08 junho 2022

DONS ESPIRITUAIS NO CORPO


TEXTO  : I CORÍNTIOS  14
EM 1 CORÍNTIOS 14.1  PAULO FALA SOBRE O ZELO NA BUSCA DOS DONS ESPIRITUAIS ENFATIZANDO O DOM DE PROFETIZAR.
IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA NO CULTO, CONFORME I CORÍNTIOS 14.24-25 

- I CORÍNTIOS 14:1 - (JFA-ERC-1995)
Segui a caridade (o amor) e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar”.
INTRODUÇÃO
O ZELO NA BUSCA DOS DONS ESPIRITUAIS ENFATIZANDO O DOM DE PROFETIZAR.
Os dons espirituais na vida da igreja são sinais que apontam para o senhorio de Jesus sobre a igreja. Paulo inicia o capítulo 14 de 1 Coríntios dizendo “Segui o amor”. A palavra usada no grego para amor nesse texto é ágape, cujo significado é o amor que se doa, ou seja,que se dá sem esperar nada em troca, amor incondicional. Portanto, expressa exatamente o amor de Deus personificado em Jesus, que se deu por nós “sendo nós ainda pecadores”. Jesus nos amou de forma incondicional. Assim, seguir o amor é seguir a Jesus reconhecendo Nele o Senhor que nos resgatou do pecado para a vida eterna.
A igreja fiel segue esse Senhor. Ela quer e precisava se relacionar com ele. Necessita ser dirigida por Ele. Por isso, Paulo pelo Espírito orienta a buscar com zelo os dons espirituais. Os dons são manifestações do Espírito Santo que refletem a interação do Senhor Jesus com sua igreja para edificá-la, exortá-la e consolá-la. A ênfase dada ao dom de profetizar é porque a profecia preserva a igreja na revelação, no caminho. A profecia reorganiza a vida do crente e faz um realinhamento de sua vida com a vontade de Deus. Ela é também um sinal para o não crente de que Deus está no meio do seu povo.
Assim, todos os dons têm caráter profético, visto que através deles o Senhor Jesus está falando à sua igreja preservando-a para si, bem como se revelando ao pecador para sua salvação.
É necessário para a igreja procurar com zelo os dons espirituais. Esse zelo visa identificar aquilo que é mais importante nos dons espirituais na igreja que é a profecia, pois a profecia edifica a igreja (I Cor. 14:4). Paulo dá um destaque ao dom de profetizar como aquele que a igreja deve buscar com prioridade, porque ele visa a edificação de todo o “Corpo”.
O caráter profético nos dons sempre vai existir, pois ele representa uma benção espiritual advinda de uma benção física ou material. O Senhor curou o paralitico em Cafarnaum, mas também lhe perdoou os pecados. Todos queriam ver o paralitico andar, mas Jesus estava mais interessado em perdoar-lhe os pecados. Andar é para esta vida aqui, mas pecado perdoado é para a vida eterna. Da mesma forma o cego em Betsaida que Jesus curou, mas recomendou-o a não entrar mais naquela aldeia pecaminosa.
IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA NO CULTO, CONFORME I CORÍNTIOS 14.24-25
  1. – I CORÍNTIOS 14:24
“Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado."
A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA NO CULTO:
Profetizar é falar da parte do Senhor aquilo que veio do Senhor. O texto está relacionado ao momento em que a igreja se congrega. A expressão “se todos profetizarem”demonstra que a profecia é uma manifestação que envolve todo o corpo. A igreja, como corpo de Cristo tem todos os dons que o Senhor Jesus teve e que Paulo lista em I Cor. 12:8-10.
Portanto, o modelo de culto que Paulo ensinava era o modelo do culto profético, onde a participação de todos estava dentro de contexto promovido pelo Espírito Santo. Era um culto público, visto que havia a possibilidade de entrar um incrédulo. Nesse caso, ele seria “convencido de todos”, isto é, convencido pelo corpo, pois o Espírito Santo que opera no corpo é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.
Julgar é confrontar fatos com a verdade. Portanto, no culto profético ensinado por Paulo, “todos julgam”, ou seja, o corpo no culto profético confronta o homem com a verdade da revelação.
APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
O culto profético não é uma criação da igreja Cristã Maranata, mas é bíblico. Deus nos tem feito viver essa experiência. Cada ato do culto deve ser profético e isso envolve a participação toda a igreja. Todos podem participar com dons que vão revelar o contexto de cada culto, de tal forma que cada ato desse culto será profético. O louvor cantado, a oração, a mensagem e a assistência se darão dentro do contexto profético para aquele dia.
Aquele que participa de um culto assim não é convencido por um pregador, mas é convencido pela operação do Espírito através de todo o corpo.
“De todos é convencido” porque é o caráter profético do dom espiritual que convence o indouto ou infiel.
Aquilo que é profético é que vai levar o visitante à experiência de salvação.
  1. – I CORÍNTIOS 14:25
“Os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."
A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA NO CULTO:           
A profecia no culto proposto por Paulo revela os segredos do coração do necessitado. Não há glória para o homem nesse culto, pois quem alcança o necessitado é a profecia. Ele é levado à decisão de adorar a Deus e de testemunhar que Deus está no meio da igreja. Então, o culto profético que Paulo pregava põe Deus como o centro do culto e o homem como necessitado.
Aquele que participa de um culto como esse, não sai impressionado com a eloquência de um pastor, ou com a voz de um cantor, mas sai com a certeza de que esteve num lugar onde Deus se fez presente.
APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
A experiência da igreja com o culto profético se assemelha com aquilo que pelo Espírito Paulo ensinava.
Na busca pelo culto profético alcançamos o projeto de Deus para todos os atos que envolvem o culto. Assim, o louvor, a palavra, os dons entregues e a assistência estão dentro de um contexto profético que atinge o coração do necessitado. Ele não atribui a benção recebida a um homem, mas compreende que Deus falou com ele naquele culto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário