo da igreja de hoje. Mas ele citou os serafins, e os serafins são anjos de adoração, e a igreja nos cultos ela adora, venera ao Senhor, pois o homem deve gratidão a Deus, em todos os cultos, pois os cultos é uma das formas de adoração a Deus, e ele viu a ordem do culto profético, o culto na eternidade.
A ORDEM NO CULTO
*Os anjos tinham seis asas, e o interessante é que isso nos dias de hoje, o número 6 aponta para o homem, mostrando que essa ordem no culto seria feita por nós, os participantes desse culto seria nós, o homem. É o Senhor mostrando a Isaías como que ele queria que o homem o  adorasse.
*E com duas asas cobriam o rosto, mostrando a reverência de estar em frente ao Rei, não estavam na frente de qualquer  um, o comportamento na casa do Senhor, o modo de se portar.
*E com duas asas cobriam os pés, em Eclesiastes 5 verso 1, fala assim: “Guarda o teu pé, quando fores a casa de Deus...” a casa do Senhor é um lugar santo, é um lugar de adoração; quando Jesus como homem, vai ao templo e ve aquela situação, de comércio, Ele expulsou todos dali, e disse que ali era casa de oração, e não lugar de cambistas, ladrões e salteadores. E vemos muitos irmãos as vezes dentro do templo fazendo comércio,  conversando,  aquela falta de comunhão,  mas não foi  isso que o Senhor deixou ensinado na bíblia.
*E com asas duas voavam, que nos mostra a busca da comunhão perfeita com pai, a busca da presença de Deus.
Mas sabemos que o culto, não é só aqueles 40,50 minutos de segunda a domingo, exceto sexta, o nosso culto é 24 horas, tanto que a palavra fala que nosso corpo é templo do Espírito Santo, então a nossa vida é um culto a Deus.
Vimos as asas como características do culto, e agora veremos como características na vida do servo, como templo do Espírito Santo.
O HOMEM, TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO
*E com duas asas cobriam o rosto, o servo do Senhor aonde for que ele estiver, ele não ve coisas desagradáveis aos olhos de Deus, pois ele teme a Deus.
*E com duas asas cobriam os pés, o servo do Senhor  não pisa em qualquer lugar, ele não entra em lugares consagrado a ídolos, ao adversário, a festas profanas, porque a nossa caminhada é santa.
*E com duas asas voavam, independente do lugar que o servo está, ele está sempre em comunhão com o Senhor, sempre em oração, a intercessão no coração, sempre em contato com o Senhor.
* As seis asas,o número 6, nos aponta a razão, mas o homem de Deus,  não é racional, não se enche de razão, ele esconde sua razão, para poder, servir a Deus.
E Isaías descreve que eles clamavam dizendo: “SANTO, SANTO, SANTO é o Senhor dos exércitos, toda terra está cheia da tua glória” irmãos, da boca do servo, só deve sair o louvor a Deus, pois  o homem é grato a Deus pela salvação,  não deve ser a música do mundo, pois  a igreja vive de adoração, pois o Senhor busca verdadeiros adoradores.  E a casa se encheu de fumaça. A fumaça aponta o louvor verdadeiro, a verdadeira gratidão, que vem do nosso coração, é o louvor revelado, que sai da eternidade e volta para a eternidade. Essa é a fumaça.
Porém Isaías, se humilha perante o Senhor dizendo: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos.” Quando o homem conhece a Jesus ele sente vergonha, por que ele reconhece que é pecador, e por essa vergonha muitos desistem, vemos muitas pessoas, que ouvem a palavra, são tocadas, mas se sentem no direito de dizer não ao Senhor, porque tem uns probleminhas para consertar, mas Isaías entendeu  que tudo aquilo que estava errado em sua vida, quem ia moldar é o Senhor. E o Senhor o moldou. O serafim trouxe uma brasa viva tirada do altar com tenaz, e tocou em seus lábios, e sua iniquidade foi perdoada. O tenaz é um instrumento usado pelo  oleiro, para dar forma ao vaso, então pode-se perceber que o Senhor já estava moldando a vida de Isaías . Trouxe uma brasa viva, e essa brasa viva é o Espírito Santo, e tocou em sua boca e foi perdoado de toda sua iniquidade. Isaías é batizado com o Espírito santo, como hoje o homem é batizado, e Isaías foi perdoado, tudo que tinha errado até aquele momento, tudo se fez novo, e as coisas velhas se passaram, Uzias se passou. Viveria uma nova vida a partir desse momento.
No processo de salvação, primeiro é apresentado ao homem, somente Jesus, como salvador e consumador da salvação, por que esse é o interesse principal da igreja. Mostrar um Jesus que salva , e aquele que vive com Ele herda uma herança, chamada salvação.  E em seguida, é mostrado ao homem toda essa obra maravilhosa, e o convite para participar, trabalhar na obra do Senhor, ser mais um vaso escolhido.
Isaías foi tão privilegiado, que logo em seguida, o Senhor o convocou para realizar uma obra, e nos dias de hoje é assim, o Senhor não tem pedido ao homem, chegamos em um momento em que o Senhor tem ordenado ao homem, sem espaço para questionamentos, e com Isaías não foi diferente. Pois o Senhor disse: “ A quem enviarei e quem há de ir por nós” e Isaías respondeu:” Eis me aqui, envia-me a mim”. O Senhor Não o forçou a nada, mas mesmo assim Isaías se prontificou. O Senhor tem feito essa pergunta nos dias de hoje para sua igreja, mas poucos tem se prontificado em ser um vaso do Senhor, em ser um guiado pelo Senhor.
E eu creio pela fé,que quem fez esse diálogo com Isaías,  foi o próprio Senhor Jesus, pois ali se cumpria uma profecia, Jesus o perguntou:
=>A quem enviarei, e quem há de ir por nós.
Se os irmãos repararem, na parte grifada, o Senhor fala: quem há de ir por nós. 
Jesus fala, por nós, aí Jesus profetiza que ele mesmo viria morrer pelo homem, para a expiação do seu pecado, Jesus já  fala em nome do homem. Mas Isaías estava na revelação e se prontificou.
E o interessante é que Isaías foi o profeta  que mais profetizou sobre Jesus, pois  Jesus ali o fazia dois convites, o de pregar para Israel, e o de profetizar sua vinda como homem, Jesus precisava enviar alguém para profetizar. E hoje a igreja tem pregado a  vinda de Jesus, um Jesus glorificado, que vai vir buscar a sua igreja amada, então não mudou muita coisa, pois Isaías pregou um Jesus que viria para aquela época,  que era como homem;  e a igreja de hoje prega um  Jesus para os nossos dias, que é o Jesus glorificado, e revestido de poder.
E o Senhor fala com ele nessas palavras: “ Vai e dize a este povo: ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, enderece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que  não venha ele a ver com os olhos e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta e seja salvo” O Senhor nos escolheu para realizar uma obra que é maravilhosa, para levarmos a palavra para os necessitados. Mas como o Senhor disse a Isaías, é assim para nós, o povo ouve, mas não entende, vê mas não enxergam, e  as pessoas tem ouvido dizer de um Jesus que salva, de um Jesus que vai voltar, porém não querem entender, estão vendo os sinais, mas não querem enxergar, pois isso já é normal do ser humano, e a religião tem ensinado um Jesus que  é preciso para o material, somente, e isso tem afastado o homem de Deus. E o Senhor não quer que as pessoas entendam com seus olhos, e ouçam com seus ouvidos, o Senhor quer entrar no coração das pessoas para poder fazer sua obra, e que se convertam e sejam salvos.
E já encerrando, vemos que o Rei Jotão, sucessor do Rei Uzias, foi um grande Rei, um Rei que reinou ao lado do Senhor. E Jotão fala do Senhor Jesus, pois depois que Uzias morreu, o rei desse mundo, nasce um novo Rei no coração do homem, que é o Senhor Jesus, um Rei que não deixou nada faltar ao povo daquela época, assim é com a igreja de hoje.
Deixe Uzias morrer, para Jotão reinar em sua vida, um reino do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário