24 abril 2023

BOA OLIVEIRA



Texto Gênesis 8:8-12
Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.
A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca.
E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca.
E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.

Hoje quero convidar os irmãos para juntos meditar neste episódio, que ao olharmos com as lentes da razão, não encontramos vida, mas quando olhamos para toda a bíblia com as lentes da revelação, aí sim, encontramos alimento para a nossa alma; louvado seja o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Este momento em que Noé e sua família estão vivenciando está relacionado com um juízo de morte sobre a humanidade que perversamente não acolheu os desígnios de Deus. Noé por agir segundo o que Deus determinara, e pelo número sete ser sua data precisa nestes atos, nós podemos o comparar com o mesmo ato que o Senhor Deus executou desde a eternidade até o dia de hoje.



“DEUS PAI”

“A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé,”

Nós sabemos que a Pomba simboliza o Espírito Santo, e quando Deus Pai envia seu Espírito para visitar os profetas no período da lei, o povo rejeita o governo do Senhor; mataram os profetas, apedrejaram os que eram enviados.

“JESUS”

E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.

Então o Senhor Deus envia o Senhor Jesus, seu próprio filho; para que o homem voltasse para Ele.

Paulo em Romanos nos revela um grande segredo quando ele diz: Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!Romanos 11:24

Para entendermos melhor, vamos para o batismo de Jesus: E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.Lucas 3:22

Se Jesus é a Boa Oliveira e esta pomba vem a Noé com uma folha de oliveira no bico, então temos aqui uma bela de uma profecia. Quando o Espírito Santo pela segunda vez, a Boa Oliveira estava plantada em nosso meio. E consumou a nossa salvação no sacrifício da tarde.

“ESPÍRITO SANTO”

Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.

Pela terceira vez a Pomba é enviada; e o mais interessante é que dessa vez a Pomba não volta.

Um povo acolheu esta Pomba. A igreja é templo do Espírito Santo e cabe a nós como igreja reter esta operação maravilhosa do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário