19 abril 2023

OS MINISTROS ANGÉLICOS DO DEUS



( Salmos 91:11 )

Seguindo o tópico principal, o Poeta aqui fala dos anjos encarregados por Deus de ajudar e defender Seu povo. Literalmente, a palavra anjo significa mensageiro e pode ser usada pessoal ou impessoalmente. É usado nas Escrituras para designar mensageiros comuns, profetas, ministros cristãos etc. Nesse lugar, denota espíritos sobre-humanos - anjos, como a palavra é comumente entendida atualmente.

A partir das representações da Palavra sagrada, fica claro que os anjos têm uma posição elevada na escala do ser. Diz-se que possuem grande poder. “Anjos que se destacam em força.” "Anjos poderosos." E as mais surpreendentes conquistas de poder são atribuídas a eles. Eles também possuem grande inteligência . Isso está claramente implícito nas palavras do Senhor: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, não, nem os anjos do céu, mas somente meu Pai.

”Também está implícito na declaração de que eles estão“ cheios de olhos antes e atrás ”e“ cheios de olhos por dentro ”. O incrível poder que eles exercem é principalmente o poder da inteligência e da sabedoria. Eles também possuem pureza moral completa . Eles são mencionados na Bíblia como "santos", "santos" e "anjos santos". Habitando naquele mundo onde nem mesmo a sombra da contaminação moral pode entrar, e estando na presença imediata de Deus, eles devem estar inteiramente livres até mesmo da menor mancha moral ou imperfeição.

Seu poder, inteligência e pureza diferem dos nossos no fato de serem perfeitos em espécie. Eles diferem daqueles de Deus nisso, que são imperfeitos em grau. Há diante dos anjos uma carreira de progresso constante, moral e intelectual, por toda a eternidade. Além disso, eles são representados como interessados ​​nos assuntos deste mundo, e como ativamente empregados por Deus em conexão com esses assuntos.

“Eles são representados como sendo, no sentido mais amplo, agentes da providência de Deus, natural e sobrenatural, para o corpo e para a alma. Assim, as operações da natureza são mencionadas como sob a orientação angélica, cumprindo a vontade de Deus ... Mais particularmente, porém, os anjos são chamados de ministros do que é comumente chamado de 'sobrenatural', ou talvez mais corretamente a Providência 'espiritual' de Deus; como agentes no grande esquema da redenção espiritual e santificação do homem.

"O anjo do Senhor" é dito "acampar-se ao redor dos que O temem, e para livrá-los." Eles são representados cuidando dos pequeninos de Cristo; como se alegrar por um pecador penitente; levando os espíritos dos redimidos ao Paraíso; e como “espíritos ministradores” para orientação espiritual e ajuda dos herdeiros da salvação. E no texto é dito que eles foram encarregados por Deus de apoiar e ajudar Seu povo. Que eles devam assim ministrar aos piedosos é razoável no mais alto grau.

(1) Do interesse que têm no homem ( Lucas 15:10 ; 1 Pedro 1:12 ).

(2) Visto que um anjo caído levou o homem à ruína, e ainda por meio de influências malignas busca nossa destruição, não parece apropriado e razoável que os santos anjos nos ajudem em todos os esforços virtuosos e dignos?
(3) É a lei do universo de Deus que Suas criaturas ministrem umas às outras. Todas as coisas e todos os seres são feitos para servir. A ordem superior de seres é feita para ministrar aos inferiores - os fortes para ajudar os fracos, os iluminados para instruir os ignorantes, etc.

Nosso Senhor “não veio para ser servido, mas para servir”. “Eu estou no meio de vocês”, disse Ele, “como Aquele que serve”. Deus é o Grande Ministro de todas as Suas criaturas. Quão razoável, então, que os anjos ministrem aos homens! Se formos questionados de que maneira os anjos ministram aos homens? ou como eles nos servem? podemos, com estrita justiça, recusar-nos a responder. Podemos aceitar um fato sem sermos capazes de explicar seu modo.

Todos os homens, de fato, o fazem em muitas coisas. Portanto, aceitamos como verdadeira a afirmação de que os seres angélicos ajudam os homens, embora não possamos explicar por que método o fazem. Mas não pode ser que eles nos ajudem, sugerindo à nossa mente pensamentos, razões e motivos para a ação, e despertando emoções em nossa alma? & c. De qualquer forma, agradecemos e nos regozijamos em seu ministério como uma realidade preciosa.

"Oh! a graça excessiva

Do mais elevado Deus que ama Suas criaturas,
E todas as Suas obras com misericórdia abrangem,
Que anjos abençoados Ele envia de um lado para outro,
Para servir aos homens ímpios, para servir ao Seu inimigo ímpio.
“Quantas vezes eles deixam seus caramanchões de prata,
Para vir socorrer-nos que quiser!
Quantas vezes eles com pinhões dourados cortam
Os céus esvoaçantes, como um perseguidor voador,
Contra demônios nojentos para nos ajudar militantes!
Eles lutam por nós, eles vigiam e protegem devidamente,
E seus esquadrões brilhantes ao nosso redor se plantam;
E tudo por amor e nada por recompensa.
Oh! por que Deus celestial tem para com os homens tanto respeito! ”- Spenser .

No texto, os ministros angélicos do bem são considerados -

I. Encomendado por Deus . "Ele dará a Seus anjos o comando de ti."

1. Eles são " Seus anjos ". Ele os chamou à existência. Ele os sustenta. Os mais poderosos e gloriosos de seu número dependem dEle. Ele é soberano sobre todos eles. Leal e reverentemente, eles reconhecem Seu direito soberano sobre eles.

2. Eles são comissionados por ele . Ele atribui a eles seus respectivos deveres. Eles “cumprem Seus mandamentos, dando ouvidos à voz de Sua palavra”. Eles são “Seus anfitriões, ministros Seus que fazem a Sua vontade”. A “cobrança” que no texto dizem que recebem é mais do que uma mera direção ou ordem; é uma ordem solene. Todos os ministros angelicais dos piedosos obedecem a Suas ordens; eles servem sob Ele, - eles estão cumprindo Seus propósitos.

Este ministério angelical é -

II. Exercitado para os piedosos como indivíduos . "Ele dará a Seus anjos o comando de ti ." Deus se preocupa profundamente com o bem-estar de cada um de seu povo. Ele não ignora o indivíduo na multidão. Ele cuida de cada alma piedosa com um cuidado tão completo e constante como se não tivesse outra alma para cuidar. Assim, no ministério de Seus anjos aos homens, Ele os encarregou não apenas de Sua Igreja ou das comunidades que a compõem, mas de cada membro individual que confia Nele.

Para que todo verdadeiro crente possa dizer: "Em meu trabalho solitário, e tristeza e conflito, quando longe da ajuda humana e da comunhão, meus ajudantes angélicos ainda me têm sob seus cuidados, e ainda estão perto para me ajudar." Assim, um anjo ministrou a Elias ( 1 Reis 19:4 ); a Daniel ( Daniel 6:22 ); a Pedro ( Atos 12:7 ).

Este ministério angelical é -

III. Exercitado para os piedosos apenas quando eles estão em seu verdadeiro caminho . "Para te guardar em todos os teus caminhos." É significativo que quando Satanás citou este versículo na tentação de nosso Senhor, ele omitiu esta cláusula. Se ele tivesse citado todo o versículo, sua tentação teria se refutado. “Os 'caminhos' falados no Salmo são os 'caminhos' de obediência e dever, não os 'caminhos' de presunção ou egoísmo.

“Nos caminhos que Deus prescreveu para que andemos, encontraremos segurança e apoio, mesmo quando o caminho for o mais difícil e estivermos mais fracos. Mas se sairmos do caminho, perderemos a ajuda dos ministros anjos. Se estivermos fora do caminho, seu negócio não é nos ajudar, mas nos opor, se por acaso sua oposição pode nos levar a refazer nossos passos e reentrar em nosso verdadeiro caminho. Enquanto estivermos em nosso caminho, temos certeza da ajuda e proteção Divinas, pois Seus anjos não falharão em seu comando; mas se estivermos fora do nosso caminho, estaremos expostos a perigos de todos os lados. O caminho do dever é o caminho da segurança.

O ministério angelical é -

4. Exercitado para os piedosos sempre quando eles estão em seu verdadeiro caminho . "Para te guardar em todos os teus caminhos." Deus chama os homens para trilharem caminhos diferentes. Ele também chama a mesma pessoa para trilhar caminhos diferentes em momentos diferentes. Existem os caminhos do dever árduo e da provação severa e do progresso pacífico, etc. O caminho de Deus para um homem é o caminho da perseverança paciente. Ele o chama para sofrer; Seu caminho para outro homem é o caminho do serviço constante e talvez difícil, Ele o chama para trabalhar; Seu caminho para um grande número de pessoas é cumprir com serenidade e fidelidade “as tarefas rotineiras e comuns” da vida, Ele os chama à diligência e fidelidade.

Em todos os caminhos da vida que Ele nos chama a trilhar, nossos ministros angelicais estão próximos em nosso auxílio. Quando nosso caminho passa pelas águas ondulantes de riachos suaves, sob céus azuis, em meio a belas cenas e com brisas geniais, eles nos mantêm em nosso caminho. E quando viajamos pelo caminho íngreme e acidentado, sob nuvens pesadas e em meio a tempestades furiosas, eles nos sustentam em suas mãos para que não tropecemos em uma pedra. No modo aglomerado e empoeirado das cenas agitadas da vida, e nos caminhos retirados e pacíficos do serviço silencioso, eles nos mantêm. "Para te guardar em todos os teus caminhos."

V. Por meio do exercício deste ministério angelical, os piedosos são habilitados a superar todos os obstáculos e conquistar todos os inimigos que cercam seu caminho . “Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces numa pedra. Você pisará no leão e na víbora; o jovem leão e o dragão tu deves pisar. ” “Pelo 'leão e víbora'”, diz Perowne, “não há necessidade de compreender exclusivamente, ou principalmente, os poderes das trevas, os espíritos malignos. Como por 'uma pedra' todos os obstáculos, por 'o leão e o dragão' todos os poderes hostis são denotados. ” Por meio deste ministério angelical, os piedosos são -

1. Preservado de queda . "Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces numa pedra." Um grande objetivo do ministério dos anjos é guardar o bem para que não tropece e caia no pecado. Eles nos ajudam a superar os obstáculos da vida. “Se não podemos ter o caminho suavizado, ele atende a todos os propósitos se tivermos anjos para nos sustentar em suas mãos.”

2. Habilitado para conquistar os inimigos mais poderosos . “O leão” e “o jovem leão” representam inimigos de grande força e violência. Diz-se que Satanás anda "como leão que ruge, procurando a quem possa devorar". Os mais poderosos inimigos do bem não podem enfrentar um dos anjos de Deus. Um anjo do Senhor em uma noite feriu cento e oitenta e cinco mil assírios. O homem que confia no Senhor, olhando para os mais numerosos e poderosos inimigos, com plena certeza da vitória, pode dizer: “Não temas; porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles ”. Nossos ajudantes são mais numerosos e mais poderosos do que nossos inimigos.

3. Habilitado para conquistar os inimigos mais astutos . “A víbora” e “o dragão” representam inimigos de grande segredo e astúcia. Satanás é designado serpente e dragão. “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, que engana o mundo inteiro.” São Paulo fala das “artimanhas do diabo”. Muitos dos inimigos contra os quais os piedosos têm de lutar na sociedade hoje procuram obter sua vitória não pela força, mas pela sutileza, não pela força, mas por fraude.

Mas nossos ajudantes angélicos nos ajudam nesse aspecto também. Temos a certeza da vitória completa sobre "o leão que ruge" e a "velha serpente". Triunfantemente pisaremos nossos inimigos sob nossos pés. Apesar do poder da oposição e da astúcia da tentação, seremos mais do que vencedores.

CONCLUSÃO.

1. Nosso assunto encoraja a confiança em Deus . Quão numerosas e eficientes são as agências que Ele emprega para nos salvar!

2. Nosso assunto revela a dignidade do homem piedoso . Os anjos, os seres mais elevados da criação, os santos, os gloriosos, os poderosos, são empregados por Deus para servi-lo. Filho de Deus, reconheça a tua dignidade, caminhe dignamente dela.

3. Nosso assunto nos chama ao serviço dos outros . Os anjos nos servem, Cristo nos serve agora no céu, o Espírito Santo serve, o Pai Celestial serve, Deus é o grande servo de todos. Servir a Deus ministrando a nossos semelhantes é nosso dever e privilégio. Asseguremos a bem-aventurança do serviço altruísta e cordial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário