22 abril 2023

Usar copo com água e beber depois da oração. É bíblico?

 Você Pergunta: Minha mãe vai em uma igreja onde eles incentivam sempre a orar perto de um copo com água e depois de terminada a oração beber aquela água. Principalmente nos programas de TV, quando um homem de Deus ora ali e incentiva as pessoas a beberem essa água. Isso é correto biblicamente?

Caro leitor, o ponto que todos concordam é que é dever de todo crente orar. Paulo exemplifica isso, orientando a igreja: “Orai sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17).

Mas de uns tempos para cá temos visto um número crescente de acréscimos realizados a certas orientações bíblicas, como essa do uso de copo com água na oração. Principalmente incentivado por apóstolos modernos e pastores midiáticos!

Será isso certo biblicamente? Temos de entender que não existe uma proibição na Bíblia de alguém usar um copo com água quando estiver orando e, terminada a oração, tomar aquele copo com água.

Como com água na oração, é correto biblicamente?

Ao mesmo tempo, não temos uma ordem bíblica dizendo para usar elementos como esse junto à oração para que ela seja “mais forte” ou para que tenha “mais poder” ou por qualquer outro motivo que a criatividade humana consiga inventar.

Como, então, resolver essa questão? Eu costumo resolver esses casos fazendo uma única, objetiva e simples pergunta, que tem o poder de trazer a solução rapidamente diante dos olhos da pessoa.

A pergunta é: Quando você usa um copo com água para beber depois da oração, acredita que existe algum poder naquele copo com água?

Digamos que a resposta seja não. Ou seja, não acredito que existe poder nesse copo com água. Sendo assim, qual o objetivo do uso dele?

Sabedora de que todo poder está somente em Deus e não em copos e água e de que não temos uma ordem bíblica para que ele seja usado, então, ele é desnecessário!

Nesse caso, a pessoa faz bem em parar com esse uso que não contribui em nada para o fortalecimento da verdadeira fé e da comunhão com Deus. Fazer isso só para obedecer a líderes é obediência cega!

Digamos, porém, que a resposta seja sim. Ou seja, acredito sim que existe algum poder nesse copo com água que, junto com a oração, traz algo mais forte de Deus para minha vida!

Então, aqui a pessoa está em uma flagrante idolatria ou, em escala menor, em uma crendice prejudicial. Sabemos que o poder está em Deus e não em copo com água.

A oração por si só é suficiente, não sendo necessário acrescentar quaisquer elementos sem que haja um embasamento bem forte para isso!

Tiago explica o ponto central sobre a eficiência da oração: “…Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tiago 5:16).

Viver uma vida que agrada a Deus e orar com a simplicidade natural da oração é suficiente e eficaz. 

Assim, penso que usar copos com água é um “laço” que pode levar crentes ao mau caminho da idolatria ou das crendices e não da fé verdadeira no Deus todo poderoso!

Tomemos cuidado com uso de símbolos não ordenados pela bíblica que em nada contribuem para o amadurecimento da fé, antes, acabam trazendo desvios no caminho da verdadeira fé que agrada a Deus! 

Postado por Presbítero André Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário