26 setembro 2025

Diante as tragédias o que fazer?

 Neemias nos mostra como reagir diante à tragédia. Sua tragédia foi que a sua terra natal tinha sido destruida, o muro de Jerusalém tinha sido derrubadi. Essa notícia o golpeou duramente.

Diante à tragédia reagiu

I. Neemias chorou e lamentou. Devemos ter um  tempo para chorar e lamentar. 1:4

A. Não há problema em chorar.

B. Devemos muitas vezes expor nossos sentimentos de tristeza.

C. Não é um sinal de fraqueza expor   a nossa tristeza.

D. Uma pessoa saudável emocional, tira tempo para chorar quando necessário.

II. Neemua meditou. Devemos ter um tempo para meditar. 1:4b – 11.

A. Meditar fazendo uma confissão

B. Meditar fazendo uma petição

C. Meditar fazendo uma intercessão

D. Meditar fazendo uma introspecção

III. Em seguida, devemos agir. 1:11b - 2:8

A. Não fique preso no processo da tragédia 

B. Faça o que puder sobre a situação, dirigido por Deus, em Seu tempo.

C. A ação é a melhor terapia para a tristeza. comece ou mantenha-se ativo no sentido de ajudar outras  pessoas com seus problemas 

D. Deus proverá os recursos para a recuperação da tragédia.

Conclusão:  Deus abençoa todos os esforços para reagirmos diante as tragédias da vida.


Jeremias 29:11

 Jeremias 29:10-14. Este versículo, que faz parte de uma carta do profeta Jeremias aos exilados israelitas que estavam na Babilonia, é uma mensagem de confiança no propósito divino e na bondade de Deus, mesmo em tempos de dificuldade. 

Jeremias 29:11-14 escreve para que o povo de Deus tenha 3 coisas:

A) Confiança em Deus: É um lembrete para os crentes de que podem confiar nos planos de Deus, mesmo quando não os conseguem ver ou entender. 

Planos de Paz: Deus garante que os Seus planos não são de calamidade, mas de paz. 

 B) Esperança em Meio às Dificuldades: Este versículo encoraja a manter a esperança durante as lutas, sabendo que Deus é soberano e deseja o nosso bem. 

Um Futuro e Uma Esperança: O versículo promete um futuro e uma esperança, mostrando que os tempos difíceis não são o fim da história, mas sim um período para um novo começo. 

C) Um Convite à Fé: É um convite a descansar na certeza de que Deus não abandona o Seu povo, mas está a trabalhar para o nosso bem e crescimento.

 A Conexão entre Busca e Esperança: A promessa de um futuro melhor está diretamente ligada à busca e à oração a Deus, que promete ouvir e ser encontrado quando buscado com todo o coração. 

Há pelo menos 4 afirmações em Jeremias 29:11-14

1) Deus faz promessas que são boas e pretende cumpri-las (vs 11) Compare com outros versículos

1 Reis 8:56 Bendito seja o Senhor, que deu descanso ao seu povo Israel, conforme tudo o que prometeu; nenhuma palavra falhou de todas as suas boas promessas, proferidas por meio de Moisés, seu servo.

Salmo 105:8 Ele se lembra perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações. 

Jeremias 32:42; Porque assim diz o Senhor: Assim como trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim também lhes trarei todo o bem que lhes prometi.

2) Deus ouve seu povo quando eles oram (vs 12) 

2 Crônicas 7:12-16 o Senhor lhe apareceu de noite e disse: “Ouvi sua oração e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios. [13] “Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, [14] se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.[15] De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. [16] Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.

Salmos 34:15 Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

 Tiago 5:16 b. a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos

3) Deus permite que seu povo o encontre quando a busca (vs 13) 

Deuteronômio 4:29 E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma. 

1 Crônicas 16:11 Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face.

Isaías 55:6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Mateus 7:7“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. 

4) Deus resgata repetidamente seu povo do exílio (vs 14) 

Êxodo 2:23-24; Deus ouviu o clamor do povo no Egito

Ezequiel 34:10-22; Deus promete que Ele mesmo irá resgatar suas ovelhas

 Colossenses 1:13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 

Jeremias escreve esta carta pra Encorajar o povo judeu e para que confiasse em Deus. As lutas , as provas e as dificuldades têm um tempo de início e fim. O tempo do cativeiro Babilônico Foi setenta anos.  A sua prova tem um tempo determinado e sua vitória será certa na presença de Deus.

19 setembro 2025

Características de Josué Que o Levaram à Vitória

Josué foi um dos líderes mais notáveis da história de Israel. Ele sucedeu Moisés e conduziu o povo à conquista da Terra Prometida. Sua vida e suas vitórias não foram por acaso, mas resultado de características de caráter profundamente enraizadas. Vamos examinar três qualidades essenciais que fizeram de Josué um líder vitorioso.

1. Um Homem de Humildade e Servir

A humildade de Josué foi a base de sua liderança. Antes de se tornar um grande líder, ele estava disposto a servir.

• Antes de Liderar, ele Serviu: Por quarenta anos, Josué serviu fielmente sob a liderança de Moisés no deserto. A Bíblia o descreve como "assistente de Moisés" e "seu servo" (Êxodo 24:13; 33:11). Josué não estava preocupado com sua posição, mas com a obediência e o serviço. Grandes líderes são, na verdade, aqueles que não têm problema em servir. Essa disposição de servir os prepara e os capacita para liderar no futuro.

    • Mesmo como Líder, Ele Serviu: Embora Deus o tivesse engrandecido diante de todo o povo de Israel (Josué 3:7; 4:14), Josué permaneceu humilde. Ele estava sempre disposto a servir a Alguém maior que ele: o próprio Senhor. O encontro com o "Capitão do exército do Senhor" (Josué 5:13-15) é um exemplo claro de sua humildade. Josué se prostrou e perguntou o que deveria fazer, mostrando que sua autoridade como líder não o impediu de se submeter. Grandes líderes não permitem que elogios lhes subam à cabeça; eles são humildes o suficiente para saberem quando é hora de servir novamente.

2. Um Homem de Fé e Confiança em Deus

A fé de Josué foi a força motriz por trás de sua liderança. Ele confiava plenamente em Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam impossíveis.

   • Na Missão de Espionagem: Quando Moisés enviou doze espias para inspecionar a Terra Prometida, dez deles voltaram com um relatório que demonstrou total falta de fé em Deus. Eles se concentraram nos gigantes e nas cidades fortificadas, esquecendo-se do poder do Senhor (Números 13:25-28). No entanto, apesar da forte "pressão dos colegas", Josué (junto com Calebe) demonstrou sua fé inabalável. Eles disseram: "Se o Senhor se agradar de nós, então ele nos fará entrar nessa terra... Não temais o povo da terra" (Números 14:6-9). Josué sabia que a força de Israel não estava em seu próprio poder, mas na fidelidade de Deus.

• Na Queda de Jericó: As instruções de Deus para a conquista de Jericó eram totalmente incomuns: marchar em silêncio ao redor da cidade por seis dias e, no sétimo, marchar sete vezes, tocar as trombetas e gritar (Josué 6:1-5). Somente a plena confiança e fé no Senhor poderiam ter levado Josué a seguir instruções tão estranhas e ilógicas, mas ele o fez. Sua obediência de fé foi recompensada com a queda milagrosa das muralhas (Hebreus 11:30).

3. Um Homem da Palavra de Deus

A terceira característica fundamental de Josué foi sua profunda dedicação à Palavra de Deus. Seu sucesso estava diretamente ligado à sua adesão fiel à Lei do Senhor.

  • A Chave do Sucesso: Deus deixou claro para Josué que o seu sucesso dependia de cumprir "toda a lei que meu servo Moisés te ordenou" (Josué 1:7). Sua liderança e suas batalhas seriam bem-sucedidas se ele não se desviasse da Palavra de Deus.

  • Meditação Constante: Para garantir que isso acontecesse, Deus instruiu Josué a meditar na Lei "dia e noite" (Josué 1:8). A Palavra não deveria ser apenas um guia, mas uma parte intrínseca de seu ser, moldando seus pensamentos, decisões e ações. A meditação constante na Palavra foi o que manteve Josué humilde e cheio de fé.

A vida de Josué nos ensina que a vitória na vida cristã não é alcançada por força ou poder humano, mas por um caráter moldado por Deus. Sua humildade, fé e dedicação à Palavra são modelos atemporais para qualquer pessoa que aspira a viver uma vida que honre a Deus e faça a diferença.

Você está cultivando essas três características em sua vida hoje?

FONTE https://www.estudosbiblicosonline.com.br/2025/08/3-caracteristicas-de-josue-que-o.html?m=1


JEREMIAS 29:11-14

 Jeremias 29:11-14. Este versículo, que faz parte de uma carta do profeta Jeremias aos exilados israelitas que estavam na Babilonia, é uma mensagem de confiança no propósito divino e na bondade de Deus, mesmo em tempos de dificuldade. 

Jeremias 29:11-14 escreve para que o povo de Deus tenha 3 coisas:

A) Confiança em Deus: É um lembrete para os crentes de que podem confiar nos planos de Deus, mesmo quando não os conseguem ver ou entender. 

Planos de Paz: Deus garante que os Seus planos não são de calamidade, mas de paz. 

 B) Esperança em Meio às Dificuldades: Este versículo encoraja a manter a esperança durante as lutas, sabendo que Deus é soberano e deseja o nosso bem. 

Um Futuro e Uma Esperança: O versículo promete um futuro e uma esperança, mostrando que os tempos difíceis não são o fim da história, mas sim um período para um novo começo. 

C) Um Convite à Fé: É um convite a descansar na certeza de que Deus não abandona o Seu povo, mas está a trabalhar para o nosso bem e crescimento.

 A Conexão entre Busca e Esperança: A promessa de um futuro melhor está diretamente ligada à busca e à oração a Deus, que promete ouvir e ser encontrado quando buscado com todo o coração. 

Há pelo menos 4 afirmações em Jeremias 29:11-14

1) Deus faz promessas que são boas e pretende cumpri-las (vs 11) Compare com outros versículos

1 Reis 8:56 Bendito seja o Senhor, que deu descanso ao seu povo Israel, conforme tudo o que prometeu; nenhuma palavra falhou de todas as suas boas promessas, proferidas por meio de Moisés, seu servo.

Salmo 105:8 Ele se lembra perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações. 

Jeremias 32:42; Porque assim diz o Senhor: Assim como trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim também lhes trarei todo o bem que lhes prometi.

2) Deus ouve seu povo quando eles oram (vs 12) 

2 Crônicas 7:12-16 o Senhor lhe apareceu de noite e disse: “Ouvi sua oração e escolhi este lugar para mim, como um templo para sacrifícios. [13] “Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, [14] se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.[15] De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar. [16] Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.

Salmos 34:15 Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

 Tiago 5:16 b. a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos

3) Deus permite que seu povo o encontre quando a busca (vs 13) 

Deuteronômio 4:29 E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma. 

1 Crônicas 16:11 Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face.

Isaías 55:6 Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Mateus 7:7“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. 

4) Deus resgata repetidamente seu povo do exílio (vs 14) 

Êxodo 2:23-24; Deus ouviu o clamor do povo no Egito

Ezequiel 34:10-22; Deus promete que Ele mesmo irá resgatar suas ovelhas

 Colossenses 1:13Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 

12 setembro 2025

PRINCÍPIOS d e CONFRONTAÇÃO EM 2 CORINTIOS

 Método Referência

Métodos e referências 

Seja firme e corajoso ..........................................................................7.9; 10.2

Afirme tudo o que vocè vir que é bom .............................................7.4

Seja preciso e honesto .......................................................................7.14; 8.21

Conheça os fatos ................................................................................ 11.22-27

Acompanhe o resultado da confrontação..........................................7.13; 12.14

Seja amável depois de ser firme .......................................................7.15; 13.11-13

Fale palavras que reflitam a mensagem de Cristo, e não as suas próprias idéias.......10.3; 10.12,13; 12.19

Use a disciplina somente quando todos os outros métodos falharem .......................13.2

Às vezes a repreensão é necessária, mas deve ser usada com cautela. O propósito de qualquer repreensão, confrontação ou disciplina é ajudar as pessoas, não magoá-las.


11 setembro 2025

POR QUE NÃO DESISTIMOS?


Perseverança, persistência, o prêmio! Nunca foi prometido que a vida cristã seria um modo fácil de viver. Ao contrário, Paulo nos lembrou constantemente que devemos ter um propósito e um plano porque os tempos são difíceis, e Satanás atacará. Mas nunca perseveramos sem a promessa de um prêmio — uma promessa que Deus guardará para cada um de nós

 1Corintios 9.24-27 

O propósito • Corra para alcançar o prêmio.• Corra diretamente para a meta.

O plano: Pratique um rígido autocontrole.• Discipline seu corpo, treinando-o para isso. 

O prêmio • Um prêmio eterno.

