23 abril 2023

A VITÓRIA DE EZEQUIAS

II- Crônicas 32


Ezequias foi um dos reis de Judá, reinando no período de 726 a697 a,C., tendo sucedido seu pai Acaz . O seu reinado foi caracterizado por suas ações no sentido de desfazer a má política de seu pai .
Houve uma preocupação de Ezequias em restaurar oculto ao Senhor , destruindo os ídolos e os templos pagãos que tinham sido erigidos em terra de Israel. isso foi bom aos olhos do Senhor.
Depois destas coisas e desta fidelidade (II Cr 32-11) veio Senaqueribe , rei da Assíria e entrou em Judá.
Assim acontece nos nossos dias , quando nos propomos a nos consagrar ao Senhor e a nos dedicarmos á sua obra , o nosso inimigo se levanta contra nos para nos destruir.
Era uma situação difícil só o Senhor poderia livrar o povo daquela situação . porem antes que o Senhor operasse um livramento, Ezequias tomou algumas providencias que simbolizam as que devemos tomar para alcançar a benção do Senhor . vejamos :


1-Tapou as fontes de águas que havia fora da cidade :
Esta ação visava enfraquecer o exercito inimigo , pois sem água eles ficariam mais vulneráveis .um notável feito de engenharia canalizou as águas da fonte de Gion para um local dentro dos muros das cidades.


Os escavadores trabalharam na construção de um arqueduto com mais ou menos 533 metros de extensão que serviu para desviar as águas . II Cr 32;3-4.
A nossa primeira ação deve ser a mesma : promover o enfraquecimento do inimigo . Isso se dá quando tomamos sobre nós a água da vida .Jesus é a fonte de água que deve jorrar dentro de nossas vidas .É vida para nós e enfraquecimento para o inimigo .
Tapar as fontes externas ,também fala de tapar brechas para que as águas se desviem para nós .


2-Se fortificou edificando o muro quebrado :
 O reparo dos muros era necessário pois não havendo segurança eram facilmente invadidos.
Isso nos fala de santificação. muro - separação, limite. precisamos cuidar para que a nossa santidade não esteja com roturas .
As torres falam da vigilância . o próprio senhor Jesus disse: Vigiai e Orai.
A santificação em vigilância nos fortalece.


3-Fez armas e escudos em abundância :
 Ezequias tomou providencias de armar o povo para a luta .
Nesta luta precisamos das armas do Espirito Santo que são poderosas . Diz a palavra do Senhor em 
II Cor . 10:4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais ,mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas “.
Em Efésios 6:10-18 , vemos os recursos do Senhor para a nossa luta .
Clamor pelo sangue de Jesus , oração, jejum, meditação e consulta a palavra , Madrugada, louvor ,etc, são armas poderosas em nosso favor.
O escudo fala da fé (EF.6:16).FÉ - Direção do Espirito, é defesa para os servos do Senhor .
Depois destas coisas Ezequias confortou o povo (II cr .32:7-8) e o povo descansou nas palavras de Ezequias .
Se estamos dentro do projeto de Deus só nos resta descansar no Senhor ,e esperar o livramento . Vale a pena ressaltar que o termo descansar não significa acomodar , mas sim
com esse posicionamento , provocamos o aumento da fúria do inimigo, que vem com ameaças , afrontas, e perturbações .(II cr .32:9-19 )
Ezequias então juntamente com o profeta Isaias ,clamaram ao Senhor por causa disso.
Precisamos estar com a profecia . os atos da obra são proféticos.
E o Senhor enviou o anjo (salmos 34:7),e o grande e poderoso exercito de Senaqueribe foi destruído , e Senaqueribe fugiu envergonhado e chegando na casa de seu deus foi morto .
‘ Assim livrou o Senhor a Ezequias , e aos moradores de Jerusálem ...(II cr .32:22)

E assim o Senhor tem livrado sua igreja fiel, preservando seu povo para a eternidade, guiando-o por um caminho de vitórias.




ICM BELA VISTA
http://icmbelavista.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário