28 janeiro 2022

Jesus Cristo voltará —Lição 13: Esperando Jesus para hoje



Jesus Cristo voltará — Fé e perseverança para o glorioso Dia com o Senhor da Igreja

Comentarista: Reinaldo Odilo

Lição 13: Esperando Jesus para hoje

TEXTO DO DIA

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre sua a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?” (Mt 24.45).

SÍNTESE

A volta de Jesus Cristo será de forma inesperada. Pode se dar a qualquer dia e hora, por isso precisamos estar preparados.

AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA — Mt 25.6
Jesus, o esposo que vem de forma inesperada
TERÇA — Mc 13.35
Jesus, o dono da casa que vai voltar
QUARTA — Lc 10.35
Jesus, o amigo que vai voltar
QUINTA — Lc 12.37
Jesus, o Senhor que vai voltar
SEXTA — Lc 19.12
Jesus, o homem nobre que vai voltar
SÁBADO — Jo 14.18
Jesus, não nos deixará

OBJETIVOS

COMPREENDER que precisamos aguardar a volta do Senhor com expectativa;
MOSTRAR que Jesus Cristo é aquEle que voltará;
SABER qual deve ser as atitudes dos crentes diante da volta de Jesus.

INTERAÇÃO

 “Jesus voltará a qualquer momento para arrebatar a sua Noiva”. O próprio Senhor Jesus declarou: “cedo venho”.

 A vinda do Salvador se dará de forma inesperada, por isso precisamos estar sempre alertas e vigilantes. Que venhamos apregoar a este mundo que Jesus Cristo em breve voltará e que hoje a “porta da graça” está aberta.

TEXTO BÍBLICO
Apocalipse 22.1-14

INTRODUÇÃO

Os crentes do Antigo Testamento esperaram, com muita expectativa, a chegada do Messias, promessa feita no Éden (Gn 3.15). O profeta Malaquias, 400 anos antes do nascimento do Salvador, ratificou que nasceria “o sol da justiça”, o Messias, e salvação traria “debaixo das suas asas” (Ml 4.2). Deus cumpriu a sua promessa e no tempo certo o Messias veio ao mundo. Antes da sua ascensão, Jesus prometeu que voltaria para nos buscar. Quase dois mil anos já se passaram, e nós os crentes aguardamos a volta do Messias para buscar a sua Igreja. A promessa de Jesus pode ser cumprida a qualquer instante, por isso precisamos estar preparados: “E as coisas que vos digo digo-as a todos. Vigiai” (Mc 13.37). No livro de Apocalipse, o Senhor disse, três vezes: “cedo venho” (22.7,12,20).

I. A EXPECTATIVA DA VOLTA DO SENHOR

1. A promessa do rapto da Noiva. João, na Ilha de Patmos, recebeu a revelação da vitória final do Cordeiro, que foi morto, o qual, por fim, concluirá sua missão e reinará eternamente.

Segundo a cultura judaica, nos dias de Jesus, mesmo com o casamento marcado, a hora em que o noivo compareceria para buscar a noiva na casa do pai dela não era agendada. O Senhor Jesus, igualmente, prometeu voltar, mencionando os sinais de sua vinda, mas disse que daquele dia e hora ninguém sabia. Com essas últimas palavras o Mestre reafirma a promessa do Arrebatamento, em que Ele virá num piscar de olhos, como um ladrão, sem aviso prévio: “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará” (Hb 10.37).

2. O compromisso da Noiva com a santidade. A Noiva de Cristo deve viver neste mundo até o dia da sua volta de forma gloriosa, “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27). Precisamos viver em santidade se desejamos ser arrebatados para encontrar com Jesus nas nuvens. A Palavra de Deus nos exorta: “Pelo que, amados, aguardamos estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (2Pe 3.14).

3. As obras serão recompensadas. O Senhor Jesus afirma que há galardão reservado para os que são fiéis, cujas obras são dignas diante dEle: “para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.12).

Aqueles que fazem parte do Corpo de Cristo e de maneira abnegada, deixaram as coisas do mundo para se dedicarem intensamente ao Senhor, preparando-se para o encontro com Ele, receberão a tão almejada recompensa que está com o Senhor Jesus.

Pense!Por que Jesus falou sobre galardão nesse momento? Só a salvação não seria suficiente?!

Ponto Importante-Se Jesus deu importância ao recebimento dos galardões, então, isso é muito importante. Não sabemos os maiores segredos da Eternidade.

II. JESUS CRISTO, AQUELE QUE VOLTARÁ

1. Jesus Cristo, o grande vencedor. A função primordial da Escatologia Bíblica é glorificar a Cristo. Depois de falar sobre o galardão, Jesus declara: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro” (Ap 22.13). Durante toda a revelação do Apocalipse, o Cordeiro é glorificado sendo o único digno de “desatar os selos” e abrir o livro (Ap 5.5). Ainda que surjam inimigos ferozes, todavia, não devemos temê-los, pois só o Senhor é o Todo-Poderoso. Por isso, os crentes podem ter a firme esperança do futuro glorioso que lhes está reservado.

2. Jesus Cristo, o único que pode salvar o homem. Depois de descrever as maravilhas da Nova Jerusalém, João afirma que todos aqueles que creram em Jesus e no seu sacrifício vicário, e pela fé tiveram suas vestiduras lavadas no sangue do Cordeiro terão direito à salvação, ou seja, à árvore da vida (Ap 22.14). Jesus morreu e mediante o seu sacrifício podemos obter a salvação. Só há salvação em Jesus Cristo.

3. Jesus, o único que pode purificar o pecador. Só o sangue de Jesus pode nos limpar de todo o pecado (1Jo 1.7). Somente serão arrebatados aqueles que tiverem seus corações purificados pelo sangue do Cordeiro. O crente pode até cometer um pecado acidental, mas ele não tem mais prazer no erro e quando o comete. Logo se arrepende, pede o perdão de Jesus e abandona o erro.

Se anelamos viver eternamente com Cristo precisamos esmurrar o nosso corpo, e o reduzir à servidão pelo Espírito, para que não sejamos reprovados (1Co 9.27).

Pense!O crente está imune as obras da carne?

Ponto Importante-Os justos não estão imunes às obras da carne; antes, pelo contrário, como alguém já disse: “o melhor dos santos pode cometer o pior dos pecados”.

III. ATITUDES DOS CRENTES DIANTE DA VOLTA DE JESUS

1. Amar a vinda de Cristo. Os crentes autênticos são identificados pelo amor ao Senhor e ao próximo. Só sabe amar de verdade aquele que conhece a Cristo. Infelizmente, o amor de muitos crentes pela volta de Jesus e pelo próximo está se esfriando (Mt 24.12). Não podemos nos esquecer de que amar é um mandamento do Senhor (Mt 22.37-39). Aqueles que amam ao Senhor Jesus, demonstram amor pelo próximo e amam a sua vinda (2Tm 4.8).

2. Desfrutar da suficiência de Cristo. Os que anelam a vinda de Cristo devem confiar nEle para que todas as suas necessidades, tanto de ordem espiritual quanto a material, sejam supridas.

Temos um Cristo que supre as nossas necessidades e o nosso maior prazer e alegria deve ser estar em sua presença. Nele está tudo o que realmente precisamos.

Para ser arrebatado é preciso amar ao Senhor acima de todas as coisas, e ter nEle, somente nEle, a fonte de todo o prazer (Sl 73.25). Cristo precisa ser o nosso tudo, a nossa vida (Fp 1.21).

3. Viver segundo a graça. Só existe um jeito de aguardar a vinda de Cristo: “vivendo debaixo da sua graça”. A inclinação da natureza humana, dia após dia, distancia-nos do Criador, mas a graça de Deus nos leva para perto da cruz de Cristo. Essa verdade fica evidente na bênção impetrada no fim do livro do Apocalipse: “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!” (Ap 22.21). Certa vez, o próprio Senhor Jesus disse a Paulo que a graça dEle era suficiente (2Co 12.9).

Nesta vida, jamais conseguiremos ser suficientemente bons para herdar o Reino dos Céus. Só existe um bom, Deus. A graça, todavia, torna-nos dignos de participar da primeira ressurreição, pelos méritos de Cristo na Cruz do Calvário.

Pense!Por que o simples fato de amara vinda de Cristo pode ser considerado uma característica de alguém que vai morar no Céu?

Ponto Importante-Quem ama a vinda de Cristo ama o próprio Cristo; e quem ama a Cristo, já não ama o mundo e o que nele há.

CONCLUSÃO

O Senhor determinou nossa total vigilância, pois sua volta pode acontecer a qualquer momento. Entretanto, nossas paixões carnais, o anelo por dinheiro e poder, as hostes infernais, as distrações da vida são inimigos que querem nos afastar do Céu. Por isso, amemos a volta de Jesus, busquemos sua suficiência e vivamos debaixo da graça, esperando todos os dias por nossa bem-aventurada esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário