28 janeiro 2022

CINCO PEDRAS DE DAVI

 


TEXTO  1 Sm 17: 40, 45 E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 45 Davi, porém, disse ao filisteu:  Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Durante a trajetória de nossa vida, sempre surgirão gigantes que teremos que enfrentar. Os gigantes representam as situações e problemas que aos olhos humanos parecem ser impossíveis de se resolver. Eles virão para nos desafiar.

NÃO SEI QUAL O GIGANTE OU QUAL SITUAÇÃO QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO, UMA COISA EU SEI QUE O DEUS TODO PODEROSO, O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DO IMPOSSÍVEL ESTÁ AQUI NESTE LUGAR OPERANDO EM FAVOR DAQUELES QUE O BUSQUE EM ESPÍRITO E EM VERDADE

A história de Davi mostra que temos de usar as armas certas para derrubar os gigantes. Davi não usou armas e recursos humanos.

 Davi tomou para si 5 pedras que representam as atitudes que devemos ter para derrubar os gigantes

1ª PEDRA DA CORAGEM. O gigante Golias estava afrontando o exército de Israel por 40 dias e 40 noites. Enquanto todo exército de Israel teve medo do gigante Golias, Davi teve coragem.

Por quê? Davi lembrava que Deus deu lhe forças pra lutar contra o leão e o contra o urso dando lhe vitória. Deus não mudou. Hb 13:8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Mt 28:20b e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

O medo paralisa as pessoas e impede de conquistar. 1Jo 4:18  No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo.  Tm 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

CONCENTRE SE NOS GIGANTES E TROPEÇARÁS, CONCENTRE SE EM DEUS E OS GIGANTES CAIRÃO.  ESCREVA SUA PREOCUPAÇÕES NA AREIA E SUAS VIT´RIAS EM PEDRA

2ª PEDRA DA COMUNHÃO COM DEUS

Davi tinha uma comunhão, uma aliança com Deus e diz em 1 Sm 17:26 Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Antes de subir para lutar com o gigante, Davi desceu ao riacho. Descer significa se humilhar na presença de Deus. Davi tinha uma vida de oração e comunhão com Deus

Ef 6:18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Fp 4:6-7 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

DAVI TINHA COMUNHÃO E CONHECIA O DEUS O QUAL SERVIA

3ª PEDRA DA PRIORIDADE

A prioridade principal de Davi era a reputação de Deus. Ninguém difamaria o Senhor. Davi lutou para que toda terra soubesse que havia Deus em Israel.
1 Sm 17:46,47 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.

 

4ª PEDRA DA PERSISTÊNCIA OU PERSEVERANÇA

Se Davi tivesse dado ouvido ao seu irmão ou a Saul teria desistido de enfrentar o gigante. Davi acreditava em si mesmo e no Deus que servia. Davi reconhecia que quem lhe daria a vitória era Deus.

Persistência ou perseverança é a capacidade de prosseguir, mesmo em meio as impossibilidades, mesmo quando as pessoas não dão crédito e nem valor.

 

5ª PEDRA DA GRATIDÃO

Davi mesmo quando era pastor de ovelhas já era grato a Deus. Temos 53 salmos de gratidão na Palavra de Deus, a maioria escrita por Davi.

Sm 118:1-7 Deem graças ao Senhor , porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
Diga, pois, Israel: "Sim, a sua misericórdia dura para sempre."
Diga, pois, a casa de Arão: "Sim, a sua misericórdia dura para sempre."
Digam, pois, os que temem o Senhor : "Sim, a sua misericórdia dura para sempre."
Na angústia, invoquei o Senhor ; e o Senhor me ouviu e me pôs a salvo.
O Senhor está comigo; não temerei. O que é que alguém pode me fazer?
O Senhor está comigo, para me ajudar; por isso, verei a derrota dos meus inimigos.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário