13 agosto 2022

DEUS NÃO TEM PRESSA


DEDIQUEMOS TEMPO PARA ADORAR A DEUS

 

Jesus disse a mulher samaritana junto ao poço de Jacó:

“Mas à hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4.23-24).

Isto significa que não precisamos estar em um lugar específico ou termos um método específico para adorar a Deus.

Algumas pessoas gostam de rotular e complicar as coisas e elas dizem que é necessário estar dentro de uma igreja ou templo específico, realizar a liturgia específica, em um dia específico para verdadeiramente adorar a Deus.

Quando a única exigência é que seja em espírito e em verdade.

Sob a antiga aliança Deus habitava no Santo dos Santos, no tabernáculo ou no templo (Êx 25; 2ª Cr 5-7).

Mas o véu do santuário se rasgou (Mt 27.51) e Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas (Atos 17.24).

Hoje sob a nova aliança Ele habita em nossas vidas, nós somos o templo do Espírito Santo (1ª Co 3.16; Ef 2.19-22).

Portanto, devemos aprender a adorar a Deus com o nosso espírito (coração), não de maneira fria e formal, mas também nós devemos adorá-Lo em verdade, isto é, no uso de nossas faculdades mentais.

Nós devemos adorá-Lo pelas razões pelas quais Ele deve ser adorado:

Por quem Ele é; por tudo o que Ele criou; e pelo o que Ele fez, está fazendo, e ainda fará por nós (Rm 12.1-2).

Dediquemos tempo para adorar a Deus.

Aprender a adorar a Deus irá ajudar-nos a crescer espiritualmente.

“Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”(Rm 11.36).

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

A VITÓRIA EM CRISTO E A VITÓRIA NO MUNDO

  

O triunfo é algo precioso. Damos honra a quem triunfa.

O bravo soldado cavalgando sua montaria.

O explorador decidido, voltando após sua descoberta; o atleta vencedor, levantando bem alto o troféu da vitória. Todos amam o triunfo.

O triunfo traz consigo um sentimento de propósito, significado.

Quando triunfo, sou digno. Quando triunfo, tenho valor. Quando triunfo, sou importante.

O triunfo, porém, é passageiro. Mas se saboreia a vitória e ela se vai, depois de alcançada.

Ninguém permanece campeão para sempre. Tempo para outra conquista, outra vitória.

"Mas graças sejam dadas a Deus que, por meio de Cristo. Nos conduz sempre em grande vitória (2 Co 2:14)

O triunfo de Cristo não é um evento ou uma ocasião. Não é passageiro.

Triunfar em Cristo é um estilo de vida... um estado de ser!

Triunfar em Cristo não é algo que fazemos, mas algo que somos.

Esta é a grande diferença entre a vitória em Cristo e a vitória no mundo.

Um vencedor no mundo sempre se alegra com alguma coisa que realizou: atravessar o Canal da Mancha, subir o Monte Everest, ganhar um milhão de dólares.

O cristão se alegra no que é:

Um filho de Deus! Um pecador, perdoado! Um herdeiro da eternidade!

Nada pode separar-nos do triunfo de Cristo, não se apoia em nossa perfeição, mas no perdão divino.

Embora sejamos oprimidos de todos os lados, a vitória continua nossa.

Nada pode alterar a fidelidade de Deus.

"Triunfante em Cristo". Não é algo que façamos. É algo que somos.

Max Lucado

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Explicando as parábolas de Jesus: O amigo importunador

Onde está a parábola do amigo importuno? Ela está localizada em Lucas 11:5-8. Importunar significa incomodar, causar transtorno a alguém.

Resumo da parábola:

O contexto dessa parábola parte de um pedido dos discípulos para que Jesus os ensinasse a orar como João Batista havia ensinado os discípulos dele (Lucas 11:1).

Na sequência vem o ensino da oração do Pai Nosso (Lucas 11:2-4) e depois Jesus conta uma história de alguém que, à meia-noite, é incomodado em sua casa.

O que batia era um amigo pedindo três pães emprestados para oferece a alguém que o procurou sendo já tarde e ele não tinha nada a oferecer.

A princípio, pela hora já adiantada, esse que estava sendo importunado manda o amigo embora, pois já era tarde e não convinha se levantar para atender esse pedido.

As casas mais humildes tinham apenas um cômodo, ou seja, se alguém se levantasse para fazer pão acordaria a todos. Certamente algo muito desagradável pela hora já adiantada.

No entanto, parece que a importunação age como uma forte força para que o amigo fosse atendido, não pela amizade inicialmente, mas pelo incômodo e para se ver livre logo daquela situação chata de alguém batendo insistentemente esperando uma resposta favorável.

Ensinos da parábola do amigo importuno

(1) A primeira lição que salta aos olhos é a persistência.

Mesmo diante de uma primeira negativa, o homem que desejava ser hospitaleiro com sua visita, e que só conseguiria fazer isso naquele momento (meia-noite) com a ajuda do vizinho, não se deixa vencer por um primeiro não na resposta ao seu pedido.

Note que o homem não nega o pão, porém, o momento não é o certo. Deus nos ensina aqui que a oração não deve deixar-se desanimar quando a resposta não é imediatamente respondida como se espera. É necessário ser persistente.

(2) Precisamos fazer questão do que pedimos.

Nesta parábola não temos a lição de que Deus deseja ser pressionado, ou que se formos importunos “moveremos” a mão de Deus! Observe que na parábola, apenas o momento é citado como um mau momento para o pedido ser atendido.

Porém, quando o amigo observa o quanto aquilo era necessário, o quanto era persistente o pedido, por causa do esforço dele, por aceitar inclusive a vergonha de ser importuno, o amigo o atenderá, mesmo que seja para se ver livre do constrangimento.

Muitas vezes Deus quer ver em nós o quanto um pedido de fato é importante, se de fato fazemos questão do que estamos pedindo e buscando, até onde estamos dispostos a ir em oração!

(3) Haverá uma resposta aos que perseveram.

Na parábola, o pedido feito, inicialmente recebe uma resposta não. Mas o fato de continuar pedindo, de continuar buscando, mesmo que envergonhado, faz com que o amigo importunado o atenda no que ele precisa. Deus quer nos ver envolvidos com nossos pedidos de oração.

Envolvidos nos pedidos verdadeiros, com o qual nos importamos, que são de fato importantes e pelos quais lutamos. Deus saberá dar uma resposta adequada aos nossos pedidos que fazemos com perseverança. Cabe a nós sermos firmes e constantes na oração.

(4) Jesus finaliza a parábola explicando, então, que atitude deve ter o crente com relação a oração a Deus. Ele diz:

“Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lucas 11:9).

Mais abaixo ele explica como Deus age em relação aos nossos pedidos: “Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?” (Lucas 11:11).

Deus, assim como aquele amigo, é “importunado” diariamente com nossas orações. Não devemos desistir no primeiro “não”, antes, devemos perseverar nos pedidos que julgamos importantes e que sabemos que só Deus pode atender, sabedores, pela fé, de que, como Pai, Ele fará o melhor para atender às nossas necessidades da melhor forma e no melhor momento!

Presbítero André Sanchez

Vivendo Com Muito Amor


"Todos os vossos atos sejam feitos com  amor"  (1  Coríntios16:14).Ao visitar uma amiga, bem humilde, Ana ouviu: "Desculpe  nãoter uma poltrona  macia  para  oferecer.  Eu  e  meu  maridoenfrentamos muitas dificuldades e não podemos comprar móveismelhores". Ana,  sorrindo  para  a  amiga,  disse:  "Não  sepreocupe com isso. A única coisa que reparei em sua casa foio capricho com que arruma  sua  sala.  Parabéns,  está  tudomuito lindo".Os olhos bons só enxergam coisas boas. Os corações cheios deamor, sempre observam as coisas positivas  das  pessoas.  Umcristão dedicado  ao  Senhor  nunca  vê  defeitos...  só  asqualidades dos irmãos que participam com ele das reuniões daigreja.Por que comentar se o vestido da  irmã  é  bonito  ou  feio?Melhor é constatar que a irmã é uma bênção em tudo o que fazpara o Senhor. Por que reparar  se  o  irmão  é  afinado  oudesentoado no cântico do culto? É melhor glorificar  a  Deuspor ele estar louvando ao Senhor com lágrimas nos olhos. Porque criticar o sermão do pregador? Louvemos  ao  Senhor  porele ter deixado tudo para doar-se  integralmente  ao  SenhorJesus, trabalhando com determinação e amor para levar muitosà vida eterna.Tudo que falarmos e tudo o  que  olharmos,  seja  feito  commuito amor.  Assim,  engrandeceremos  o  nome  do  Senhor  eseremos muito mais felizes. Paulo Barbosa

A DEMORA NECESSÁRIA

 

 

Conta Marcos que durante a tempestade, JESUS viu que SEUS discípulos “se fatigavam” Mc 6:48. ELE os viu no meio da noite, e tal como um pai amoroso esperou até a hora certa, até o momento certo. Esperou até perceber que era hora de chegar, e então chegou.

O que fazia com que aquela fosse a hora certa? Não sei. Porque DEUS espera até o dinheiro acabar? Por que DEUS espera até a doença se prolongar?

Não sei. Só sei que o tempo  DELE sempre está certo. Só posso dizer que ELE fará o melhor. “DEUS não fará justiça aos SEUS escolhidos que clamam a ELE dia e noite, ainda que lhes pareça tardio? Lc 18:7.

Mesmo que você nada ouça, ELE está falando. Mesmo que você nada veja, ELE está agindo. Com DEUS não há acidentes, cada incidente é planejado para nos levar mais perto de SI, quando decidimos segui-LO fidedignamente.

Veja o que DEUS fez no deserto, ELE os fez trilhar um caminho muito mais longo do que o necessário, assim,  ELE foi moldando SEU povo. Provou-lhes o coração. Garantiu que lhes daria sustento. Será que DEUS queria, de fato, que seus filhos atingissem a Terra Prometida? É CLARO QUE SIM! Mas, SUA preocupação maior era que chegassem preparados, e não rapidamente.

Max Lucado no livro “OUVINDO DEUS NA TORMENTA”

Bem-aventurados os que choram: O que Jesus quis dizer com isso?

 Você Pergunta: Gostaria de compreender melhor e com mais profundidade o que Jesus quis ensinar quando disse que são bem-aventurados os que choram. Que choro seria esse que faz com que uma pessoa se torne feliz diante de Deus? Pode nos ajudar a compreender melhor essa palavra?

Os ensinos de Jesus Cristo sempre nos trazem uma profundidade que precisa ser captada pelo estudo sério e reflexão profunda.

Sempre existe algo mais profundo nessa sabedoria que Jesus expôs para nos dar boas direções de vida. Vamos aprender mais sobre os que choram?

Bem-aventurados os que choram: O que Jesus quis dizer com isso?

(1) Essa é a segunda bem-aventurança citada por Jesus em seu sermão do monte (Mateus 5:1-12). A primeira foi “bem-aventurados os pobres de espírito”.

Entender a primeira bem-aventurança vai nos ajudar a entender melhor a segunda. Jesus começou Seu discurso ensinando que são felizes os pobres de espírito.

Isso significa, em resumo, que a felicidade plena de Deus vêm sobre aquele que compreende sua condição espiritual caída, pecaminosa (pobre), e isso com humildade.

Fazendo assim o coração dessa pessoa se abre para Deus agir cada vez mais (proximidade), já que Deus resiste (se opõe) aos soberbos e arrogantes (Tiago 4:6). Abre-se, então, uma grande porta para a felicidade que vem do Senhor, já que Deus está ali!

(2) Na sequência Jesus ensina: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4). Evidentemente não está em foco aqui qualquer tipo de choro por qualquer tipo de motivo.

O choro desse contexto tem a ver com a condição humana pecaminosa, com aqueles que reconheceram sua pobreza de espírito.

É uma situação verdadeiramente triste quando olhamos para nós mesmos e vemos nossa pecaminosidade e maldade! Isso leva ao choro, a uma decepção profunda!

Porém, o ensino de Cristo é sobre felicidade, como isso seria possível?

(3) Isso é possível porque envolve reconhecimento da obra que o próprio Cristo fez! Sem Ele o choro nunca acabaria, pois estávamos condenados e totalmente perdidos (uma situação desesperadora)!

Com Cristo nossa condição vai do desespero de perceber quão maus e pecadores nós somos para um consolo que vem de Deus (pois somos perdoados por Ele), através de Cristo, e nos coloca em uma nova condição:

somos plenos de alegria vinda do Senhor! Lembramos quem somos, isso gera tristeza, porém, lembramos que o consolo chegou através de Cristo, e esse consolo nos faz viver uma vida totalmente diferente, bem-aventurada

(4) Sendo assim, o ensino de Cristo nos mostra que precisamos chorar ao ver nossa condição pecaminosa (isso precisa mexer conosco). Precisamos reconhecê-la diante de Deus, arrepender-nos dela humildemente.

Esse é o caminho que Deus deixou aberto para que alcancemos a felicidade que está Nele e que é alcançada quando andamos junto a Jesus Cristo, acompanhados Dele!

Andar sozinhos seria andar por um caminho de condenação. Junto de Cristo o caminho é de salvação e consolo! Que grandiosa bênção nos deu o Senhor, aleluia!

Você já chorou em reconhecer quem é e foi em seguida consolado pela presença viva de Deus em sua vida? Se não chorou ainda, faça isso agora!

  Presbítero André Sanchez

SEJA UM TESTEMUNHO VIVO

 

Jesus afirmou que Seus discípulos deveriam ficar em Jerusalém até que recebessem e fossem cheios do Espírito Santo para que eles se tornassem testemunhas (Atos 1.4-5, 8).

Esse foi um dos propósitos do derramamento do poder, da unção do Espírito Santo ocorrido no dia da Festa de Pentecostes e nas demais ocasiões (Atos 2.4; 4.31; etc.).

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra”(Atos 1.8).

Nenhuma palavra que falarmos pode ser maior que o testemunho que podemos dar a respeito de Jesus Cristo através de nossa vida. 

Como diz o velho ditado: “O que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você diz”.

Para o Cristão, depois das experiências pessoais da salvação e do batismo no Espírito Santo, nada se compara a alegria de levar um perdido a encontrar-se com o Senhor Jesus Cristo.

Acredito no testemunho pessoal e creio que devemos aproveitar com sabedoria as oportunidades que surgirem para compartilharmos a respeito das boas novas de salvação.

Mas não creio que devamos sair de qualquer maneira tentando empurrar o Evangelho nas pessoas como se fosse hortifrutigranjeiro de final de feira.

Devemos buscar a direção do Espírito Santo e sermos guiados por Ele para que o nosso testemunho seja efetivo.

Creio que a ferramenta mais eficaz do testemunho é uma vida comprometida com Deus e com Sua vontade e realmente vivida para o Senhor.

Portanto, aprenda a testemunhar conforme a orientação e direção do Espírito Santo.

Mas, primeiramente, seja um testemunho vivo na sua família e casamento, emprego, escola, comunidade, igreja, etc., isto será muito importante para o seu crescimento espiritual.

“O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?” (Jó 1.7-8).

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

12 agosto 2022

Por que Jesus realizou milagres?

 


por Charles R. Swindoll

milagres

João 20:30-31

Milagreiros antigos criavam a ilusão de milagres para atrair seguidores abastados.

Imitavam o sobrenatural para que, na mente das pessoas, figurassem como aqueles que possuíam acesso especial a um reino que exercia domínio sobre o mundo e determinava o destino daqueles que esperavam passar dessa para uma melhor. Eles lucravam em cima do medo do desconhecido.

Jesus realizou sinais miraculosos por um propósito muito diferente. Seus milagres forneceram alívio para a dor e o medo, além de ensinar sobre um Deus que se importa profundamente com o sofrimento das pessoas e que cura sem nada cobrar. Jesus realizou muitos outros milagres que estão descritos nos evangelhos e sua motivação para realizá-los não foi outra senão compaixão.

Analisando seus milagres como um todo, o surpreendente poder de Jesus deveria ser uma fonte de conforto. Ele se importa com os assuntos que o mundo considera triviais e deseja resolvê-los. Ele deseja aliviar nossas preocupações e prometeu suprir nossas necessidades mais fundamentais. Ele assumiu controle sobre a doença, a tragédia, o caos e a morte. Seu poder não é limitado por fatores como tempo, distância, superstição ou preconceito, nem mesmo pelas forças do mal.

Ele ensinou, por meio dos milagres da ressurreição, que o mal pode vencer algumas batalhas na terra, mas somente Jesus possui poder eternal. O período passageiro de setenta ou oitenta anos que passamos em nosso corpo doente e mortal nada mais é do que um piscar de olhos, quando comparado aos prazeres magníficos e infindáveis que ele prometeu àqueles que creem.

O amigo mais próximo de Jesus na terra, o discípulo João, escreveu o seguinte: “Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome” (João 20:30-31).

Seus milagres foram registrados ‘para que vocês creiam’ que ele é, de fato, o Filho de Deus.

Você creu? Vai crer?

Tipos de Amigos

  

amigos segurando a mão

Marcos 2.1-12

Introdução: Existem vários tipos de pessoas e formas de relacionamentos. Infelizmente no mundo moderno as relações cada vez são mais rasas entre as pessoas. A facilidade da comunicação através da tecnologia nos aproxima de pessoas que estão longe, mas pode nos distanciar de quem está perto.

Jesus estava sempre cercado de muitas pessoas. Uma multidão andava atrás de Jesus, seus discípulos o seguiam, mas também era perseguido pelos fariseus e algumas pessoas em especial vivenciaram seus milagres.

Um paralítico foi levado por seus amigos até Jesus, mas no meio do caminho estava uma multidão, como uma barreira e também haviam fariseus que tentaram atrapalhar. Mesmo assim conseguiram chegar até Jesus e um milagre aconteceu.

Você tem amigos?

Na cura do paralítico vemos alguns exemplos de amizades e relacionamentos:

 

1- MULTIDÃO – Não são amigos

Marcos 2.2 “Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.

A multidão de pessoas que cercava a casa impedia que entrassem com o paralítico na maca. Essa primeira barreira mostra como as vezes ficamos sozinhos no meio de uma multidão.

Muitas vezes os tantos seguidores de redes sociais e as pessoas nas festas não veem o sofrimento dos outros. Verdadeiros relacionamentos são sólidos quando há contato e compromisso entre as pessoas.

Você é como a multidão?

Não se iluda com a multidão!

 

2- FARIZEUS – Falsos amigos

Marcos 2.6,7 “Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus?”

A religiosidade cega as pessoas, que se acham no direito de julgar os outros e até mesmo o próprio Jesus foi julgado e condenado, mas não permitiu que as decepções o impedissem de ser amigo das pessoas.

Se as pessoas te desprezam, não se esqueça que Jesus te ama sempre e te aceita com seu amor incondicional. Falsos amigos estão sempre medindo os outros e exigindo que sigam os seus padrões, mas verdadeiros amigos te aceitam como você é.

As decepções da vida são inevitáveis e veem para nos amadurecer e nos ensinar a ser pessoas melhores. Existem pessoas que são exemplos para seguirmos e outras que são exemplos do que não devemos fazer.

Você é como os fariseus?

Cuidado com falsos amigos!

 

3- CARREGADORES - Grandes amigos

Marcos 2.3,4 “Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. ”

Algumas pessoas e quatro amigos em especial fizeram o sacrifício de carregar o paralítico, subir no telhado e descer ele no lugar e hora certa onde estava Jesus.

Verdadeiros amigos são assim, caminham com você quando você não pode andar te levam no colo e te ajudam a levar o fardo (Gálatas 6.2), além de sempre te encaminhar na direção certa para Jesus.

Provavelmente aqueles amigos perguntaram antes se o paralítico aceitaria todo o sacrifício de ser balançado e sacudido até chegar ao telhado da casa. Isso nos ensina que só temos grandes amigos quando aceitamos passar pelos obstáculos juntos.

Você é como os carregadores?

Grandes amigos te ajudam quando precisa!

4- JESUS – Verdadeiro Amigo

Marcos 2.5 “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados

A casa que entraram pelo telhado era do próprio Jesus (v.1). Jesus conhece o íntimo de cada um de nós (v.8) e como verdadeiro amigo nos confronta com a verdade (v.9). Mas acima de tudo Jesus perdoa nossos pecados (v.10).

Verdadeiras amizades vencem obstáculos e abrem o caminho para cima em direção a Deus. Mas verdadeiros amigos, como Jesus sempre te falam a verdade, mesmo que você não goste muito.

Qualquer amizade sem Jesus nunca será plena e sempre vai faltar alguma coisa. Peça a Jesus, o melhor e verdadeiro amigo que coloque pessoas certas em sua vida para ser seus amigos e também que te ensine a ser um amigo verdadeiro para os outros.

Você amigo de verdade como Jesus?

Jesus é o verdadeiro Amigo!

 

Jesus é o seu melhor amigo!

 

Conclusão

Marcos 2.11,12 “Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!”

O propósito do amigo Jesus Cristo é nos salvar e operar milagre em nossas vidas. Ninguém pode fazer o que Jesus pode realizar, por isso devemos confiar nossas vidas a Ele como nosso Maior amigo.

Precisamos aprender a diferenciar a multidão daqueles que realmente estão conosco como amigos e também entender que sempre haverão aqueles que não concordarão conosco.

Além disso, há quem sempre vai precisar de nós e deveremos aprender a ser amigos para então encontrar verdadeiros amigos. Antes de pensar que as pessoas não são nossas amigas devemos questionar se nós mesmos estamos sendo amigos dos outros.

Procure ser amigo das pessoas!