08 janeiro 2022

Montes sagrados



Autor: Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

 



“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” Salmos 121.1,2

-Introdução: Os montes têm sentido muito importante na Palavra de Deus. O povo do Senhor era escravo no Egito, onde há somente areia do deserto e quando atravessaram o Mar Vermelho e conheceram a região montanhosa do Sinai e a Terra Prometida com seus belos montes, ficaram maravilhados com a grandiosidade. Muitos homens de Deus e o próprio Senhor Jesus subia os montes com o propósito de orar (Mateus 5.1; 15.29 e 17.1).
Para o povo de Deus, os montes tinham o sentido de:
- Lugar alto, desafio (Salmos 62.2).
- Proteção, segurança (Isaías 33.16).
- Visão das alturas (Êxodo 34.19).


O que os montes significam para você?
Vamos aprender com alguns montes da geografia bíblica, refletindo sobre o seu significado histórico, profético e espiritual:Siga os links abaixo e veja os estudos a respeito de cada um dos montes:

1- Monte Moriá ou Sião - Lugar de Entrega
2- Monte Horebe ou Sinai - Lugar da Revelação
3- Monte Carmelo - Lugar de Vitória
4- Montes de Qumran - Lugar da Palavra
5- Montes de En-Gedi - Lugar de Refrigério
6- Monte Hermom - Lugar de Glorificação
7-Monte da Tentação - Lugar de Consagração
8- Monte das Bem-aventuranças - Lugar de Aprendizado
9- Monte da Caveira – Gólgota - Lugar de Redenção
10- Monte das Oliveiras - Lugar de Exaltação


Suba o monte com Deus!
-CONCLUSÃO: Hebreus 12.18-24
“Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais, pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado. Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!
Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.”
O autor aos hebreus, que é o mesmo povo judeu, escreve para eles dizendo que não estavam chegando ao alto como Moisés subiu e viu a glória de Deus, mas poderiam chegar à casa de Deus na presença de Jesus através do Espírito Santo, que é o lugar mais alto que se pode chegar. Isso nos ensina que onde estivermos diante do Senhor de todo o coração é também um monte, um lugar sagrado e abençoado. Deus nos tem chamado para subir mais alto em Sua presença, com intimidade e consagração.
Suba mais alto na presença de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário