23 abril 2023

FORMOSA HERANÇA

 


 
Sl 16:5-6 “...sim, coube-me uma formosa herança”.
Introdução:
O homem ao longo da sua existência vive em busca de algo que o satisfaça, preenchendo assim a sua alma. Naturalmente que essa busca acaba sendo desviada para aquilo que é material, terreno. Davi que é o autor deste salmo também buscava algo que pudesse preenche a sua alma, todavia não buscou nas coisas terrenas visto que são efêmeras. Podemos perceber neste salmo todo o sentimento de Davi em relação ao senhor Deus, onde o salmista exterioriza a sua gratidão por algo que lhe fora concedido pelo Senhor, quando confessa que recebera“uma formosa herança”.
Desenvolvimento:
O Senhor é a porção da minha herança – é termos o Senhor Deus como o bem maior das nossas vidas. É podermos dizer; “eu sou do meu amado e o meu amado é meu”. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso em servi-lo na comunhão e obediência as determinações do seu Espírito Santo.
Do meu cálice – O Senhor Jesus na última ceia pegou um cálice e deu aos seus discípulos dizendo que representava o seu sangue que por muitos era derramado. O cálice, portanto, nos fala do sacrifício de Jesus por nós na cruz e o direito que agora temos no poder do seu sangue de entrar na presença de Deus Pai. O sacrifício de Jesus é o grande marca da nossa salvação. Quando o salmista fala do meu cálice, era a confissão de alguém que profeticamente estava comprometido com o profético, ou seja, com o sacrifício de Jesus.
Tu sustentas a minha sorte – Só o Senhor tem poder para sustentar o homem nesta longa jornada, fazendo com que o mesmo permaneça firme e inabalável na Fé diante do Senhor. Para isso, Deus coloca a nossa disposição os recursos da sua graça: oração, madrugada, jejum, leitura e meditação da palavra, louvor. A igreja nesta última hora se vale desses recursos para continuar vencendo as batalhas que estão diante dela.
As linhas – fala-nos divisas, ou seja, dos limites do Espírito Santo para a vida daqueles que servem ao Senhor.Ex; Provérbios 22:28.
Lugares deliciosos – está dentro desses lugares que foram demarcados pelo Espírito Santo é está debaixo do seu governo; o que permite que o homem sirva a Deus conforme a revelação e orientação do Senhor.
Deliciosos – Por que deliciosos? Porque podemos desfrutar das bênçãos do seu Espírito Santo em favor das nossas almas, tendo: a paz, a alegria, a  segurança, o refrigério e o renovo da nossa salvação.
Sim – Era a confirmação de Deus têm nos abençoado, enriquecendo a nossa vida espiritual. Deus não tem negado as suas bênçãos a nenhum de nós que somos seus servos.
Coube-me – é a experiência individual do homem com Deus. Davi não tinha dúvidas daquilo que o Senhor acrescentara a sua vida, assim como a cada um de nós não temos dúvida da salvação que nos fora dada pelo Senhor através de Jesus.
Uma – A obra do Espírito Santo é única, porque se trata de um único projeto de salvação. Não foram duas, três, ou quatros herança, mas apenas uma formosa herança.
Formosa – Por que formosa?  Porque a obra reflete a beleza do Espírito Santo que está nela e não a aparência do homem que é falho e imperfeito.
Herança – a herança é para quem é filho e está condição de filhos de Deus nos foi dada por Jesus que morreu em nosso lugar para que todo aquele que cresse no seu sacrifício passasse de criatura a filhoEx: João 1:12.
Conclusão:
O Senhor apresenta ao homem uma formosa herança, que o mesmo pode receber hoje, se abrir o seu coração para o Salvador, se crer que Jesus morreu para salvá-lo. O que fazer com está herança? Guardá-la ou deita-la fora? A decisão é de cada um. Nós decidimos guardá-la em nossos corações porque entendemos que para termos o direito a ela, um justo morreu (Jesus). Temos uma formosa herança e dela não abrimos mão por nada desta vida, porque está herança é eterna (nossa Pátria celestial).
ICM Central http://www.icmcentral.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário