07 setembro 2025

Visão

 Abraão capta o que vê (Gn 12.1—22.4)

Enquanto discípulos centram sua atenção em desafios próximos, líderes vêem o futuro à distância. Eles sonham os sonhos não apenas do que pode acontecer agora, mas também o que poderá acontecer no próximo ano, na próxima década, até mesmo na próxima geração.

Quando Deus disse a Abraão para deixar o conforto do seu lar em Harã, seus parentes e tudo mais que lhe era familiar para fizer um novo começo em outra terra (Gn 12), Abraão captou uma visão. Deus deu a Abraão a esperança de ser pai de uma grande nação; de fato, Deus disse que Abraão se tornaria pai de muitas nações! Abraão sentiu-se impulsionado para seguir essa grande visão, mesmo quando não possuía nenhuma evidência em que se apoiar.

Lições de Abraão sobre a visão

Observando Abraão em Gênesis 12—22, podemos aprender o fundamento para uma visão dada por Deus. Uma visão deve:

1. Começar com as prioridades de Deus (Gn 12.1-2). Deus começou a visão, não Abraão. Quando líderes começam com a visão de Deus, eles podem mais facilmente manter a direção e conservar puros os seus motivos.

2. Estar ligada à identidade do líder (Gn 15.2-4). A visão recebida por Abraão serviu com exatidão para ele e Sara; preencheu as necessidades e desejos desse casal estéril. Mais do que isso, seu cumprimento beneficiaria outros.

3. Incluir outros (Gn 12.2-3). Uma visão de Deus sempre envolve e abençoa outros. O Senhor disse a Abraão que ele seria abençoado a fim de abençoar muitas nações, o que se cumpriu com exatidão através do nascimento de Cristo muitas gerações mais tarde.

4. Ser maior do que o líder (Gn 17.1-8). Enquanto Abraão quis arranjar um filho para ser herdeiro, Deus quis que ele fosse pai de nações. A esperança foi muito além dos sonhos mais ousados de Abraão (e de suas próprias capacidades). Essa grandiosa visão exigiria mais tempo para se cumprir do que a duração da vida de uma pessoa.

5. Estar ligada às convicções mais profundas do líder (Gn 18.9-12). A visão que conquistou o coração de Abraão espelhava os seus valores mais fortes, inclusive o seu desejo de ter uma família e terra.

6. Ser tangível e facilmente comunicável (Gn 15.5). Deus deu a Abraão um quadro tangível da visão: Olha para a areia na praia do mar, Deus disse, e para as estrelas no céu. Esses objetos serviram como recursos visuais para Abraão emoldurar e completar a visão.

7. Ter valor eterno (Gn 17.19-20). A visão de Abraão foi muito além do tempo de sua vida na terra e incluiu muito mais do que riqueza e fama. Sua visão afetaria o destino eterno de milhões

06 setembro 2025

Comunicação


 Adão falhou em manter-se ligado a Eva. (Gn 2.15-17; 3.1-6)

Em Gênesis 3, vemos um líder que falhou em uma área que é crucial para todos os líderes: a comunicação. Ao falhar na comunicação efetiva com sua esposa, Adão desempenhou mal seu papel de primeiro líder espiritual da raça humana. Deus disse claramente a Adão que uma certa árvore se encontrava fora dos limites: "De toda árvore do jardim comerás livremente," Deus lhe disse, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16-17). No momento em que Adão recebeu esse mandamento Eva não estava presente; segundo Gênesis 2, ela ainda não havia sido criada. 

Conseqüentemente, cabia a Adão passar adiante o que Deus tinha dito. Por que Adão não comunicou claramente as instruções de Deus a Eva? Por que a quebra na linha de comunicação: Certamente, Eva não entendeu completamente o que aconteceria se ela comesse da fruta proibida. Considere sua resposta confusa dada à serpente: "Disse Deus: 'Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais'" (Gn 3.31 Eva acrescentou a frase: “Nem tocareis nele” e “para que não morrais.”) Deus nunca disse tal coisa. Portanto, de onde ela conseguiu sua informação deturpada?

Talvez a brincadeira do "telefone sem fio" possa lhe dar uma "dica". “Alguma vez você participou dessa brincadeira” Pessoas sentam-se em círculo. Uma pessoa sussurra uma mensagem no ouvido da pessoa ao seu lado; essa pessoa por sua vez, sussurra as palavras no ouvido da outra pessoa, e assim a mensagem é passada adiante no círculo Quando a última pessoa sussurra a frase no ouvido da pessoa com quem começou a brincadeira, muitas vezes se revela uma enorme distorção da mensagem.

Cinco motivos da falha de comunicação de Adão

A comunicação entre Adão e Eva foi deturpada de maneira semelhante. Sua mensagem se perdeu por cinco motivos básicos:

1. Ele ignorou alguns detalhes na mensagem que devia comunicar.

2. Ele permitiu que a voz de Eva o influenciasse mais do que a voz de Deus.

3. Ele falhou em ser responsável na sua comunicação.

4. Ele esqueceu o que Deus tinha dito a respeito das conseqüências da desobediência.

5. Ele não assumiu a responsabilidade pelos resultados da sua comunicação falha.

Aprendamos do erro de Adão. Talvez você seja um bom orador, mas é de se perguntar se você é um bom comunicador? Você presta bem atenção ao que Deus lhe diz? Dá a devida atenção aos detalhes? Quando você lidera, certifica-se que sua audiência capta a mensagem? E você assume a responsabilidade por aquilo que Deus lhe confiou?

NASCIDO PARA LIDERAR!


 Texto Gn 1.26-31

Você e eu nascemos para liderar. Dê uma olhada em cinco observações baseadas em

Gênesis 1.26-31. Elas sugerem o nosso potencial recebido de Deus:

1. O fato de termos sido feito à imagem de Deus significa que fomos criados para liderar(v. 26).

 Depois que Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem," ele acrescenta: "Tenha ele domínio..." Uma das maneiras de refletirmos a imagem de Deus é pela liderança.

2. Deus ordenou que tanto o homem quanto a mulher tivessem domínio (v. 27). 

Tanto o homem bem como as mulheres receberam a habilidade e a autoridade de liderar. A liderança não pertence a certo gênero.

3. Devemos governar a terra, mas não necessariamente pessoas (v. 28). 

Não recebemos a ordem de governar uns aos outros, mas de governarmos as criaturas da terra. A história é, em grande parte, um reflexo de como homens e mulheres perverteram os seus papéis recebidos de Deus, tentando governar um ao outro.

4.Todos nós devemos servir uns aos outros nas áreas de nossos talentos e do propósito(v. 29-30).

 Deus criou todas as coisas para um propósito. Nosso propósito geral é liderar, mas cada um de nós deve perguntar a Deus: "Qual é o meu propósito específico"?

5.A liderança de cada pessoa é melhor exercida na área do seu talento (v. 31). 

Quando descobrimos os nossos talentos, naturalmente lideraremos naquelas áreas onde somos mais produtivos, intuitivos, sentimo-nos mais confortáveis, exercemos mais influência e nos sentimos mais satisfeitos