09 janeiro 2022

Autoridade Espiritual – Parte 3

 

A obediência e a rebeldia

Texto: Mateus 8:5-9 

Introdução: Certa ocasião foi a Jesus um centurião rogando-lhe por seu servo enfermo e quando o Senhor manifestou seu desejo de ir a ele para sara-lo, o centurião disse: Não sou digno de que entres debaixo do meu telhadosomente diga uma palavra e meu criado sarará. Porque eu também sou homem sujeito a autoridade...” Jesus se maravilhou da fé daquele homem. O centurião havia aprendido um dos princípios mais importantes da vida: O principio da autoridade; simplesmente para ter autoridade espiritual deve se estar debaixo de autoridade, ou seja, em obediência e sujeição.

O centurião sabia que Jesus tinha autoridade para sarar seu criado porque conhecia que o Senhor estava em plena obediência ao Pai e as autoridades terrenas; da mesma forma, qualquer um de nós que anela autoridade nas coisas de Deus deverá primeiro conhecer a importância de estar sempre em plena obediência.

1. A obediência e a rebeldia.

A. Deus instituiu a obediência, I Coríntios 15:27-28. Deus criou os anjos, o homem e todas as coisas com um só propósito; que toda a criação lhe esteja sujeita. A ordem que Deus estabeleceu é a obediência.

B. Satanás instaurou a rebeldia, Isaías 14:13-14. Ao rebelar-se orgulhosamente contra Deus. Não só prejudicou a si mesmo, como também arrastou consigo a terceira parte dos anjos e culminou sua obra levando também o homem à rebeldia, como relata Gênesis capítulo 3.

2. Deus espera obediência a sua pessoa e as autoridades constituídas por ele. Romanos 13: 1-2.

A. Todos nós  como crentes estamos cientes de que Deus espera que lhe obedeçamos.

B. A Bíblia, de capa a capa, nos chama a obedece-lo. Mas infelizmente nem todos tem consciência de que Ele nos demanda com a mesma firmeza que obedeçamos às autoridades constituídas por Ele. I Pedro 1:2, diz que fomos escolhidos por Deus para obedecer. Enquanto houver rebeldia em nossos corações estaremos sobre o principio de Satanás e a sua mercê.

C. A luz da Bíblia sagrada não se pode dizer: “Eu obedeço a Deus, mas não as outras autoridades”, a rebeldia é rebeldia, e sempre acarreta juízo sobre nós.

3. Limite à obediência.

A. Deus espera que obedeçamos sempre a autoridade. Unicamente vamos “desobedecer” – com espírito de mansidão - aqueles mandamentos que contradizem manifestamente a Palavra de Deus. Exemplos: Daniel 3:17-18 - 6:10 - Atos 5:29.

4. Exemplos bíblicos de rebeldia e lições que extraímos para nossa vida:

Na Bíblia há inúmeros exemplos de atitudes de rebeldia, vamos considerar somente dois deles:

A. A murmuração de Miriam e Aarão. Números 12. Algumas lições:
1. As diferenças pessoais ou de opinião não devem levar-nos a questionar a autoridade (v.1).
2. Deus delega sua autoridade soberanamente, nunca devemos comparar-nos com a autoridade nem pensar que nós faríamos melhor (v.2).
3. Deus ouve a murmuração acerca da autoridade (v.2b).
4. Deus mesmo sai em defesa da autoridade criticada (v.4).
5. Devemos ter temor de falar contra a autoridade (v.8).
6. A murmuração acarreta juízo de Deus (v.10).

B. A rebelião de Coré, Datã e Abirão. Números 16. Algumas lições:
1. Para Deus não somos todos iguais quanto a autoridade, Ele deposita sua autoridade nos que Ele quer (v.3).
2. Não devemos olhar o homem, mas de onde vem a autoridade que possui (v.3).
3. Deus sempre sai em defesa da autoridade (v.5).
4. A inveja e a desconformidade abrem a porta para a rebeldia (v.9).
5. Atacar a autoridade é atacar o próprio Deus (v.11).
6. A rebeldia fecha a comunicação e deforma a realidade (v.12-14).
7. O espírito de rebeldia é perigosamente contagioso.
8. O juízo de Deus a rebeldia é algo iminente.

Conclusão: Queres ter autoridade espiritual? Peça a Deus e que Ele nos permita em todo lugar ser filhos obedientes, para sermos fieis imitadores de Jesus Cristo.

Pr Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário