09 janeiro 2022

Autoridade Espiritual – Parte 1

Texto: Romanos 13: 1-2

Introdução: Adão tinha autoridade delegada por Deus. Isto significa que tinha liberdade para exercer sua autoridade sobre a criação, mas devia manter-se em obediência e sujeição a autoridade legítima e absoluta que estava por cima dele: Deus.

Quando o homem desobedeceu a Deus e deu ouvidos a serpente, se rebelou contra a autoridade de seu Criador, e sem saber, se submeteu a autoridade de Satanás. Ao fazê-lo, perdeu também sua autoridade sobre a criação, e Satanás ganhou domínio sobre ele e sobre o mundo; domínio que mantém até o dia de hoje (Lucas 4:6).
O que significa autoridade?

Significa “poder, domínio, soberania, poder que exerce uma pessoa sobre outra que lhe está subordinada”. Como por exemplo, o pai sobre o filho, o comandante sobre o soldado, etc.

Uma pessoa que está em autoridade é alguém revestido de poder ou mando sobre uma ou mais pessoas

1. Origem da autoridade

A. Deus é toda autoridade. A Bíblia ensina que a origem da autoridade está em Deus. O mais amplo e concreto conceito de autoridade se encontra em Deus mesmo. Seu reinado se fundamenta na autoridade. Na Palavra encontramos características de Deus como autoridade:
1. Deus é Todo poderoso (Gênesis 17:1 - Apocalipses 1:8).
2. Deus é Soberano (Atos 4:24, I Timóteo 6:14-15).
3. Deus é Criador e Poderoso (Jeremias 32:7).
4. A Deus pertence o Reino, o poder e a gloria (Mateus 6:13).

B. A Deus pertence toda autoridade. Na Palavra de Deus encontramos que:
1. Cristo tem autoridade (Mateus 28:18).
2. Toda autoridade procede de cima (João 19:11).
3. Deus é soberano, é Senhor; tem todo domínio e autoridade sobre toda a criação e sobre todos e cada um de nós.

C. Devemos nos submeter a essa autoridade. É indispensável para todo cristão ter um encontro com a autoridade direta que é Deus. Saulo não estava sujeito a autoridade de Deus ainda que acreditasse estar.  Paulo teve seu primeiro encontro com a autoridade direta de Deus ao encontrar-se com Cristo ressuscitado no caminho de Damasco.

2. Origem da rebeldia

Na Palavra encontramos que a origem da rebeldia está em Satanás.

A. No coração de Satanás havia orgulho e soberba. “Serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:12-15).

B. O coração de Satanás estava cheio de maldade, iniquidade e exaltação, por causa do que ele era e por isso se rebelou contra Deus.  Essa foi a origem da rebelião e foi lançado fora da presença de Deus e desde então procura fazer que todos os homens sigam seus passos de rebeldia. (Ezequiel 28:13-17 - Gênesis 3:1-5).

Conclusão: Deus tem todo poder, domínio e autoridade.  Pode mandar ou executar qualquer coisa. Como discípulos de Cristo, primeiro precisamos de um encontro com a autoridade de Deus. Para entender a autoridade, precisamos revelação de Deus em nossos corações, e para que haja submissão é preciso excluir o “Eu” de nossos corações. É preciso coloca Deus como prioridade em nossas vidas sendo obedientes e submissos a Ele.

Pr Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário