Qual desses dois nomes você escolheria para definir o seu estilo de vida? Icabô ou Ebenézer? Se você escolher “Icabô”, saiba que esta palavra significa “nenhuma glória, derrota”. Mas se escolher “Ebenézer’ então poderá contar com a “Pedra de Socorro” (Jesus Cristo), que é o que este nome significa no original.
I. ATITUDES DE QUEM ESCOLHEU VIVER O ICABÔ:
1.1 — Pratica a maldade
As pessoas que praticam a maldade são consideradas na Bíblia como filhas de Belial (1 Samuel 2.12a). Os habitantes de Sodoma e Gomorra que cercaram a casa de Ló (Gênesis 19.4) e os homens de Gibeá, que abusaram da concubina de um levita (Juízes 19.22-25), são exemplos de filhos de Beijai.
1.2— Não conhece Deus
Os filhos do sacerdote Eli não conheciam a Deus (1 Samuel 2.12b).
Muitas pessoas estão freqüentando há tantos anos a igreja, os seus nomes constam no rol de membros, participam da Santa Ceia do Senhor todos os meses, porém ainda não conhecem Deus!
1.3 — Rouba de Deus e toma para si
Hofni e Finéias, filhos do sacerdote Eli, costumavam roubar na Casa do Senhor (1 Samuel 2.13-17). Estes atos estão explícitos em 1 Samuel 2.14: “...tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si...”
1.4 - Profana a Casa de Deus
O filhos de Eli se deitavam com as mulheres à porta da tenda
da congregação (1 Samuel 2.22).
1.5 — Dá mau exemplo
Devido às suas atitudes maléficas, os filhos de Eli não tinham boa fama entre o povo de Israel. 1 o que diz 1 Samuel 2.24.
1.6 — Não dão ouvidos à voz do Senhor
Hofni e Finéias não ouviram a voz do seu pai. Eles estavam com o coração endurecido, não obedeciam aos conselhos nem devam ouvidos à voz do Senhor (1 Samuel 2.25).
II. QUATRO CONSEQUÊNCIAS PARA AS PESSOAS QUE VIVEM O ICABÔ:
2.1— Serão desprezadas por Deus
Os que honram o Senhor serão honrados, porém os que o desprezam serão desprezados (1 Samuel 2.30b).
2.2 — Perdem a autoridade espiritual
O sacerdote Eli perdeu a autoridade sobre a sua casa, por isso o Senhor cortou o seu braço e o braço de sua casa (1 Samuel 2.31).
2.3 — Passarão necessidades
Por causa da desobediência, a casa de Eli passaria necessidades (1 Samuel 2.32,36).
2.4 — Sofrerão problemas emocionais
Em 1 Samuel 2.33 encontramos expressões, como “consumir os olhos”, “entristecer a alma”. Isto significa problemas emocionais graves. Profunda depressão, angústia e tristeza.
III. QUEM ESCOLHEU VIVER O EBENÉZER DE DEUS DEVE:
3.1 - Converter-se ao Senhor
Esta primeira condição está declarada em 1 Samuel 7. 3.
3.2-Afastar-se da idolatria
Viver o Ebenézer implica fazer o que manda 1 Samuel 7.3b: “... tirai dentre vós os deuses estranhos...”
3.3 — Preparar o coração ao Senhor
O coração é a sede do pensamento, da vontade, dos sentimentos. Então deixemos de fazer a nossa vontade, e façamos a vontade de Deus. Não deixemos que os maus sentimentos nos dominem, porém submeta mo-nos aos mandamentos de Deus. Sirvamos som ente ao Senhor, conforme diz 1 Samuel 7.3: ‘..servi a ele só...”
3.4 — Confessar os pecados
Só pode haver verdadeira conversão se o homem confessar os seus pecados e retirar os deuses estranhos de seu coração. Se agirmos assim, seremos salvos por Jesus (Romanos 10.9).
3.5 — Clamar ao Senhor
Façamos o que está em 1 Samuel 7.8: “Não cesses de clamar ao Senhor...”
3.6 — Sacrificar ao Senhor
Em 1 Samuel 7.9 está escrito: “Então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor...”
O crente que serve a Deus terá de fazer sacrifícios, não brincar de Igreja.
CONCLUSÃO
Que o Ebenézer de Deus esteja sobre todos os crentes que verdadeiramente servem ao Senhor. Icabô é afastamento de Deus, e
Ebenézer, a aproximação de Deus. Façamos a escolha acertada e sejamos vitoriosos.
Autor: Pastor Silas Malafaia
Livro: Pregando poderosamente a palavra de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário