08 junho 2022

"ADÃO E EVA" VERDADE OU MENTIRA?

 

Adão e Eva eram pessoas reais?
PARA muitas pessoas, o relato de Gênesis sobre Adão e Eva não passa de uma boa história. “Membros das principais religiões cristãs já por muito tempo consideram que os relatos de Gênesis como o de Adão e Eva são histórias simbólicas”, diz uma carta para o editor da revista Time. Muitos eruditos católicos, protestantes e judeus concordam com isso. Alegam que uma boa parte do relato de Gênesis não se harmoniza com a história ou com a ciência.
Qual é a sua opinião? Acredita que Adão e Eva eram pessoas reais? Há alguma prova de que eles realmente existiram? Por outro lado, que implicações há em considerar o relato de Gênesis como apenas um mito?
O relato de Gênesis é cientificamente correto?
Primeiro, vejamos os elementos-chave do relato da criação do primeiro homem. A respeito de Adão, a Bíblia diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” (Gênesis 2:7) Essa afirmação é cientificamente correta?
O livro Nanomedicine (Nanomedicina) diz que o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. Esses elementos básicos — carbono, ferro, oxigênio e outros — estão presentes no “pó” do solo. Assim, como diz Gênesis, os humanos foram realmente feitos “do pó do solo”.
Como esses componentes sem vida se juntaram para formar um ser humano? Para ilustrar a enormidade desse desafio, pense numa das máquinas mais complexas já projetadas: o ônibus espacial da Nasa. Essa maravilha da tecnologia contém o impressionante número de 2,5 milhões de peças. As equipes de engenheiros demoraram anos para projetá-la e montá-la. Agora pense no corpo humano. Ele é formado de 7 octilhões de átomos, 100 trilhões de células, dezenas de órgãos e pelo menos 9 sistemas orgânicos principais.* Como foi que essa máquina biológica de surpreendente complexidade e estrutura fenomenal veio a existir? Por mero acaso ou por projeto inteligente?
Além disso, o que faz os humanos viver? De onde vem a centelha da vida? Os cientistas admitem que não sabem. Na verdade, eles nem mesmo concordam entre si sobre como definir a vida. Para aqueles que aceitam a idéia da existência de um Criador, a conclusão é óbvia. Naturalmente, a Fonte da vida é Deus.*
Será que dá para acreditar no relato de Gênesis que diz que Eva foi feita da costela de Adão? (Gênesis 2:21-23) Antes de descartar esse relato como sendo mito ou fantasia, veja os seguintes fatos: em janeiro de 2008, cientistas da Califórnia, EUA, criaram o primeiro embrião maduro humano clonado a partir de células adultas da pele. De fato, usando técnicas similares, os cientistas já clonaram pelo menos 20 animais. O mais famoso desses é a ovelha Dolly, que foi clonada em 1996 a partir de uma glândula mamária de uma ovelha adulta.*
Ainda não sabemos os resultados finais dessas experiências. Mas o ponto importante é: se os humanos podem usar material biológico de um organismo para produzir outro do mesmo gênero, será que o Criador todo-poderoso não poderia criar um humano a partir de material biológico pré-existente de outro humano? Um fato interessante é que os cirurgiões usam rotineiramente os ossos da costela em cirurgias de reconstrução por causa de sua capacidade de crescer novamente e se regenerar.
As provas que a Bíblia dá
Algumas pessoas ficam surpresas de saber que Adão e Eva são mencionados repetidas vezes em toda a Bíblia. Como essas referências mostram que o relato de Gênesis é verdadeiro?
Considere, por exemplo, as listas dos ancestrais judeus registradas no livro bíblico dePrimeiro das Crônicas, do capítulo 1 ao 9, e no Evangelho de Lucas, capítulo 3. Essas genealogias bem detalhadas abrangem respectivamente 48 e 75 gerações. O livro de Lucas contém a genealogia de Jesus Cristo; e Crônicas, a lista dos ancestrais reais e sacerdotais da nação de Israel. As duas listas incluem nomes de pessoas muito conhecidas como Salomão, Davi, Jacó, Isaque, Abraão, Noé e por último Adão. Todos os nomes nas listas são de pessoas reais, e a pessoa real que está na origem das duas genealogias é Adão.
Além disso, a Bíblia repetidamente apresenta Adão e Eva como pessoas reais e não como personagens fictícios. Seguem-se alguns exemplos:
• “[Deus] fez de um só homem toda nação dos homens.” — ATOS 17:26.
• “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim . . . a morte reinou desde Adão até Moisés.” — ROMANOS 5:12, 14.
• “O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.” — 1 CORÍNTIOS 15:45.
• “Adão foi formado primeiro, depois Eva.” — 1 TIMÓTEO 2:13.
• “O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, profetizou também a respeito [dos iníquos].” — JUDAS 14.
A prova mais importante vem de Jesus Cristo, a testemunha mais confiável na Bíblia. Ele confirmou que Adão e Eva existiram. Ao ser questionado a respeito do divórcio, Jesus disse: “Desde o princípio da criação ‘[Deus] os fez macho e fêmea. Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne’ . . . Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Marcos 10:6-9) Será que Jesus usaria uma história inventada para estabelecer um precedente legal irrevogável? Claro que não. Jesus citou Gênesis como um fato.
O Novo Dicionário da Bíblia resume as evidências bíblicas com a seguinte conclusão: “O Novo Testamento confirma a historicidade do relato dado nos primeiros capítulos do Gênesis.”
Efeito dominó
Muitas pessoas sinceras que frequentam uma igreja não acham que acreditar na existência de Adão e Eva seja essencial para alguém ser um bom cristão. À primeira vista isso pode parecer verdade. Mas vamos seguir essa linha de raciocínio para ver onde ela nos leva.
Veja, por exemplo, uma doutrina bíblica bastante prezada por muitas pessoas religiosas — o resgate. De acordo com esse ensino, Jesus Cristo deu sua vida humana perfeita como resgate para salvar as pessoas de seus pecados. (Mateus 20:28; João 3:16) Como sabemos, um resgate é um pagamento de valor correspondente para resgatar ou comprar de volta algo que foi perdido ou confiscado. É por isso que a Bíblia descreve Jesus “como resgate correspondente”. (1 Timóteo 2:6) Talvez você se pergunte: ‘Correspondente a quê?’ A Bíblia responde: “Assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:22) A vida perfeita que Jesus sacrificou para resgatar a humanidade obediente corresponde à vida perfeita que Adão perdeu em resultado do pecado original no Éden. (Romanos 5:12) Com certeza, se Adão não tivesse existido, o sacrifício resgatador de Cristo não faria nenhum sentido.
Rejeitar ou banalizar o relato de Gênesis sobre Adão e Eva produz um efeito dominó que põe em dúvida praticamente todos os principais ensinos da Bíblia.* Esse modo de pensar leva a uma série de perguntas sem resposta e a uma fé sem qualquer base. — Hebreus 11:1.
A vida — tem sentido ou não?
Por fim, chegamos a esta pergunta fundamental: Rejeitar o relato de Gênesis satisfaz a necessidade humana de ter uma vida significativa e com objetivo? Na opinião de Richard Dawkins, um evolucionista ateu proeminente, no Universo “não há projeto, propósito, bem ou mal, nada a não ser uma indiferença cega, impiedosa”. Sem dúvida, esse é um ponto de vista muito sombrio e totalmente oposto à natureza humana.
Em nítido contraste com isso, a Bíblia dá respostas satisfatórias às perguntas mais importantes na vida: De onde viemos? Qual o objetivo da vida? Por que existe tanta maldade e sofrimento no mundo? Será que a maldade vai acabar algum dia? E muitas outras. Além disso, a fé no resgate de Cristo nos dá a perspectiva de uma vida eterna em condições paradísicas, como as que existiam no Éden, onde Deus colocou os primeiros humanos, Adão e Eva. (Salmo 37:29; Revelação [Apocalipse] 21:3-5) Que perspectiva maravilhosa!*
Apesar de o relato sobre Adão e Eva não estar em harmonia com a teoria da evolução, ele está em harmonia com o conhecimento científico atual. Além disso, harmoniza-se inteiramente com o resto da Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, por meio da qual podemos ter uma vida significativa e com objetivo.

Árvore genealógica revela novas idades para ‘Adão’ e ‘Eva’

Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e ela, entre 99.000 e 148.000 anos
Pesquisadores descobrem que os mais recentes ancestrais comuns a todos os homens e mulheres do planeta podem ter vivido na mesma época: ele, entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e ela, entre 99.000 e 148.000 anos.
Em genética, chamam-se Adão e Eva os mais recentes ancestrais comuns a toda humanidade. Ele é o pai do pai do pai… de todos os homens e mulheres vivos. Do mesmo modo, ela é a mãe da mãe da mãe… Não foram os primeiros exemplares da espécie humana, ao contrário do casal bíblico, nem necessariamente se conheceram. Foram, na verdade, os últimos ancestrais a partir dos quais se pode traçar uma linha direta de descendência paterna ou materna até os dias de hoje. Uma nova pesquisa publicada nesta quinta-feira (1º) na revista Science joga um pouco de luz sobre a época em que o Adão e a Eva da genética viveram. Os pesquisadores descobriram que, ao contrário do que mostravam estimativas anteriores, o ancestral comum paterno e o materno podem ter vivido em momentos próximos ou até idênticos: o homem teria vivido entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e a mulher, entre 99.000 e 148.000 anos.
Para estudar os ancestrais masculino e feminino, os cientistas examinam o material genético que homens e mulheres passam, exclusivamente, para seus filhos e filhas. Durante o momento da concepção, os genomas do pai e da mãe se misturam. Por isso, é muito difícil saber qual dos dois transmitiu qual gene. Mas uma parte do DNA é transmitida exclusivamente pelo pai: o cromossomo Y, que determina o sexo masculino. É ele que contém as informações sobre o ancestral paterno comum, chamado Adão cromossomial-Y. Também existe um trecho do DNA que é transmitido exclusivamente pela mãe: o DNA mitocondrial, um pedaço do genoma que não está localizado no núcleo, mas na mitocôndria da célula. Por isso a ancestral comum a todas as mulheres é conhecida como Eva mitocondrial. 
O Adão cromossomial-Y e a Eva mitocondrial, obviamente, não foram os únicos humanos de seu tempo. Outros homens e mulheres podem até ter deixado descendentes até os dias de hoje, mas não tiveram sucesso em deixar uma linhagem inteiramente patrilinear ou matrilinear intacta — em algum momento seus descendentes tiveram uma prole do sexo oposto, interrompendo a transmissão do cromossomo Y ou do DNA mitocondrial.
Em estudos anteriores, os cientistas estimavam que a ancestral materna devia ser até três vezes mais antiga que o paterno. “As pesquisa anteriores indicavam que o ancestral comum masculino teria vivido muito mais recentemente que o feminino. Nossa pesquisa mostra, no entanto, que essa discrepância não existe”, diz Carlos Bustamante, professor de genética na Universidade de Stanford, um dos autores do estudo publicado na Science.
No novo estudo, os pesquisadores sequenciaram completamente os cromossomos Y de 69 homens vindos de 9 regiões diferentes do globo: Namíbia, República Democrática do Congo, Gabão, Argélia, Paquistão, Camboja, Sibéria e México. As modernas tecnologias de análise genética permitiram que os pesquisadores encontrassem, pela primeira vez, 11.640 pequenas diferenças entre esses cromossomos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário