28 janeiro 2024

O Pecado de Absentismo

 Das muitas características diferentes da igreja, uma é a de ser o corpo de Cristo. Talvez essa metáfora seja a mais ilustrativa na primeira carta de Paulo aos Coríntios.

Em I Coríntios 12:14-16, Paulo escreve: "Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo"

Somos todos membros do grande corpo de Cristo, a igreja. Cada um de nós tem um papel especial a desempenhar dentro do corpo de Cristo. Cada um de nós é importante. Cada um de nós é necessário.

A ilustração que Paulo usa é esta: Pensar sobre a igreja como se fosse seu próprio corpo pessoal.

Há alguma parte do seu corpo que não é necessária?

Uma vez eu tinha uma unha encravada no meu dedão do pé. Eu tentei corrigir o problema sozinho com um canivete, mas acabou piorando as coisas. Eu finalmente decidi que eu precisava ir ao médico e faze algo sobre isso porque estava começando a mudar de cor. O médico cortou metade da minha unha, só para corrigir esse problema, e isso afetou todo o meu corpo por várias semanas.

Quem teria pensado que a metade de uma unha do pé era tão importante?

Quando olhamos com os olhos do Espírito, vemos que cada membro da igreja é importante e quando é retirado do corpo causa danos ao corpo.

Espiritualmente podemos não ser mais do que meia unha, mas quando somos tirados do corpo, fere o corpo inteiro.

Com esse pensamento em mente, vamos observar Hebreus 10:24-26. "e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.

Símbolos satânicos no nosso dia a dia

 Nome:A mancha louca

Principalmente utilizado por: Nova Era.
Usada principalmente em automóveis. É uma gota de sangue em zombaria ao sangue redentor de Jesus Cristo.
o mais divulgado símbolo do satanismo da Nova Era. Dizem que tem o objetivo de vulgarizar o sangue de Jesus Cristo. Iguala-se ao desenho irregular de um líquido ao cair sobre uma superfície plana. Conhecida também como mancha de sangue.

Essa imagem de mancha usada em 2005/2006 pelo sabão em pó OMO seria uma referência ao símbolo acima? Veja:


Principalmente utilizado por: Nova Era; Maçonaria.

Nome:"Pé-de-galinha" ou "Cruz de Nero"

A Cruz de Nero é uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Simboliza a "paz" sem Cristo. É uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies e também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa "uma árvore de cabeça para baixo".
Representa a vitória [que não existiu] de Satanás sobre a cruz de Cristo (Satanás é O Enganador). Utilizado nos rituais de magia negra.
Este símbolo é utilizado também pela Maçonaria.

Nota: Este símbolo aparece em um episódio do desenho Johnny Quest, em que uma personagem o tem tatuado na parte de cima/fora da mão. Na história ela fora roubada e cresceu numa família que a queria para dar continuidade à uma guerra que tinha com outra família; mas no desenho eles encararam o símbolo como sendo "o símbolo da paz" (talvez uma forma discreta e sutil de introduzi-lo no subconsciente do telespectador). Esse episódio é o pior que eu já vi, pois além desse símbolo aparece nada mais nada menos que um demônio (sim, este é um desenho infantil!!!), da forma mais explícita possível (aquela coisa monstruosa com cara de bode e grandes asas como de morcego - algo como um gárgula, só que grande e mais feio/assustador).

Antes eu tinha esse desenho como um exemplo de que eles (os desenhos) podem ser legais e ao mesmo tempo não passarem nenhuma mensagem subliminar satânica ou ocultismo, mas ao assistir a este episódio pude ver como hoje em dia é assustadoramente comum ver coisas como um demônio em um desenho-animado infantil...

Principalmente utilizado por: Nova Era; Satanismo.

Nome: Anarquia

O movimento prega a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema. Declara a anarquia do inferno a essas organizações que resistem à adesão universal.
Marca registrada de Satanás: um círculo traspassado por três traços em diversas direções. O nome diz tudo. Representa a confusão, o caos, a desordem, a rebeldia.
Segundo o livro "Filho do Fogo", este símbolo é também o símbolo do "Asmodeo", um dos 4 príncipes de Satanás.
É um dos mais usados em diversos produtos pessoais, como roupas.

Principalmente utilizado por: Nova Era; Satanismo; Maçonaria.

Nome: Mão chifrada

Usado por artistas ligados à música (principalmente rock'n'roll) e seus fãs. Simboliza o louvor em rituais satânicos.
Sinal secreto para invocação de demônios. Simbologia muito em voga. Tem sido usado como saudação. Esses símbolos são rapidamente assimilados pelos jovens.

Principalmente utilizado por: Nova Era; Maçonaria.

Nome: "Ankh" ou "Cruz com laço" ou "Cruz egípcia"

Antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual. Também é conhecido por bruxos como a "Cruz Ansata", utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação.
Simboliza o desprezo da virgindade, troca da parceiros conforme a escolha pessoal. O movimento Nova Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos "deuses" promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.

Principalmente utilizado por: Nova Era; Maçonaria; Bruxaria.

Nome: "Yin/Yang"

Representa a criação em pleno equilíbrio inicial. A parte superior da senóide representa a polaridade positiva, e se decai progressivamente até se tornar negativa. A idéia do símbolo é indagar quando é que algo deixa de ser positivo para se tornar negativo. Define-se que um lado sempre contém algo do outro. Nada é totalmente bom e nem totalmente mal.
Representa o equilíbrio entre as forças contrárias. O bem e o mal são a mesma coisa, apenas são vibrações altas ou baixas. Assim, a Nova Era afirma que Deus e Lúcifer se completam, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.
O negativo e o positivo. Equilíbrio das energias cósmicas; os dois extremos da vida: o bem e o mal. Representado por uma circunferência dividida por uma parte branca e outra preta. Sugere a possibilidade de harmonia entre o bem e o mal, entre as trevas e a luz. Em outras palavras, ensina que o diabo não é tão ruim como se fala. O símbolo representa as duas forças integrantes do Universo: "yin", força negativa ou feminina; "yang", força positiva ou masculina, segundo um princípio filosófico surgido na China há milhares de anos. A alternância entre o "yin" e o "yang" constitui a base da tradicional crença chinesa no processo cíclico de nascimento e dissolução e na interdependência entre o mundo da natureza e a vida do homem. "Yin/Yang" são, na filosofia oriental, as duas forças complementares, ou os dois princípios, contrários que se harmonizam, que abrangem todos os aspectos e fenômenos da vida (Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.)
Nota: Podemos vê-lo em marcas de roupas e bijuterias, por exemplo.

Principalmente utilizado por: Nova Era.

Nome: Arco-íris (pela metade)
É o símbolo principal da Nova Era, mas apresentado só a metade! Ele representa a ponte entre a alma humana individual e a "Grande Mente Universal" ou "Alma Universal", que é Lúcifer. Também é considerado como "Ponte Mental" entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala, governada por Lúcifer. Na Bíblia, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.
A Nova Era está sempre tentando avacalhar os símbolos do Cristianismo.

Principalmente utilizado por: Nova Era; Maçonaria.

Nome: Fita entrelaçada infinita

Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os nova erinos, envolvendo pessoas ou organizações. É usado para uma melhor obediência entre os aliados do movimento Nova Era.

Significa ainda interação entre o bem e o mal e do homem com as forças do cosmo; o homem unido a outras dimensões; a unificação de todos os setores na Era Aquariana

A Fig.2 acima é um símbolo usado pela Maçonaria. Talvez seja uma variação do símbolo da Fig.1.

Nota: Repare que além de tudo, se analisarmos estes símbolos veremos facilmente três algarismos "6" entrelaçados, como citamos na página do símbolo intitulado Número da besta.
Este símbolo é também utilizado aqui no Brasil pelo banco Unibanco

Nome: O sinal do Pink Floyd
Este símbolo é representado por um boneco espiando sobre um muro.

Representa Satanás olhando para as pessoas que ainda não se decidiram por ele.

Relaciona-se à queda do muro de Berlim e ao conjunto de rock'n'roll Pink Floyd, formado na Inglaterra em 1966, que gravou músicas de conteúdo satânico como "Corra como o diabo", "O Gnomo", "Confortavelmente Anestesiado" e outras.

http://www.tabernaculonet.com.br/

Símbolos da Nova Era

 Nova Era: Símbolos e significados

A humanidade ao longo de sua existência desenvolveu uma relação de intimidade com o sobrenatural, exteriorizada no culto a Deus e consequente observação dos princípios Bíblicos ou no culto às mais diversas divindades originadas no paganismo e nas religiões que se distanciaram dos preceitos apresentados na Bíblia.

A humanidade criou uma série de símbolos, que através do principio de analogia, representa ou substitui a crença ou rituais; por meio da simbologia mística é possível evocar os seres espirituais.

Veja a seguir alguns símbolos que representam os costumes e práticas ligadas à Nova Era.

Símbolo da Besta

Este número tem qualidades sagradas e por isso, deveria ser usado com maior frequência possível para representar a Nova era, segundo os ensinamentos da Alice Bailey, suma-sacerdotisa da Sociedade Teosófica.


Arco-íris

É o símbolo principal da Nova Era, mas apresentado só a metade! Ele representa a ponte entre a alma humana individual e a "Grande Mente Universal" ou "Alma Universal". Também é considerado como "Ponte Mental" entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala. Na Bíblia, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.


Yin Yang

A representatividade chinesa do macro e microcosmos e das duas energias que regem das duas energias que regem o mundo, yin e yang; o feminino e o masculino; o bem e o mal; a ordem e o caos; - energias opostas que se complementam. A força intrínseca do Universo convertendo-se ora em uma, ora em outra.


Fita entrelaçada  Sem Fim

Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os nova-erinos, envolvendo pessoas ou organizações. É usado para uma melhor obediência entre os aliados do movimento Nova Era.


Borboleta

A borboleta é o símbolo próprio dos adeptos da nova era ou dos "aquarianos". Como a lagarta entra no casulo, transforma-se e sai em forma de borboleta, assim a humanidade passa de uma era antiga, transforma-se em todos os sentidos e entra na nova era.


Signo de Lúcifer

Este sinal é o símbolo da bandeira de Lúcifer. O círculo representa o planeta Terra como reino de satanás. O ponto são os homens, instrumentos a serviço deste reino.

 


Hexagrama em círculo

É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com as forças cósmicas.

 

 


Hexagrama de dois triângulos entrelaçados

Formado por dois triângulos entrelaçados (Este símbolo não é a "Estrela de Davi", cujos triângulos são sobrepostos). Simboliza os processos de involução e evolução. Com efeito; o triângulo que aponta para baixo, apresenta a involução da energia divina que desce às formas mais boçais, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres quer entendem a se divinizar cada vez mais.


Estrela de cinco pontas

As duas pontas para cima, significam Lúcifer e seu reino; duas pontas para baixo, significa o homem como deus, no lugar de Deus. É símbolo da adoração a Satanás já estabelecida em várias partes do mundo.

 


Chifre

Usado em colares, pulseiras, brincos, etc. Simboliza o afastamento de fluídos negativos (mal olhado, olho gordo...).

 


Mão chifrada

Usado por artistas ligados a um determinado ritmo musical e seus fãs. Simboliza o louvor em rituais satânicos.

 


Cruz virada para baixo

Usado por grupos de Rock e adeptos da Nova Era. Simboliza zombaria da cruz de Jesus.

 


SS

Usado por grupos nazistas em roupas, broches, tatuagens, etc. Simboliza o louvor e invocação de satanás.

 


Raio

É o reconhecimento do poderio de satanás, senhor Satã, e a disposição de estar a seu serviço.

 


Besouro

Símbolo que mostra que a pessoa que usa tem poder dentro do satanismo.

 


Lua-estrela

Usados em roupas, adereços, artes e também em centros espíritas. Simboliza poder para transportar através do cosmos.

 


Pirâmide

É tida como elemento que capta a energia cósmica e beneficia as pessoas dando sorte nos negócios.

 


Olho de Lúcifer

Simboliza o olhar de satanás sobre as finanças do mundo. ( ver nota de um dólar).

 


Cruz suástica

Para o Movimento Nova Era simboliza o movimento cósmico. É bem conhecida sua conotação com a pessoa de Adolf Hitler e seu movimento nazista que dizimou milhões de seres humanos na Segunda guerra mundial. É conhecido, também no Brasil e em outras partes do mundo, o renascimento deste movimento nazista. A cruz suástica é inspiração de chamberlain, um vidente satânico e conselheiro de Hitler. Foi ele que inspirou a Hitler as idéias de um reino de terror e poder.


Anarquia

O movimento prega a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema. Declara a anarquia do inferno a essas organizações que resistem à adesão universal.

 


Cruz Satânica ou Cruz da confusão

O nome por si já diz o que significa, qual o seu uso, e o objetivo do porque usa.

 


Cruz de Cabeça para Baixo

É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Simboliza a "verdadeira" paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. E esse símbolo simboliza a Igreja de Satã nos Estados Unidos.


Urano

Amor à natureza que se expressa através dos movimentos ecológicos. Urano simboliza a harmonia com o cosmo, adoração à deusa Gaia, o que eles chamam de "Lado feminino de Deus".

 


Unicórnio

É o símbolo da liberdade e promiscuidade sexual: homossexualismo, lesbianismo, heterossexualismo, fornicacionismo, sexo grupal, etc.

 


Cruz com laço

Simboliza o desprezo da virgindade, troca da parceiros conforme a escolha pessoal. A Nova Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos "deuses" promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.


Casal Transpessoal

Símbolo do fim do casamento representado pela letra Omega, última letra do alfabeto grego. Os adeptos da Nova Era dizem que o ser humano não deve pertencer a nenhuma família possessiva, mas deve ficar sempre livre para buscar outros parceiros.


Pomba com Ramo

Simboliza a paz à qual tendem os aquarianos, na esperança de que as águas de Peixes sequem para dar lugar à Nova Era.

 


Cabeça de bode

É um símbolo de zombaria, contrário ao cordeiro de Deus "Jesus".

 

 


Mancha

Usada principalmente em automóveis. É uma gota de sangue em zombaria ao sangue redentor de Jesus.

 


Netuno

Simboliza a transformação das crenças. A cruz para baixo significa que todas as crenças serão destruídas para que o planeta Terra seja governado por Maitreya o "Novo Messias".

 


Plutão

Simboliza a "união planetária, construção da "Aldeia Global", é o novo nascimento do planeta Terra com a união sem fronteiras, acima de credos, cor e raça. Simboliza também a "paz universal " dentro da nova era.


Olho de Lúcifer

Usado em roupas e outros meios. Simboliza o olho de satanás vendo tudo e chorando por aqueles que estão fora do seu alcance (judeus e cristãos principalmente).

 

 

Elias R. Oliveira

A igreja e o carnaval: A Reação da Igreja

 Está chegando uma data que marca intensamente o calendário nacional, o carnaval. Já se sabe que essa festividade não é somente sobre cores, ritmo, arte e cultura. Há o outro lado da “festa”.  É um período em que a nação chora muito, pois testemunha milhares de acidentes, mortes e todo tipo de crime acontecendo de forma aumentada. Por outro lado, Deus quer usar a sua igreja para transformar essa realidade.

O som do tamborim pode ser para Jesus: “Comecem o louvor, façam ressoar o tamborim” (Salmo 81.2), como quando Miriã pegou o seu instrumento de percussão e dançou após a travessia do Mar Vermelho: “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando” (Êxodo 15.20). Quem tem alegria verdadeira não pode contê-la, mas levar para quem realmente precisa.

Se a igreja se enclausura, não há som de salvação, ritmo da esperança, desfile da fé, esperança e amor. Se a luz dissipa as trevas, o melhor lugar para ela estar é aonde há trevas. Não há dúvidas de que um cristão gosta mais de estar no ambiente de adoração e comunhão, no qual o povo de Deus se encontra. Mas quando Jesus enviou os seus discípulos, os avisou: “Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos” (Lucas 10.3). Isto é sobre doação e não sobre conforto.

Por que fazemos Reação?

O que fazemos como igreja nesse período é uma reação ao exemplo da vida de Jesus, ao convite de doação que Ele nos faz. É uma reação por amá-Lo, por querer que Seu Reino venha sobre as nossas cidades e sobre a nossa nação. Todos os anos, temos vidas salvas nas ações de evangelismo em meio ao carnaval. Já estamos salvos em Cristo, mas estamos aqui para isso: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações” (Mateus 28.19a). Em 2012 foram quase 600 novos discípulos, alguns deles estrangeiros que estavam no Brasil. Este ano, esperamos muito mais.

O que acontece no carnaval no Brasil, ainda que muitos dos participam não tenham plena consciência disso, é a representação da influência maligna durante todo o ano. É papel da igreja, portanto, se posicionar espiritualmente contra as trevas espirituais. Quando anunciamos Jesus e profetizamos vida em um momento como esse, isso afeta o governo espiritual da nação. Não é por mero acaso – visto o posicionamento da igreja de Cristo aqui e em todo o Brasil –  que esse ano muitos carnavais foram cancelados, por diversos tipos de impedimentos. A Revista Exame publicou a notícia com o seguinte título: “Carnaval sob perigo”. Não dá para ler uma publicação assim sem a perspectiva espiritual. Há muitos seguidores de Jesus que têm cumprido o seu papel, há uma reação da igreja de Jesus acontecendo. Deus está fazendo algo novo e o melhor ainda está por vir!

Veja quantos carnavais cancelados em todo o país:

-       No Vale do Paraíba: São José dos Campos, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Guaratinguetá. Taubaté reduziu a programação a um só dia.

-       Outras regiões de São Paulo: Marília, Sorocaba, Itaquaquecetuba, São Carlos, Presidente Epitácio e Porto Feliz.

-       Capitais estaduais: Florianópolis e Maceió

-       Mais de 20 municípios no Rio Grande do Sul

-       Petrópolis e Ilhéus. Há cancelamentos anunciados ainda em cidades de Minas Gerais, Paraíba e Rondônia.

A sua reação

Nos dias 08 a 12 de fevereiro acontecerá o Reação 2013, conferência na qual nossos jovens farão a diferença em 10 cidades da nossa região. O Reação também tem o propósito de reunir a juventude para celebrar o propósito da vida e inspirá-los para uma vida elevada, ao lado de Jesus. Já se tem notícia de muitas igrejas que foram inspiradas pelo Reação a fazer algo também para transformar suas cidades. Foram os casos de igrejas em Caçapava, Araçatuba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Juiz de Fora e outras cidades em Minas Gerais e Amazonas.

Ore, mobilize e participe! Faça parte do mover de Deus. Confira a programação no site “elevesuavida.com”. Participe desta história cujo desfecho, pela fé, já podemos ver: o Brasil deixa de ser o país do carnaval.

Vamos juntos, viver pura doação no Reação 2013.

http://pibnet.com.br

A Origem Obscura do Carnaval

 É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio - o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida?

Satanás e tão astuto que traz para todas as culturas e povos um modo de ser adorado, e ainda mais, faz com que ações sejam tomadas para afirmar sua posse sobre a terra (Mateus 4:8 e 9).

Para entendermos um pouco mais, vamos até a raiz do mau, para termos esclarecimento de toda artimanha bolada pelo inimigo:

Os povos pagãos antigos homenageavam seus deuses greco-romanos em grandes festas. Entre elas, existiam as saturnias (para o deus Saturno) e os bacanais (para o deus Baco, na mitologia romana, conhecido também como Dionísio, na mitologia grega). Essas comemorações, geralmente realizadas em novembro e dezembro, eram regadas a muito vinho e com direito a orgias diversas.

Nos primeiros séculos a Igreja Católica não tinha expressão dentro do mundo greco-romano. Somente no século 4, o imperador Constantino publica o Edito de Milão (313 d.C.), que torna o catolicismo a religião oficial do Império e proíbe a perseguição de cristãos. A partir do século 4, a Igreja cria uma estrutura mais forte e elabora um cronograma oficial para as festas litúrgicas "Natal, Quaresma e Páscoa" dentro do calendário Juliano

Como a Igreja pautava-se nos padrões éticos e morais, não permitia uma série de coisas na Quaresma, como a realização de bacanais e saturnias. Então, as pessoas passaram a aproveitar o último dia antes do início da Quaresma para fazer tudo a que tinham direito. O carnaval é realizado justamente neste período e remonta as características das festas pagãs.

Vários estudiosos já tentaram explicar a origem da palavra carnaval. Entre as aceitas está carnelevale, do dialeto milanês, que significa tempo em que se tira o uso da carne. O carnaval é propriamente a noite anterior à Quarta-feira de Cinzas, quando começa o período de abstenção de carne, por parte dos religiosos.

Sabemos que com Constantino ( Imp. Romano que se converteu ao Cristianismo para não perder o controle do Império), veio todo o tipo de abominação e idolatria para dentro da Igreja, e se misturou ao culto Cristão formas de adoração pagã. Satanás usou esse imperador Romano, ambicioso e idólatra, para ter uma porta aberta para desviar o culto prestado ao único DEUS e leva-lo a ser prestado aos "santos", que na verdade, são castas de demônios, principados e potestades que se encontram por de traz de cada imagem, e que na verdade estão recebendo aquele culto dito Cristão.

Ao pesquisar mais sobre a origem do carnaval, descobri que antes das Saturnálias (Romanas), no Egito, no período da estação do outono realizava-se a festa do boi Apis (animal sagrado).

Escolhia-se o boi mais belo e todo branco o qual era pintado com várias cores, hieróglifos e sinais cabalísticos(branco=pureza, então, pintar o boi significa torna-lo impuro). O boi era conduzido pelas ruas, e levado até o rio Nilo, onde era afogado. Em procissão, sacerdotes, magistrados, homens, mulheres e crianças, fantasiados grotescamente, iam atrás dele(o boi) dançando, cantando em promiscuidade até seu afogamento.

Na mitologia Grega, Júpiter, se fez passa por um boi, seduziu a princesa Europa e a conduziu para o mar até uma praia deserta onde à possuir.

É fato que os relatos estão entrelaçadas, pois os demônios que atuavam no Egito em forma de deuses, são os mesmos que atuaram na Grécia, em Roma e em Babilônia.

Mas as Saturnálias são as comemorações carnais, que mais se assemelham ao carnaval do Brasil.

A Saturnália iniciava-se com César, escolhendo o soldado mais belo, para coroa-lo rei durante os quatro dias do festejo. Esse rei era chamado de Momo. Durante seu reinado era praticado, sobre o seu comando, todo tipo de glutonaria, bebedeira e lasciva, no término das festividades, ou seja no final do quarto dia, o rei Momo era sacrificado de forma brutal no altar de Saturno.

Carnaval - Festa da Carne

 Mais uma celebração vem por aí. O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval. Normalmente esta festa da carne, esta celebração pagã acontece no mês de fevereiro de cada ano. Em todas as cidades e principalmente nas capitais, milhares de pessoas se preparam para o tão sonhado acontecimento. Em algumas regiões semanas inteiras são dedicados aos foliões que se habilitam a percorrerem as principais avenidas atrás de um carro de som extravasando suas emoções e suas paixões carnais.

Um Site da Bahia faz o seguinte convite: "Pule o carnaval Carnal, lúdico, dilacerador, espiritualizado, físico, o Carnaval da Bahia é a maior festa urbana do Brasil, criada e mantida pelo povo. Uma manifestação espontânea, criadora, livre, pura, onde todos são-com maior ou menor competência-sambistas, frevistas, loucos dançarinos, na emoção suada atrás do som estridente, eletrizante, do trio. Ou no ritmo calmo, forte, tranqüilizante, orientalizado, do afoxé, incorporado num só movimento. Um ato de entrega, de transe e êxtase, de liberação de todas as tensões reprimidas e da envolvência absoluta entre o real e o fantástico, capaz de, num único e frenético impulso, balançar o chão da praça."

Fantasias das mais variadas cores extravagantes e modelos com criatividades sem precedentes, desfilam pelas passarelas. O culto à sensualidade já marca o compasso de espera e é a marca registrada dos componentes, dos integrantes das escolas de samba que desfilam seus carros alegóricos em meios às luzes dos refletores e câmaras de TVs tentando focar os corpos desnudos das mulheres em meios aos gritos desconexos vindo das arquibancadas abarrotadas de multidões esperando suas escolas passarem para serem aclamadas e reverenciadas como um culto explicito ao paganismo declarado.

Durante quatro dias toda esta movimentação aparentemente harmoniosa com ritmos atordoantes e alucinantes regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração de seus participantes nos variados clubes das noites, na esperança de poderem neste espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus às suas luxurias, na ignorância de que na quarta-feira confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas, serão de seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Talvez você não concorde comigo, porém Infelizmente o maior inimigo do ser humano é a sua ignorância. A ignorância têm cegado o entendimento, a lucidez da mente, porém Deus declara com muita rigidez em sua Palavra, a Bíblia as seguintes advertências:

"O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração". Números 14:18

os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz".   Romanos 8.5-8,12-14


Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade par dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências". Gálatas 5:13,24

"Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna".   Gálatas 6:8


Amigo(a) internauta. No período de carnaval do ano 1976 eu me preparava mais uma vez para celebrar esta festa pagã com meus primos, quando Deus mudou radicalmente a história da minha vida. À convite de meu irmão Nilson R. Gouvêa escolhi participar naquele ano de um retiro de jovens em um local chamado Acampamento Clay na cidade de Paracambi-RJ. Em meio a vários jovens, Deus restaurou a minha vida naqueles dias. Deu-me uma nova visão da Vida Eterna, perdoou os meus pecados. A seguir Deus me preparou, me capacitou, me deu uma esposa maravilhosa, filhos maravilhosos e um ministério que pretendo continuar desenvolvendo com a Graça Dele até os últimos dias da minha vida. Nestes vinte e oito anos de vida com Deus não me arrependo um só instante daquele período de carnaval em que tomei a mais sábia decisão de todos os tempos, ou seja, Entregar-me sem reservas a Único e Soberano Deus dos deuses, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Naquela oportunidade impar lembro-me da declaração de entrega que fiz ao Senhor. Eu disse para Ele com toda sinceridade:"Senhor. Eis a minha vida em tuas mãos. Faz da minha vida aquilo que tu queres". Todas as bênçãos que tenho continuadamente obtido do Senhor teve a sua origem nesta simples, porém sincera declaração de entrega.

Hoje querido(a) amigo(a) Deus está lhe dando uma oportunidade através deste breve comentário. Ele quer que você mude, cancele os seus planos de "se envolver neste carnaval". Tome a melhor decisão de sua vida. Escolha Jesus Cristo.

Veja que você pode fazer:

  • Se arrependa de seus pecados
  • Confessa-os ao Senhor

  • Peça que Jesus faça morada em sua vida
  • Ande em novidade de vida.

Tome uma decisão inteligente e racional. Saia da ignorância e pare de ouvir os pedidos do diabo para que você se envolva mais uma vez este ano. Jesus está pronto para libertá-lo (a) desta prisão que você se encontra. Venha para a Vida, Venha para Jesus.
A verdadeira vida você só encontra em Jesus.
A verdadeira alegria está em Jesus
A verdadeira paz é Cristo Jesus

Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Em minhas palavras finais quero incentivá-lo (a) a procurar uma Igreja evangélica mais próxima de sua casa.

Veja a programação desta Igreja para o período de carnaval. Se inscreva nas atividades. Mude a sua trajetória radicalmente e me conte depois o que Deus fez em sua vida. Eu tenho a certeza absoluta que Jesus Cristo não vai decepcioná-lo (a). Sua vida não vai ser mais a mesma. Você vai experimentar a presença, a unção saudável do Espírito Santo em sua vida. Tudo vai ser diferente e coisas antigas vão ficar definitivamente para trás no passado

Autor: Pr Nélson R.Gouvêa