Josué 2, 6: 22-25
Raabe era uma cananéia, uma mulher e uma prostituta que morava na cidade de Jericó na época de Josué.
A história de Raabe é uma história de coragem e defesa das convicções.
Raabe, tradicionalmente retratada como prostituta, salvou dois espias israelitas que haviam sido enviados por Josué para avaliar as defesas da cidade. Raabe deixou um cordão vermelho em sua janela como um sinal para os soldados israelitas (Josué 2: 1–7)
Por que Raabe arriscou sua vida para salvar os espias? Raabe e todos os outros habitantes de Jericó sabiam que Josué e as tribos hebraicas atacariam. Raabe fez um acordo com os espiões para salvar a si mesma e sua família (Josué 2: 8-14).
Os cananeus sabiam que Josué estava vindo, e que Deus havia prometido Jericó ao Israelitas. Embora Raabe não fosse judia, quando ouviu a história, ela passou a acreditar em Deus como o único Deus verdadeiro, e por isso ela protegeu os espias de Josué do Rei de Jericó quando ele veio explorar a cidade, arriscando sua vida. Ao longo de sua história, Raabe nos mostra sua fé em Deus por meio de palavras - “o Senhor, o teu Deus, é Deus em cima nos céus e em baixo na terra” (Josué2:11) - e ações (ela esconde os homens de Josué, e pendura uma bandeira vermelha em sua janela como um sinal de sua fé). Quando Josué conquista Jericó, a vida de Raabe e de sua família é poupada.
A Sabedoria de Raabe
- a. Ela escondeu os espias -2: 4-6
- b. Ela enviou os homens do rei na proverbial
- c. Ela disse a eles como iludir os homens do rei -2: 16
Objetivos de Raabe
- 1. Ela desejava que ela e sua família fossem poupadas –vs. 12-13
- 2. Os homens concordaram em protegê-la e à sua família
- 3. O cordão escarlate deveria ser colocado na janela
- 4. Todos tinham que estar na casa
- 5. O negócio dos homens tinha que ser mantido em segredo vs. 17-21
Raabe é lembrada por ser um grande exemplo de fé:
Lições aprendidas com Raabe
- Ela e sua família foram poupadas porque ela acolheu os espias.
- Ela se casou com Salmon
- Ela se arrependeu
- Ela está na genealogia de Jesus - Mt 1: 5
Talvez. Só Deus conhece seu coração. Mas Raabe passou a se juntar ao Família israelita, casando-se com a tribo real de Judá.
Seu filho era Boaz, e os dois tornaram-se ancestrais de Cristo, nomeados na genealogia de Mateus. É difícil dizer onde está o coração de Raabe começou nesta jornada de fé, mas a inspiração do Espírito Santo registra nas Escrituras que Raabe era uma mulher de fé.
Talvez haja algo no ditado social "Finja até conseguir". Nossos atos podem guiar corações mais relutantes: a felicidade gera felicidade, e atos de fé, fé.