08 junho 2022

Jesus o único amigo do homem

 Texto: João 15: 13,20

13 => " Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus inimigos."
20 => "... se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós..."

Podemos começar essa mensagem já deixando uma indagação, para que cada um responda em seu coração:
=> Você teria amor suficiente para morrer na cruz por alguém? Por mais que seja sua mãe, seu pai, um amigo, ou quem quer que for. Você faria isso?
Ninguém faria isto, por mais excelente e merecedora que fosse essa causa, porque o homem ama sua vida, e vida essa que ele tem por causa de Jesus, porque ninguém teria esse amor que ele teve de morrer pelo homem. Porém Jesus se moveu de intima compaixão, e morreu, se entregando, ele negou a si mesmo, renunciou a seu reino para vir morrer pelo homem, afim de que o homem se tornasse amigo Dele.

* Mas Ele sofreu como homem, para que o homem pudesse ter acesso a vida eterna. Vejamos algumas profecias encontradas no velho testamento e algumas delas com o seu cumprimento no novo testamento.

* Jesus se sentiu sozinho:
Salmos 22:1 e Mateus 27:46

=> Jesus ali se sente sozinho, porque o Pai não queria ver o filho prestes a morrer e vira o rosto de Jesus.

* Zombaram dele
Salmos 22:7,8 e Mateus 27:29 e Lucas 22:63
=> Os soldados zombaram de Jesus, mandando ele se slavar, já que tinha salvado a tantos; feriram seus olhos e seu rosto, e falavam para profetizar quem o feria.

* Lançaram sorte sobre suas vestes
Salmos 22:18 e Lucas 23: 34
=> Rasgaram suas vestes e lançaram sorte, pra ver quem acertaria o que aconteceria.

* Deram fel por mantimento
Salmos 69:21 e João 19:29
=> Jesus com sede pede água, mas lhe deram fel pra beber. Isso Jesus já estava cansado da cruz, estava com derrame capilar, suando sangue, com uma coroa de espinhos em sua cabeça, e na sua sede lhe deram fel, algo azedo para feri-lo mais ainda.

* Lhe sairia sangue e água
Salmos 22:14 e João 19:34
Quando lhe furaram saiu água e sangue, pois estava transpassado.

* Aparência desfigurada
Isaías 52:14
=> Quem olhava para Jesus não via beleza alguma, e muitos até escondiam o rosto de Jesus.

* Ninguém deu crédito a sua pregação
Isaías 53:1 e João 12:38
=> Muitos não deram ouvidos ao que Jesus pregou, e até hoje a nação de Israel não da crédito a essa pregação de Jesus.

* Um renovo perante ele, como raiz de uma terra seca
Isaías 52:1 e Isaías 11:1

=> Um renovo para a nação de Israel, um novo rei.
* Era de feia aparência
Isaías 53:2
=> Como foi dito, Jesus era muito feio, e por isso Simão tinha vergonha de Jesus.

* Desprezado
Isaías 53:3
=> Era desprezado pelo povo, fazia muitas coisas para o povo, mas mesmo assim o desprezaram.

*Não fizeram dele caso algum
Isaías 53:3 e João 1:10,11]
=> Não fizeram caso algum dele, tanto que quando ele nasceu Israel dormia; e no seu ministério só faziam caso de seus milagres e curas e multiplicação de pães.

* Tomou sobre si nossas dores
Isaías 53:4
=> A dor que era para o homem, as enfermidades que eram reservadas já para o homem caiu sobre ele, pois Jesus ficou muito doente antes de sua morte, e aí fora fazem de Jesus um coitado, o aflito.


* Pelas suas pisaduras fomos sarados
Isaías 53:5 e 1° Pedro 2:24
=> Sofreu feridas por nós, foi transpassado, cuspiram-lhe no rosto, mas Ele sofreu por mim e por você.

* O homem era como ovelha desgarrada sem pastor
Isaías 53:6 e 1° Pedro 2:25
=> O homem estava condenado sem pastor, cada um andava segundo ele mesmo, mas Jesus tomou sobre si nossas iniquidades e morreu por nós.

* Como ovelha muda foi levado ao matadouro
Isaías 53:7 e Mateus 27:12

Ele foi interrogado, acusado e em nada abriu a boca.

* Não conheceu o pecado
Isaías 53:10 e 2° Coríntios 5:21
=> Jesus não conheceu o pecado pra ter que enfrentar a morte, mas por amor ao homem Ele levou nossa iniquidade.

* Essas são algumas das notórias profecias sobre como seria a vida de Jesus, e sua morte. Ele não reclamou em hora nenhuma, e suportou isso tudo por amor a você.
Que amigo faria isso por você? Que pai ou que mãe faria isso por você? Não existe homem que possa fazer isso por você, e o único que fez isso foi o nosso Senhor e Cristo Jesus, nos oferecendo uma vida que ninguém poderia dar.
* Algo que pode ser notado com atenção é o fato de que Jesus foi muito desprezado, pois imagina você com sede, com a saúde fraca e debilitada, e lhe darem em vez de água vinagre, fel para beber, porque foi isso que aconteceu com Jesus; colocaram uma coroa de espinhos em Jesus, chegou a suar sangue, a dormir nos montes na noite fria, e isso por amor a mim e você.
Mas esses fatos não são ressaltados no intuito de que você fique com dó de Jesus, porque ele não precisa da sua dó, pois é isso que a religião prega, um Jesus que é coitadinho, que morreu e não vive mais, e por isso as pessoas devem dó a Jesus, mas para eu e você que somos amigos de Jesus, não tem nada disso que a religião prega, porque o nosso Jesus é o Rei da glória, o príncipe dos príncipes e que morreu e ressuscitou, e que ainda é nosso amigo, porque somos íntimos de Jesus.
Temos que entender que Jesus não é mais aquele homem cansado, de aparência desfigurada.

* Quando Jesus foi a casa de Simão, ele estava com os pés cansados, e Simão não lavou seus pés, e nem o cumprimentou com o ósculo, que era costume da época. Mas sim Maria, que lavou os pés de Jesus com o unguento, que secou com seus cabelos, que ungiu Jesus com o unguento, e não Simão o dono da casa. Isso deixou Jesus triste, porque Simão tinha vergonha, tinha repúdio de Jesus por causa de sua aparência.

* E Jesus sofreu 3 dores ao vir morrer pelo homem e são elas:
= Dores carnal: Ele morreu pelo homem, só isso foi uma dor, mas foi colocada nele uma coroa de espinhos, feriram suas mãos, suou sangue.
= Dores morais: Ele se dizia o Rei dos judeus, mas não era rico, não era bonito, e não se salvou da cruz; foi desprezado pelos seus discípulos, traído por um deles.
= Dores espirituais: Essa foi a pior de todas, pois o Pai virou o rosto na hora de sua morte, e Jesus com isso se sentiu sozinho, se sentiu abandonado.

* Mas no versículo 20 Jesus fala que como ele foi perseguido, seríamos também, e isso faz parte do nosso processo de salvação, para darmos valor a salvação, mas a diferença é que somos perseguidos, mas em tudo temos um Jesus que luta por nós, que basta nós orarmos, pois ele já morreu na cruz dando acesso a Deus para o homem. Temos Jesus conosco na nossa luta, o nosso amigo.
Mas não um Jesus homem, e sim, um Jesus glorificado em glória, que tem olhos como chama de fogo, pés como latão reluzente, que é o príncipe dos reis da terra, o que vive e foi morto, a resplandecente estrela da manhã. Esse é o Jesus que luta conosco.
E Jesus tem um convite para aquele que vencer. Ele quer levar o homem a sua morada, pois Ele mesmo disse que na sua casa existe várias moradas.
Em Apocalipse 3 verso 20 nos diz assim:
" Eis que estou a porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
Jesus está a porta do coração do homem, quer ser amigo do homem, e lhe dar um presente que se chama salvação, mas ele bate, não arromba como faz o ladrão ou salteador, e se você abrir seu coração, e se alguém ouvir a sua voz e abrir Ele entrará em sua casa, pois é isso que Jesus quer, ser seu amigo, frequentar sua casa, seu coração, como faz um amigo. E fica o recado e a promessa, que aquele que ele entrar em sua casa, Jesus ceara com ele, e ele com Jesus, ou seja, primeiro quem vai cear é Jesus com o homem, ou seja na sua casa, antes da volta, porque a ceia é o comer e beber do corpo e sangue de Jesus, participar da aflição de Cristo, pois como Jesus sofreu, o homem vai passar algumas lutas, mas nada que se compara ao que Jesus sofreu por nós, mas Jesus ceara conosco, Ele estará conosco, como um verdadeiro amigo faz, independente da situação, e fica a promessa que quem o deixar ser seu amigo e cear com Ele, irá a sua casa cear com Ele, e a casa de Jesus é aonde? É na eternidade, as mansões celestiais que Ele tem preparado pra nós, pois na sua casa tem muitas moradas. Então irmãos, Jesus quer ser seu amigo, frequentar sua casa, participar de suas lutas, suas vitórias que Ele vai te dar, e te levar para a casa dele, que é a eternidade, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário