09 janeiro 2022

O Poder da Gratidão


TEXTO: Salmos 103.1-5

- Gratidão- reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.

A gratidão é uma “emoção”, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou responder com igualdade para um favor que fizeram por você.

1 - A GRATIDÃO TEM O PODER DE ALEGRAR O CORAÇÃO DO PAI (I Ts. 5.18):Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

 - A vontade de Deus é que, em meio a todas as circunstâncias, demos graças. As ações de graças talvez sejam o tipo de oração mais negligenciado pelos crentes.

- Possivelmente, muitos pensam que elas não são orações poderosas para mudar as circunstâncias da vida ou para tocar o coração de Deus, mas esse é um tremendo equívoco.

2 - A GRATIDÃO TEM O PODER DE MUDAR AS CIRCUNSTÂNCIAS

 (Pv. 3.6):Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas

- Se formos capazes de ver a mão de Deus nas circunstâncias, seremos capazes de ser gratos pela obra que Ele faz em nós.

3 - A GRATIDÃO TEM O PODER DE TRAZER O CONTENTAMENTO:

- Você jamais verá uma pessoa contente murmurando ou um descontente agradecendo. Se não há contentamento pelo que Deus tem dado, Ele não pode multiplicar.

- Seria incoerente com a natureza de Deus Ele continuar nos dando algo que não desejamos receber ou pelo que não somos gratos.- O descontente deprecia a bênção do céu. Mas o contentamento, que vem pela gratidão, dá ao Senhor ocasião para nos dar porção ainda maior.

 A gratidão tem o poder da multiplicação.

Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.

Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado".

Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.João 6:11-13

4 - A GRATIDÃO TEM O PODER DE TRAZER VIDA ONDE EXISTE MORTE(Jo. 11.41-43):

- Na ressurreição de Lázaro Jesus fez o mesmo que na multiplicação dos pães.

Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.

- Ele apenas agradeceu a Deus e depois chamou a Lázaro da morte para a vida. Primeiro Jesus agradeceu, depois chamou ele para fora.

- Eu creio que Ele deu ações de graças para nos ensinar que ações de graças dão sabor à uma vida morta. A gratidão coloca vida em nossas vidas.

- Por que Deus se interessa tanto pela nossa gratidão?

- Porque ações de graças mudam a nossa atitude diante da vida.

- Ações de graças produzem contentamento. A vontade de Deus é que tenhamos um coração grato que produza contentamento.

5 - A GRATIDÃO TEM PODER QUANDO ELA É EXPRESSADA DE TODO O CORAÇÃO (Lc. 17.11-19):

- “A gratidão silenciosa não é útil a ninguém.” Isso é verdadeiro. É por isso que devemos trabalhar para cultivar um coração de gratidão, Devemos nos esforçar para expressar a gratidão continuamente.

 Os 10 leprosos E conteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

- Ser gratos pelas pequenas coisas e pelas grandes também, e, às vezes, fazer algo altamente intencional para expressar gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário