19 abril 2023

O esconderijo seguro do Deus



( Salmos 91:1 )

Nestes dois versículos está condensado o conteúdo de todo o Salmo. A declaração do primeiro versículo expressa em poucas palavras o que é posteriormente apresentado com alguma particularidade - a segurança daquele que deposita sua confiança em Deus. E no segundo versículo o Poeta expressa sua própria firme garantia de sua segurança em Jeová seu Deus. Temos no texto -



I. Uma implicação de perigo . Que o salmista estava ciente do perigo fica claro pelo fato de que ele considerava Deus como um "refúgio" e uma "fortaleza". Os piedosos estão em perigo por causa de -

1. As provações da vida . Dores corporais, perplexidades mentais, tristezas e lutas espirituais envolvem perigo para aqueles que passam por elas. A própria natureza da tentativa, ou seja , teste, envolve a ideia de uma possível falha. Dor corporal pode resultar em petulância ou amargura de espírito, perplexidades mentais podem levar a uma descrença paralisante, conflitos espirituais podem resultar em perda e até mesmo em derrota. A alma piedosa está em perigo e precisa de um " refúgio ".

2. Adversários espirituais . O bom homem tem que enfrentar os inimigos. Seu “adversário, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge, procurando a quem possa devorar”. Ele é odiado pelo mundo. Seu espírito e princípios, muitas de suas práticas, muitos de seus divertimentos e muito de sua literatura, opõem-se aos interesses e até mesmo à vida da alma piedosa. A tentação para o mal é um fato grande e triste neste mundo.

Além disso, o homem bom descobre que em si mesmo existem "concupiscências carnais que guerreiam contra a alma". Sua vida é uma grande batalha moral. Numerosas e poderosas forças estão reunidas contra ele. Influências sedutoras também são exercidas sobre ele para desencaminhá-lo. Sua vida é perigosa. Ele precisa de uma “ fortaleza ” da qual possa lançar desafio contra seus inimigos.

II. Uma garantia de segurança . “Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo habitará sob a sombra do Todo-Poderoso. Observe aqui:



1. A condição . Para realizar essa segurança, o homem piedoso deve "habitar no lugar secreto do Altíssimo". סֵתָר, que é aqui traduzido como “ o lugar secreto ”, significa principalmente um véu, uma cobertura , então, o que é secreto , então, um esconderijo, proteção . Este último consideramos ser o significado neste lugar. A alma piedosa mora no esconderijo, i.

e. , na proteção do Altíssimo. Sua confiança ele repousa em Deus. Ele confia nEle em busca de proteção contra os dardos inflamados dos ímpios e de apoio e abrigo nas tempestades da vida. Para garantir sua segurança, o homem bom deve “ habitar ” no esconderijo do Altíssimo. A tradução literal é: “Aquele que se assenta no”, & c. Ele mora em quietude, ele encontra descanso lá, ele está estabelecido lá.

“Os filhos de Deus não devem vir ao lugar secreto de Deus como hóspedes em uma estalagem, mas como habitantes em suas próprias habitações.” Falando sem nenhuma figura, a condição de segurança espiritual é a confiança constante em Deus como nosso Protetor. “Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.”

2. A promessa . “Deve habitar sob a sombra do Todo-Poderoso.” A tradução na margem é “ deverá apresentar ”. Hengstenberg traduz: " passa a noite ". A ideia é que aquela seja a sua casa, o lugar onde passa as noites. Sob a sombra é explicado por alguns pelo pássaro que esconde seus filhotes sob suas asas para sua proteção. Outros explicam isso como uma indicação da grande proximidade de Deus com Seu povo e sua conseqüente segurança.

Devemos estar e continuar muito próximos de uma pessoa para que sua sombra caia constantemente sobre nós. Assim, permanecer sob Sua sombra é reconhecer Sua presença constante e estar sempre seguro em Sua proteção. Os nomes de Deus aqui usados ​​estabelecem o fundamento sobre o qual se baseia esta garantia do homem piedoso: "o Altíssimo", "o Todo-Poderoso". Que poder pode prejudicar o homem que está protegido pela presença constante do Ser Supremo e Onipotente? No tempo da tentação, aflição e trevas, passaremos a noite sob Sua sombra.



E na labuta e batalha do dia, com seu calor e carga, descansaremos seguros sob a sombra do Todo-Poderoso. Em Sua proximidade de nós está nossa segurança. Enquanto estivermos sob Sua sombra, nenhum mal pode nos sobrevir. Distância Dele significa perigo. A proximidade com Ele significa total segurança.

III. Uma expressão de confiança . “Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza; meu Deus; nele vou confiar. ” Considere aqui -

1. Os aspectos em que Deus é considerado . Ele é conhecido como um " Refúgio ". Deus é o refúgio de Seu povo contra as tempestades da vida. Em tempos de sofrimento e provação, eles encontram segurança e conforto Nele. Ele também é uma “ fortaleza ”. A ideia desta palavra é diferente da de refúgio. O refúgio era um esconderijo tranquilo e seguro; a fortaleza é um local de defesa contra os inimigos, que é forte para resistir aos ataques das forças inimigas.

Na batalha da vida, Deus é a fortaleza de Seu povo; Ele é seu escudo. "Ó Deus, o Senhor, força da minha salvação, cobriste a minha cabeça no dia da batalha." Tendo Sua proteção, somos invulneráveis. Nas tempestades da vida, Ele é o abrigo seguro e tranquilo de Seu povo. “Minha alma confia em Ti; sim, à sombra de Tuas asas farei meu refúgio, até que estas calamidades passem.

”O salmista também fala do Senhor como seu“ Deus ”, o objeto de Sua adoração; Aquele que é digno de toda obediência e afeição, toda reverência e confiança, todo louvor e glória. Jeová era para o salmista tudo o que o homem espera de seu Deus.

2. A confiança que é expressa Nele . A confiança do salmista em Deus é manifesta

(1) Em sua decisão de confiar Nele . “Nele vou confiar.” O salmista com confiança deixa Seus interesses nas mãos de Deus. Acreditando em Seu poder, bondade e fidelidade, ele confia Nele - confia Nele.

(2) Na natureza apropriada de sua fé . Ele diz: “ Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus”. Há pouca ou nenhuma força ou encorajamento em acreditar no Senhor como um refúgio e uma fortaleza, a menos que reconheçamos nosso interesse Nele. Mas quando a fé está em vigoroso exercício e reivindicamos Deus como nosso, então somos inspirados e fortalecidos. Podemos olhar para Deus e dizer: “ Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus”?



(3) Na declaração de sua confiança . “Direi do Senhor,” & c. Ele estava determinado a proclamar sua confiança em Deus. Ele acredita e, portanto, fala. Os homens estão prontos o suficiente hoje em dia para falar de suas dúvidas. Mas ele é o homem nobre e útil que pode falar de sua fé com inteligência e reverência; que diz: “Eu sei em quem tenho acreditado,” & c .; e que está “sempre pronto a dar uma resposta a todo homem que lhe pergunta o motivo da esperança que nele há com mansidão e temor”. Grande era a confiança do salmista em Deus, e sua grande confiança ele declara aos outros.

CONCLUSÃO - Também estamos expostos a provações e perigos, e precisamos de refúgio e defesa. Nossa segurança está somente em Deus. Tendo-O como nosso Deus, estamos fora do alcance de qualquer dano real. Garantimos Sua proteção confiando nEle. Pela fé habitamos no lugar secreto do Altíssimo e estamos sempre seguros sob Sua sombra. Não tema ou hesite em confiar em Deus totalmente e para sempre. Entregue-se com confiança em Suas mãos, e você habitará com segurança por Ele para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário