30 setembro 2018

JACÓ LUTA COM DEUS



“Aquele lugar chamou Jacó de Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi poupada.” (Gênesis 32.30)


Desde o seu nascimento, Jacó tinha o anseio de ser o primogênito, pois sabia que o primeiro filho tinha direito a muitas bênçãos, incluindo a herança dobrada e a liderança sobre a família (Deuteronômio 21.17). Além disso, o pai liberaria uma palavra de bênção para o primogênito (Gênesis 28:3-4).


Jacó tinha um forte desejo de ser o primogênito e esta vontade já se manifestara no momento de seu nascimento, pois nasceu agarrado no calcanhar de seu irmão gêmeo, Esaú, que por sua vez foi o primeiro a nascer. Por isso, seus pais o batizaram de Jacó (Yakov), que no original hebraico significa “calcanhar” (Ekev) ou “aquele que agarra o calcanhar”. Ele tinha nitidamente desejo de ser o primeiro, o príncipe. A palavra “príncipe” vem de "primeiro", em referência ao "primeiro filho que será abençoado" pelo pai em uma família monárquica.

INCANSÁVEL BUSCA
Como o direito de primogenitura era uma lei, era preciso uma nova lei para revogar a anterior. Mas esta nova lei precisava ser emitida por alguém com autoridade para fazê-la e o único com esse poder era o próprio Deus.  Uma batalha já havia sido anunciada por Deus quando Rebeca estava grávida dos irmãos gêmeos.

“E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor”. (Gênesis 25.23). Quando o Senhor disse que “o maior servirá ao menor”, ele já estava se referindo à revogação da lei da primogenitura para aquela ocasião. Estava dizendo que Jacó teria autoridade sobre o seu irmão mais velho, ainda que viesse a nascer depois dele. Somente Deus poderia fazer uma promessa semelhante a essa, pois toda a autoridade pertence a Ele.

A VIDA DE JACÓ
Os filhos de Rebeca e Isaque cresceram e desenvolveram personalidades diferentes. Enquanto Esaú tornou-se um homem de caça, experiente no campo, conquistando a simpatia do pai, Jacó era diferente... um homem pacato, manso e que se agradava de estar em casa, ajudando sua mãe. Portanto, Isaque acabou se afeiçoando mais a Esaú e Rebeca a Jacó (Gênesis 25.28).

Jacó nasceu lutando com seu irmão pela primogenitura e, mesmo não sendo o primeiro a nascer, ainda tinha sobre sua vida uma promessa de Deus. No entanto, o Senhor tem diferentes maneiras de trabalhar na vida de um homem.

“Um dia, tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú”, diz o capítulo 25 do livro de Gênesis, no capítulo 25 e versículo 29. Esse episódio é, na verdade, um plano de fundo daquilo que estaria por vir. Jacó sabia que o irmão voltaria faminto da caça no campo e aproveitou que o irmão estava atordoado pela fome para propor uma troca: a primogenitura em troca de um prato de cozido com lentilha.

Algum tempo depois, quando Isaque estava para enfim dar a bênção que era de Esaú por direito, Jacó conta com a ajuda de sua mãe para enganar o pai – que já não enxergava quase nada – e acabou sendo abençoado no lugar do irmão, que ao ficar sabendo do episódio, se enfureceu.

O ocorrido obriga Jacó a deixar a casa de seus pais, que o enviam para Harã, onde vivia seu tio Labão. Lá ele permaneceria por mais de 20 anos, enfrentando a ganância do tio e carregando em seu coração uma promessa que Deus lhe fez, ainda quando estava a caminho de Harã.

JACÓ LUTA COM DEUS
Após aquele período, distante dos seus pais, Jacó retorna já muito próspero, com uma família abençoada e nutrindo no seu coração o desejo de ver se cumprir a promessa do Senhor, de que a partir da sua família todos os povos seriam abençoados.


Neste retorno, ele tem um encontro com Deus através de uma teofania, quando o Eterno assume uma figura humana ou de um anjo para se manifestar aos homens. A Bíblia diz que o Anjo do Senhor teve um encontro com Jacó, o qual por sua vez, estava determinado a não deixá-lo ir até que fosse abençoado (Gênesis 32.24 – 29).


"Eu não vou deixar você ir se não me abençoar", disse Jacó ao Anjo do Senhor, enquanto o segurava com todas as suas forças. Ele realmente estava determinado a receber sua bênção. A força que Jacó usou naquele momento foi tamanha que o Anjo precisou também usar de sua força para ferir o homem na coxa para conseguir se desvencilhar de seus braços.

Nós precisamos fazer o mesmo, precisamos nos agarrar ao Senhor e dizer o mesmo: "Eu não vou deixar você ir se você não me abençoar!".

Jacó queria receber a bênção definitiva em sua vida. Ele deixou claro que queria a bênção divina que ele tanto valorizava e desejava com paixão. Vendo a persistência e compromisso intenso, o Anjo do SENHOR atendeu ao pedido de Jacó e o abençoou.

“E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” (Gênesis 32.27,28)

Não apenas pela luta, mas também pela experiência sobrenatural que Jacó viveu naquele momento, o significado daquilo foi tamanho em sua vida, que até mesmo o seu nome foi mudado e o cumprimento da promessa divina sobre Israel permanece até os dias de hoje, podendo ser notada até mesmo pelos olhos mais incrédulos.

Pr. Joel Engel

Por Litrazini
Graça e Paz

REALIZAÇÕES E O TEMPO...

 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”(Eclesiastes 3:1-8)

O ser humano vive no eterno desejo de dominar; ele dorme e acorda nessa corrida contra o tempo. Nasce, cresce, estuda, forma-se, casa-se, tem filhos, sonha, realiza seus sonhos, envelhece, e segue vivendo e aprendendo, caindo e levantando, e o tempo... bem enquanto tudo isso acontece, ele é implacável e não espera por ninguém. O tempo passa, ora lentamente, ora assustadoramente rápido demais.

Algumas pessoas, durante a caminhada, ousam dizer que estarão com você pra sempre, mas esquecem que pra sempre é tempo demais... e esse “pra sempre” delas, sempre acaba.

Deus é tão sábio e tão maravilhoso que afirmou: Estarei convosco PARA SEMPRE! Mas Ele entende de eternidade, e quando falou para sempre, sabia o que estava dizendo, sabia que era maduro o suficiente para cumprir sua promessa. Ele sabia que, no percurso, a gente lhe daria mil motivos pra Ele desistir, mas Ele não faria isso, porque nos ama. Com amor eterno...

“Com amor eterno eu te amei e com benignidade te atrai”. (Jeremias 31.3)
E o tempo... ele continua passando... Parece que foi ontem que você completou 15 anos e estava cheio de sonhos de adolescência, e em seu diário escreveu tantos deles, talvez, até já os esqueceu e seus escritos foram esquecidos e estão nas naquelas páginas amareladas do diário que você nunca mais pegou pra ler. Mas, Deus não esqueceu de nenhum deles! O tempo passou, você envelheceu, seguiu talvez outros caminhos, fez outras escolhas, bem diferentes daquelas escritas no diário.

Alguns, casaram, tiveram filhos, se formaram, foram bem sucedidos na carreira. Seguiram seus sonhos, outros mudaram de sonhos no meio da jornada e se deram bem nessa trajetória; existem aqueles que Deus guiou para o ministério, e seguiram obedecendo as direções do Senhor, plantando sementes da Palavra na vida de pessoas e vendo a colheita de seus passos de obediência; e estão felizes pelos resultados.

E o tempo está passando... Afinal, o tempo, não espera por ninguém. Ele é implacável. Mas ainda existem aqueles que, por diversas razões, decidiram conscientemente ou não, PARAR no tempo. Não sonharam, não realizaram, não avançaram, não viveram, simplesmente existiram. Estão passando pela vida, mas sem propósito. Sem razão de existir. Essas pessoas simplesmente dormem e acordam dia após dia, sem razão e propósito de existência. Algumas, trabalham para pagar as contas, mas não ousam sequer sonhar. Não ousam sequer pensar em fazer algo novo além do que já fazem diariamente...

Por algum motivo estão frustradas, machucadas, amarguradas e decidiram deixar o tempo passar. Quando são abordadas e questionadas sobre seu conformismo e comodismo dizem: “Com o tempo isso passa. O tempo cura tudo”. Ei, deixa eu te falar algo que aprendi com o tempo: o tempo não cura tudo não. O tempo passa sim, mas ele não tem essa responsabilidade de curar as nossas feridas, nós temos. Somos nós quem determinamos quanto tempo essa dor, amargura, ou qualquer coisa que nos limita e incomoda vai durar.

Existe sim tempo pra tudo, inclusive tempo para chorar e tempo para parar de chorar. Esses dias li algo interessante e quero destacar aqui:"Existe tempo de sorrir e tempo de chorar. Mas você tem autoridade sobre seu tempo. É você quem define quanto tempo vai chorar e quando vai começar a sorrir de novo”

Ouse sonhar novamente.

Sua vida não acabou. Deus tem interesse de restaurar seus sonhos e de realizar cada um deles. Levante-se por dentro. Ouse acreditar em si mesmo.

Dione Alexsandra Ferreira

Por Litrazini
Graça e Paz

UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE?

 

Não tem respaldo bíblico a crença do “uma vez salvo, salvo para sempre”. O livre arbítrio do homem não é cassado no momento em que aceita, pela fé, o Senhorio de Cristo. Os defensores dessa doutrina apresentam, dentre outros, a fala de Jesus; “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (Jo 6.37). Os que saem do Caminho, o fazem por livre e espontânea vontade.

“Uma vez salvo, salvo para sempre” não admite que haja apostasia (grego apostasia). “O termo grego é definido como decaída, deserção, rebelião, abandono, retirada ou afastamento daquilo a que antes se havia ligado. Na apostasia o relacionamento salvífico com Cristo é cortado.

Não é a simples negação de doutrinas do NT, e se dá em quem já experimentou a salvação e a renovação pelo Espírito Santo” (Bíblia de Estudo Pentecostal).

Meditemos:
(1) “Porque se pecarmos voluntariamente, depois de termos rec.26). Pecar de forma voluntária e regular, entristecendo o Espírito (Ef 4.30), apagando o fogo (1 Ts 5.19) e profanando o templo (1 Co 3.16) resulta no afastamento do Espírito Santo (Sl 51.11).

(2) “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar [apostatar] do Deus vivo” (Hb 3.12). A carta aos hebreus foi destinada aos salvos, para fortalecê-los na fé. Se prevalecesse o “salvo uma vez, salvo para sempre”, certamente não caberia a advertência paulina sobre não ser infiel e se apartar do Caminho. Ao contrário, diria: Pela graça de Deus em Cristo Jesus vocês estão salvos e justificados e jamais apostatarão da fé; prossigam tranquilos rumo à mansão celestial. As advertências bíblicas sobre a apostasia – o abandono da fé – devem ser recebidas como uma realidade possível.

(03) Ligado à Videira – É imperioso que o crente continue ligado a Cristo, em submissão total. Daí a advertência:“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.42). Do contrário não herdará o reino de Deus (V. Mateus 24.36-51; Jo 15.1-6).

(04) A exortação bíblica é que os fiéis PERMANEÇAM na fé perseverante (Atos 14.21-22).

(05) O SENHOR Jesus deseja uma igreja santa e irrepreensível, e inculpável, “SE, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda a criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro” (Cl 1.22-23).

(06) “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.1, 16).

Os salvos em Cristo devem manter fidelidade até à morte, a fim de receberem a coroa da vida (Ap 2.10).

Pr. Airton Evangelista da Costa

Por Litrazini
Graça e Paz

OS FARÓIS

 

O verbo era Deus... nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas. (João 1:1-5)

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119:105)

O farol de Alexandria, o maior da Antiguidade, com seus 135 metros de altura, estava classificado entre as sete maravilhas do mundo antigo, e guiou durante dezesseis séculos os marinheiros junto à perigosa costa egípcia e que não tinham nenhum outro ponto de referência.

Perceber seus sinais e levá-los em conta significava regressar são e salvo ao porto. Muitos faróis ao redor do mundo desempenharam esse papel nas mais diversas orlas.

Em sentido figurado o farol designa aquilo que pode guiar e iluminar, indicar os perigos, que nunca faltam na vida diária. Como podemos discerni-los?

“Quando a escuridão desce para cercar-me, a Palavra de Deus, como uma tocha me mostra o caminho e ilumina meus passos.

Um dos benefícios mais práticos das Sagradas Escrituras é guiar-nos em nossas ações cotidianas.

Bem-aventurado o homem que se apropria pessoalmente da Palavra de Deus e a utiliza na prática como uma lâmpada para seus pés”. Essas palavras de um pregador do século XIX continuam atuais.

Caro leitor, talvez você tenha a sensação de cambalear em meio às dificuldades. As tormentas da vida vêm uma atrás da outra, sem que haja uma luz que nos guie. A Palavra de Deus, a Bíblia, é um mapa, uma bússola e um farol.

Quando você ler a Bíblia sem preconceitos, descobrirá uma pessoa, um Deus vivo que salva, e vem ao encontro dos que O buscam com sinceridade para iluminar suas vidas.

Fonte: Devocional Diário Boa Semente

Por Litrazini
Graça e Paz