31 dezembro 2024

Uma Luz Que Brilha Sem Piscar


"O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam
na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz" (Mateus
4:16).

Eu gostaria que minha vida fosse como as  noites  natalinas.
Elas são iluminadas, cheias de  brilho  e  alegria.  Tudo  é
felicidade", dizia um homem à sua esposa, durante um período
em que enfrentavam dificuldades.

Realmente, no período natalino as ruas, casas e comércio são
enfeitados de luzes  brilhantes  e  encantadoras.  Por  onde
passamos ouvimos músicas maravilhosas e parece que o mundo é
feito de encantos e magia. A escuridão das ruas e  do  mundo
desaparecem  e  nos  sentimos  tomados  de  grande  regozijo
enquanto buscamos os presentes de nossos parentes e amigos.

Mas, as luzes natalinas brilham e  iluminam  apenas  por  um
pequeno espaço de tempo. Logo são apagadas, guardadas,  e  a
escuridão volta a ocupar seu lugar.

Existe uma luz que é maior que os pisca-piscas do Natal. Uma
luz verdadeira que nos conduz em segurança  até  as  moradas
celestiais. Jesus é essa luz, forte, verdadeira, eterna.  As
luzes do Natal ficam guardadas por um ano e só então  voltam
a brilhar no mundo. A luz de Cristo jamais é  guardada.  Ela
continua iluminando nosso caminhar, tanto aqui no mundo como
nos Céus e será assim para todo o sempre.

Segure nas mãos de Jesus e sua vida será sempre iluminada. 

Paulo Barbosa

Existe um anjo da morte na Bíblia que leva as pessoas à morte?


Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Gostaria de saber mais sobre o anjo da morte que a Bíblia cita. Seria ele algum anjo especial que somente gera a morte na vida das pessoas? Uma outra dúvida que tenho é se esse anjo seria um anjo do mal por levar a morte as pessoas. Ou ele é um anjo de Deus que cumpria a vontade de Deus levando as pessoas à morte? 

Caro leitor, temos algumas menções na Bíblia de anjos levando a morte a pessoas em diversas ocasiões.

Porém, é preciso analisar com cuidado para não tomarmos conclusões precipitadas a respeito desses anjos. Inclusive sobre chamá-los de “anjo da morte”. Vejamos… 

 Existe um anjo da morte na Bíblia?

(1) Na realidade, a Bíblia não menciona que exista um anjo da morte, ou seja, um anjo que traga a morte para todas as pessoas de forma específica, ou seja, um anjo que tenha a única função de tirar a vida de todas as pessoas em algum momento.

Algumas culturas antigas acreditavam que anjos acompanhavam as pessoas em vida (anjo da guarda) e que haviam anjos que acompanhavam as pessoas em sua morte, ou seja, que vinham especificamente para fazer a “passagem” da pessoa para o além vida. 

Existem centenas de lendas a respeito disso. No entanto, todos esses pensamentos não são bíblicos. Explicamos essa questão aqui neste estudo: Cada pessoa tem o seu anjo da guarda?

(2) Na Bíblia, os anjos são servos especiais de Deus e desempenham funções especiais a mando do Senhor. Algumas vezes essas funções são funções abençoadoras para as pessoas:

“Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado” (Êxodo 23:20). 

Mas em alguns momentos os anjos também desempenham funções de aplicação da justiça de Deus em punições:

“Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu” (2 Samuel 24:15-16). 

(3) A Bíblia também cita anjos levando a morte de forma punitiva a inimigos do povo de Israel. Nesse caso, não seria um anjo da morte específico só para levar a morte, mas um anjo mandado por Deus para levar a morte naquele momento específico como forma de cumprimento do julgamento e condenação de Deus àquelas pessoas. 

Temos um caso na Bíblia, por exemplo, do exército assírio, que, de forma ultrajante, zombou do Senhor Deus e foi ferido por um anjo:

“Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do SENHOR e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres” (2 Reis 19:35).

O anjo da morte tem poder de tirar vidas?

(4) Nossa análise dos textos bíblicos nos mostra que anjos não têm poder em si mesmos de dar ou tirar a vida, antes, somente através do mandado de Deus é que eles cumprem aquilo que o Senhor designar a eles.

Portanto, aqueles anjos que eram designados na Bíblia para tirar a vida de pessoas e que algumas pessoas chamam de anjos da morte, na realidade, são apenas anjos de Deus cumprindo a missão dada a eles naquele momento de tirar vidas ou aplicar severas punições a mando do Senhor que é o dono de todas as vidas e o juiz supremo:

“O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo” (Apocalipse 16:8).

Saiba a verdade sobre os 3 reis magos e a estrebaria

  Postado por Presbítero André Sanchez

Você pergunta: Onde na Bíblia temos o nome dos 3 reis magos? Minha mãe tem um presépio em casa e lá tem os nomes Melchior, Baltasar e Gaspar. Esses nomes têm na Bíblia? Pode me ajudar a entender mais sobre esses 3 homens que foram importantes no nascimento de Jesus? 

Caro leitor, em muitos lugatres vemos afirmações sobre os famosos três reis magos, Melchior, Baltasar e Gaspar. Já publicamos aqui recentemente um estudo falando a respeito da verdade sobre a árvore de natal e as guirlandas e hoje gostaria de falar um pouco a respeito da importância de observarmos muito bem aquilo que as tradições consideram como sendo o correto, com o objetivo de verificar se realmente confere com o que a Bíblia diz.

Geralmente na época de natal é muito comum que as pessoas tenham mais contato com figuras tradicionais do natal. Mas nem toda tradição está pautada naquilo que é correto e bíblico. Você já deve ter visto muitas vezes os famosos presépios onde temos ali a representação de três homens encontrando-se com Jesus bebê.

Eles geralmente são chamados de três reis magos e têm também seus nomes divulgados como sendo Melchior, Baltasar e Gaspar. Vejamos a verdade sobre esses três reis magos:  

A verdade sobre os três reis magos

Melchior, Baltasar e Gaspar?

A primeira verdade é que a Bíblia não revela em nenhum dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) o nome de nenhum desses homens.

Ou seja, essa informação não é bíblica, ela é inventada, baseada em tradições que não podemos determinar se são corretas ou não. O fato é que nos escritos bíblicos inspirados, nenhum dos escritores citou nenhum desses nomes.

Reis?

A segunda verdade é que a Bíblia não cita que eles eram reis: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém” (Mateus 2:1). 

A palavra “magos” nos leva a crer que esses homens eram estudiosos das estrelas, ou seja, trabalhavam estudando astronomia, que é o estudo do movimento dos astros e as leis que os regem (não confundir com astrologia).

Pelas narrativas bíblicas é impossível afirmar que eram reis de alguma nação. É mais possível que fossem funcionários de reis, mas não reis.

Três magos?

A terceira verdade está ligada ao número de magos que foram ao encontro de Jesus. Conforme vemos representado em nosso tempo, se dá o número de três, porém, os escritos bíblicos dizem “uns magos”, o que nos leva a verificar que era mais de um, mas não sabemos quantos ao certo.

O número de três magos é usado por conta dos três presentes trazidos a Jesus: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

Mas é difícil estabelecer se cada um que foi levou um presente ou se esses eram presentes de toda a comitiva.

Na estrebaria?

As figuras tradicionais do natal mostram que os magos teriam ido visitar Jesus na estrebaria no dia de seu nascimento. Essa é mais uma inverdade. Os magos visitaram Jesus em uma casa, que nem sabemos ao certo se era de José e Maria ou de outra pessoa:

Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11). 

Além disso, é bem provável que houvesse passado vários meses desde o nascimento de Jesus até o encontro com os magos.

A reação de Herodes ao mandar matar todos os meninos de 2 anos para baixo é um forte indicador de que os magos encontraram Jesus vários meses após o nascimento dele:

“Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos” (Mateus 2:16)

Conclusão

É sempre importante avaliarmos se as tradições da forma como nos são mostradas realmente condizem com aquilo que a Bíblia ensina. Tradições nem sempre são verdade.

Às vezes elas não fazem nenhum mal em si. No entanto, quando há alterações do relato bíblico ou algo que contraria o que a Palavra de Deus realmente ensina devemos rejeitá-las.

30 dezembro 2024

CONFIANCA RADICAL

 

O que Jesus quis dizer com “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”?

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Eu vi um vídeo na internet explicando que quando Jesus falou que era o caminho, a verdade e a vida, estava querendo se referir a umas entradas que tinha no templo de Jerusalém, fazendo uma comparação com ele. Isso é real? Pergunto porque não achei essas informações na Bíblia. Qual o significado certo na Bíblia desse assunto? 

Você provavelmente já deve ter ouvido aquela famosa frase dita em nosso mundo: todos os caminhos levam a Deus.

Essa frase é repetida por aqueles que não conhecem completamente a Bíblia e que, por algum motivo, têm medo de se posicionar diante do que é verdade e do que não é verdade.

Inclusive, alguns por ai tem dito que existiam três portas no templo, chamadas de Caminho, Verdade e Vida, porém, essa informação não tem comprovação alguma! A explicação das palavras de Jesus está no próprio texto e contexto. Vejamos:

Jesus, em uma de Suas falas, declarou algo interessante: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Essa fala de Cristo foi uma resposta a uma pergunta do apóstolo Tomé. Mas antes de vermos essa pergunta feita pelo apóstolo, é necessário que saibamos o contexto daquilo que Jesus está falando.

Jesus está encorajando Seus discípulos, pois, no capítulo 13 de João, observamos que Jesus fala da Sua morte, da traição futura que receberia e da queda de Pedro, que o iria negar.

Tudo isso deve ter deixado os discípulos perplexos! Mas Jesus os conforta. A pergunta de Tomé foi: “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?” (João 14:5).

A pergunta de Tomé mostra a angustia deles em perder Jesus. A fala de Cristo veio cheia de significado para os angustiados discípulos. Vamos analisá-la para extrair o máximo do ensino Dele para nós. 

Observe que nada temos aqui sobre portas do templo, mas sobre acompanhar Jesus! Os discípulos queriam permanecer com Ele!  

Eu sou o caminho

Era natural que com todas as falas de Cristo do que iria acontecer (Sua morte, sofrimentos e demais coisas) os discípulos se sentissem perdidos, afinal, por um bom tempo Jesus os guiava, os ensinava como um mestre dedicado.

Em breve, sem a presença física de Jesus, quem os guiaria? Quando Jesus diz “eu sou o caminho” está reforçando a ideia de que Ele era o Messias que representava o acesso pleno a Deus. 

Após a morte de Cristo o véu do santuário se rasgou, dando livre acesso a Deus. Jesus é o caminho que nos leva a Deus. Não existem outros caminhos.

Eu sou a verdade

Verdade é algo que é incontestável, fiel, absoluto, que é fato, em que não há sombra de dúvida. Quando Jesus diz que Ele é a verdade está dizendo claramente que Ele não é “uma verdade” como muitos por aí costumam pregar, dizendo que há muitas verdades e que cada um tem a sua verdade.

Jesus é a verdade absoluta, pois é Deus. Ele é a verdade plena em que não há engano. Sendo Ele a verdade, podemos trilhar, sem medo, pelo caminho correto, o caminho em que não há engano ou sombra de dúvida.

Eu sou a vida

A vida é a bênção maior criada por Deus. Deus nos criou para a vida. Quando Jesus diz que Ele é a vida está deixando claro que Ele é a fonte da vida.

Ele mesmo iria mais tarde vencer a morte e ressuscitar cheio de vida. Jesus é a vida plena, Ele é quem nos deu a vida eterna com Deus, a vida eterna vivendo no caminho e na verdade.

Somente através Dele a vida é possível. Sem Ele não há vida: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Ninguém vem ao Pai se não for por mim

Por fim, Jesus finaliza sua resposta a Tomé deixando claro que não há atalhos para chegarmos a Deus. Ele é o caminho verdadeiro que nos leva ao Pai, que nos leva à vida plena e eterna.

Não existem santos, nem grandes homens, nem deuses, nem nada que os homens possam criar que possa levar alguém até Deus.

Jesus  tomou para si esse papel único e deixa isso muito claro: “ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

29 dezembro 2024

A Virada da minha vida

 

Marcos 5.24-34
Introdução: A mulher que foi curada do fluxo de sangue é conhecida pelo seu exemplo de fé. Tudo era contrário a ela, mas persistiu e conseguiu alcançar seu objetivo de tocar em Jesus. O milagre aconteceu porque Jesus sentiu o toque dela (v.29). É maravilhoso saber que Jesus sente nossas vidas. Creia que Jesus está sentindo seu sofrimento junto contigo, para chorar com você e te devolver a alegria.

Você precisa de uma virada em sua vida?

Vamos aprender como esta mulher conseguiu vencer:

1- A Multidão que te aperta“grande multidão” v.23, 31-34

A primeira barreira que a mulher enfrentou foi uma multidão de pessoas que apertava sua vida. Não havia como alcançar Jesus sem passar por aquela multidão. O caminho estava muito apertado e seria difícil para chegar, mas ela insistiu. Por maior que fosse a multidão, não era tão grande quanto sua vontade de vencer.
Muitas pessoas estão vivendo apertadas e oprimidas por muitas dificuldades e não conseguem visualizar a esperança. É preciso muita coragem para prosseguir até conseguir uma saída no meio de tudo.
Qual seria a multidão que está oprimindo sua vida? Uma multidão de problemas, pensamentos, sofrimento, dores, desafios...
Sua vida está apertada por uma multidão de problemas?
Prossiga até Jesus que te dará a vitória!

2 – O que você vem Arrastandov.25,26

A segunda dificuldade que a mulher enfrentou foi em si mesma, porque já estava fraca e provavelmente tinha que se arrastar no meio do povo. Por doze anos vinha sofrendo com aquela hemorragia. Quem está sangrando tem pressa. Mas ela não conseguia mais correr de tanto cansaço.

Mesmo se arrastando, a mulher fez três coisas:
       -OUVIU: v.27
Passou a andar na direção que ouviu falar que Jesus estava. Agora não se arrastava mais aos médicos e sim até ao Senhor Jesus que poderia curar suas dores.
-FALOU: v.28
Mesmo que muitas vezes já tivesse se lamentado das dores, agora passou a declarar palavras de fé e esperança de sua cura.
       -AGIU: v.29
Sua atitude seria simples, mas poderosa. Bataria um toque de fé para ser curada. Ela se esticou o máximo e conseguiu encostar a mão nas vestes de Jesus.

Muitas vezes lutamos tanto que nos sentimos cansados e não conseguimos mais lutar como antes. Passamos a arrastar nossas vidas com muita dificuldade. Não adianta lamentar e reclamar. É preciso ouvir palavras de fé que fortaleçam. Também é necessário declarar a fé como Jesus ensinou “se disser” (Marcos 11.23). Então é só agir pela fé que conseguimos a vitória.
O que você está arrastando em sua vida? Você tem arrastado dores, relacionamentos, vida profissional, casamento, ministério...
Você tem se arrastado por causa de problemas?
Se arraste até Jesus que te restaura!

3- A hora da Virada: “Jesus ... virando-se” v.30

O curso da multidão seguia até o momento que Jesus sentiu “que dele saíra poder”. Neste momento Jesus se virou para o lado oposto da multidão em direção àquela mulher. O caminho se abriu para ela passar e receber a palavra de cura de Jesus. Agora tudo que era contrário a ela se tornou a seu favor. Nada mais impediria a sua felicidade. Ela se ergueu no meio de todos e saiu andando.
A hora da virada em nossas vidas acontece quando nós não conseguimos mais vencer as multidões e nos arrastamos, mas Jesus vem e muda tudo. O que não conseguimos em toda nossa vida, Jesus faz com uma virada apenas.
Se você não consegue mudar a situação que vive e tudo é contra você, peça ao Senhor Jesus que dê uma virada em sua vida. Ele vai te restaurar e você vai se levantar diante de tudo e todos para receber a bênção do Senhor.
O que precisa ser mudado em sua vida?
Jesus pode mudar que ninguém consegue!

Jesus vai dar uma Virada radical em sua vida!

CONCLUSÃO

Aquela mulher sofreu doze anos. Mas com apenas um toque e uma palavra de Jesus foi curada.
Um minuto, hora, dia, semana, mês ou ano passa rápido para quem não está sofrendo. Porém, um segundo de dor parece que nunca vai terminar. Talvez você esteja sofrendo muito e o tempo que não passa de tanta angústia.
A solução é enfrentar a multidão de dificuldades e se for preciso, arrastar-se até Jesus que pode mudar tudo em sua vida.
Há quanto tempo você está sofrendo?
Apenas um toque em Jesus pode mudar tudo!