Gálatas 6.7-10 

O propósito.• Não se canse de fazer o bem.* Não se sinta desencorajado nem desista.

O Plano:  Viva para agradar ao Espírito Santo.

O prêmio *Vida eterna.

Efésios 6. 10- 20 

O propósito• Vista a armadura de Deus.• Ore em todas as ocasiões.•

O plano:  Use cada item da armadura de Deus para resistir ao inimigo.

O prêmio*Poder resistir às estratégias do Diabo.

Filipenses 3.12-14.

O propósito *Continue trabalhando para um dia tornar-se tudo aquilo que Jesus Cristo planejou para você ser.

O plano: * Esqueça o passado.• Esforce-se para alcançar o fim da corrida.

O prêmio* O prêmio para o qual Deus nos chama ao Céu.

2 Timóteo 2.1-13.

O propósito• Ensine estas grandes verdades às pessoas que podem transmiti-las a outras.• Seja forte na graça de Cristo mesmo quando sua fé estiver fraquejando.

O plano: • Suporte o sofrimento como um bom soldado, e nào fique preso às ocupações mundanas. Siga as regras do Senhor como um atleta deve fazer a fim de ser vitorioso.• Trabalhe arduamente, como um lavrador que aprecia o fruto do seu trabalho. 

O prêmio • Viveremos com Cristo e reinaremos com Ele.• Ele permanece fiel.









10 setembro 2025

FAZENDO ESCOLHAS EM QUESTÕES DELICADAS

 Todos nós fazemos centenas de escolhas todos os dias. A maioria delas não está relacionada ao conceito de certo ou errado — como o que você veste ou come. Mas sempre enfrentamos decisões que pesam um pouco mais. Não queremos errar nem queremos levar outros a errar também. Então como podemos tomar tais decisões?

Se eu escolher um determinado curso de ação:

 ... este me ajudará em meu testemunho a respeito de Cristo? (9.19-22)

..serei motivado por um desejo de ajudar outros a conhecer a Cristo? (9.23; 10.33)

...este me ajudará a fazer o melhor possível? (9.25)

...será que alguma ordem específica das Escrituras será infringida e, deste modo, serei levado a pecar? (10.12)

...será que este é o melhor e mais benéfico curso de ação? (10.23,33)

...será que estou pensando somente em mim, ou me importo verdadeiramente com as outras pessoas? (10.24)

...será que estou agindo de forma amorosa ou egoísta? (10.28-31)

...será que este curso de ação glorifica a Deus? (10.31)

...será que este levará alguém a pecar? (10.32)

09 setembro 2025

A HISTÓRIA DE ADÃO

Gênesis 1.26  Gênesis 2.7

Aprender sobre nossos ancestrais costuma ajudar-nos a compreender a nós mesmos. Adão e Eva. nossos primeiros ancestrais, eram o destaque da criação de Deus, o verdadeiro motivo pelo qual Ele criara o mundo. Porém, nem sempre eles viveram segundo a vontade de Deus. 

Através de seus erros, podemos aprender lições importantes sobre como viver de maneira correta. Adão e Eva muito nos ensinam sobre a natureza do pecado e suas conseqüências.

Pontos fortes e êxitos:  

* Primeiro zoólogo — conferiu nome aos animais. *Primeiro arquiteto de paisagens, designado para cuidar do jardim.Pai da raça humana. *Primeira pessoa feita à imagem de Deus, e *Primeiro homem a partilhar um relacionamento íntimo e pessoal com Deus

Fraquezas e erros: 

* Fugiu à responsabilidade e culpou a outros; preferiu esconder-se a confrontar; inventou desculpas ao invés de admitir a verdade.* Maior falta: juntamente com Eva trouxe pecado ao mundo.

Lições de vida:

*Como descendentes de Adão, todos refletimos em algum grau a imagem de Deus.*Deus está à procura de pessoas que, embora sejam livres para fazer o mal, escolham amá-lo.* Não devemos culpar outros por nossas falhas.*Não podemos nos esconder de Deus



08 setembro 2025

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE O CASAMENTO

  1. Gênesis 2.18-24 ...O casamento é uma idéia de Deus.
  2. Gênesis 24.58-60 .O compromisso é essencial para um casamento bem-sucedido. 
  3. Gênesis 29.10,11 .O romance é importante.
  4. Jeremias 7 .3 4 .... O casamento proporciona momentos de imensa felicidade.
  5. Malaquias 2.14,15 O casamento cria o melhor ambiente para a educação dos filhos.
  6. Mateus 5 .3 2 .... A infidelidade quebra o vínculo da confiança, que é a base de todos os relacionamentos.
  7. Mateus 1 9 .6 .......O casamento é permanente.
  8. Romanos 7.2,3......O correto é que apenas a morte dissolva um casamento.
  9. Efésios 5.21-33.....O casamento está baseado nos princípios práticos do amor, não em sentimentos.
  10. Efésios 5.23-32 ....O casamento é um símbolo vivo de Cristo e a Igreja.
  11. Hebreus 13.4.........O casamento é bom e honroso

07 setembro 2025

A UNIDADE DE TODOS OS CRENTES

 Os crentes sáo um em.. Nossa unidade é experimentada...

Corpo ...................................... Pela comunhão com outros crentes — a Igreja

Espírito ................................... Pelo Espírito Santo que ativa esta comunhão

Esperança .............................Pelo glorioso futuro para o qual todos fomos chamados

Senhor ................................... Por Cristo, a quem todos nós pertencemos

Fé .............................................Pelo nosso compromisso singular com Cristo

Batismo................................... Pelo batismo — o smal de nossa entrada na Igreja

Deus ...................................... Por Deus, que é nosso Pai e nos guarda para a eternidade

Muitas vezes, os crentes se afastam por causa de pequenas diferenças doutrinárias. Mas aqui Paulo está mostrando as áreas nas quais os cristãos devem estar de acordo para alcançar a verdadeira unidade. Quando os crentes tiverem essa unidade de espírito, as pequenas diferenças nunca serão capazes de destruí-la

Visão

 Abraão capta o que vê (Gn 12.1—22.4)

Enquanto discípulos centram sua atenção em desafios próximos, líderes vêem o futuro à distância. Eles sonham os sonhos não apenas do que pode acontecer agora, mas também o que poderá acontecer no próximo ano, na próxima década, até mesmo na próxima geração.

Quando Deus disse a Abraão para deixar o conforto do seu lar em Harã, seus parentes e tudo mais que lhe era familiar para fizer um novo começo em outra terra (Gn 12), Abraão captou uma visão. Deus deu a Abraão a esperança de ser pai de uma grande nação; de fato, Deus disse que Abraão se tornaria pai de muitas nações! Abraão sentiu-se impulsionado para seguir essa grande visão, mesmo quando não possuía nenhuma evidência em que se apoiar.

Lições de Abraão sobre a visão

Observando Abraão em Gênesis 12—22, podemos aprender o fundamento para uma visão dada por Deus. Uma visão deve:

1. Começar com as prioridades de Deus (Gn 12.1-2). Deus começou a visão, não Abraão. Quando líderes começam com a visão de Deus, eles podem mais facilmente manter a direção e conservar puros os seus motivos.

2. Estar ligada à identidade do líder (Gn 15.2-4). A visão recebida por Abraão serviu com exatidão para ele e Sara; preencheu as necessidades e desejos desse casal estéril. Mais do que isso, seu cumprimento beneficiaria outros.

3. Incluir outros (Gn 12.2-3). Uma visão de Deus sempre envolve e abençoa outros. O Senhor disse a Abraão que ele seria abençoado a fim de abençoar muitas nações, o que se cumpriu com exatidão através do nascimento de Cristo muitas gerações mais tarde.

4. Ser maior do que o líder (Gn 17.1-8). Enquanto Abraão quis arranjar um filho para ser herdeiro, Deus quis que ele fosse pai de nações. A esperança foi muito além dos sonhos mais ousados de Abraão (e de suas próprias capacidades). Essa grandiosa visão exigiria mais tempo para se cumprir do que a duração da vida de uma pessoa.

5. Estar ligada às convicções mais profundas do líder (Gn 18.9-12). A visão que conquistou o coração de Abraão espelhava os seus valores mais fortes, inclusive o seu desejo de ter uma família e terra.

6. Ser tangível e facilmente comunicável (Gn 15.5). Deus deu a Abraão um quadro tangível da visão: Olha para a areia na praia do mar, Deus disse, e para as estrelas no céu. Esses objetos serviram como recursos visuais para Abraão emoldurar e completar a visão.

7. Ter valor eterno (Gn 17.19-20). A visão de Abraão foi muito além do tempo de sua vida na terra e incluiu muito mais do que riqueza e fama. Sua visão afetaria o destino eterno de milhões

06 setembro 2025

Comunicação


 Adão falhou em manter-se ligado a Eva. (Gn 2.15-17; 3.1-6)

Em Gênesis 3, vemos um líder que falhou em uma área que é crucial para todos os líderes: a comunicação. Ao falhar na comunicação efetiva com sua esposa, Adão desempenhou mal seu papel de primeiro líder espiritual da raça humana. Deus disse claramente a Adão que uma certa árvore se encontrava fora dos limites: "De toda árvore do jardim comerás livremente," Deus lhe disse, "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.16-17). No momento em que Adão recebeu esse mandamento Eva não estava presente; segundo Gênesis 2, ela ainda não havia sido criada. 

Conseqüentemente, cabia a Adão passar adiante o que Deus tinha dito. Por que Adão não comunicou claramente as instruções de Deus a Eva? Por que a quebra na linha de comunicação: Certamente, Eva não entendeu completamente o que aconteceria se ela comesse da fruta proibida. Considere sua resposta confusa dada à serpente: "Disse Deus: 'Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais'" (Gn 3.31 Eva acrescentou a frase: “Nem tocareis nele” e “para que não morrais.”) Deus nunca disse tal coisa. Portanto, de onde ela conseguiu sua informação deturpada?

Talvez a brincadeira do "telefone sem fio" possa lhe dar uma "dica". “Alguma vez você participou dessa brincadeira” Pessoas sentam-se em círculo. Uma pessoa sussurra uma mensagem no ouvido da pessoa ao seu lado; essa pessoa por sua vez, sussurra as palavras no ouvido da outra pessoa, e assim a mensagem é passada adiante no círculo Quando a última pessoa sussurra a frase no ouvido da pessoa com quem começou a brincadeira, muitas vezes se revela uma enorme distorção da mensagem.

Cinco motivos da falha de comunicação de Adão

A comunicação entre Adão e Eva foi deturpada de maneira semelhante. Sua mensagem se perdeu por cinco motivos básicos:

1. Ele ignorou alguns detalhes na mensagem que devia comunicar.

2. Ele permitiu que a voz de Eva o influenciasse mais do que a voz de Deus.

3. Ele falhou em ser responsável na sua comunicação.

4. Ele esqueceu o que Deus tinha dito a respeito das conseqüências da desobediência.

5. Ele não assumiu a responsabilidade pelos resultados da sua comunicação falha.

Aprendamos do erro de Adão. Talvez você seja um bom orador, mas é de se perguntar se você é um bom comunicador? Você presta bem atenção ao que Deus lhe diz? Dá a devida atenção aos detalhes? Quando você lidera, certifica-se que sua audiência capta a mensagem? E você assume a responsabilidade por aquilo que Deus lhe confiou?

NASCIDO PARA LIDERAR!


 Texto Gn 1.26-31

Você e eu nascemos para liderar. Dê uma olhada em cinco observações baseadas em

Gênesis 1.26-31. Elas sugerem o nosso potencial recebido de Deus:

1. O fato de termos sido feito à imagem de Deus significa que fomos criados para liderar(v. 26).

 Depois que Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem," ele acrescenta: "Tenha ele domínio..." Uma das maneiras de refletirmos a imagem de Deus é pela liderança.

2. Deus ordenou que tanto o homem quanto a mulher tivessem domínio (v. 27). 

Tanto o homem bem como as mulheres receberam a habilidade e a autoridade de liderar. A liderança não pertence a certo gênero.

3. Devemos governar a terra, mas não necessariamente pessoas (v. 28). 

Não recebemos a ordem de governar uns aos outros, mas de governarmos as criaturas da terra. A história é, em grande parte, um reflexo de como homens e mulheres perverteram os seus papéis recebidos de Deus, tentando governar um ao outro.

4.Todos nós devemos servir uns aos outros nas áreas de nossos talentos e do propósito(v. 29-30).

 Deus criou todas as coisas para um propósito. Nosso propósito geral é liderar, mas cada um de nós deve perguntar a Deus: "Qual é o meu propósito específico"?

5.A liderança de cada pessoa é melhor exercida na área do seu talento (v. 31). 

Quando descobrimos os nossos talentos, naturalmente lideraremos naquelas áreas onde somos mais produtivos, intuitivos, sentimo-nos mais confortáveis, exercemos mais influência e nos sentimos mais satisfeitos