30 abril 2023

A Glória De Sua Presença - Eles Viram A Sua Glória


Aldenir AraújoTexto: Mateus 17:1-8

Introdução: Seis dias antes da transfiguração de Jesus, Pedro fez a grande declaração: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:16) Lucas afirma que, após a confissão de Pedro, Jesus prediz sua morte e ressurreição. "É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite" (Lucas 9:22) Jesus levou Pedro, Tiago e João para um alto monte. Lucas nos diz que Jesus estava orando quando foi transfigurado enquanto os discípulos dormiam. Quando acordaram, viram a sua glória (Lucas 9:32). Esta experiência foi com eles ao longo do seu futuro ministério.

I. A Transfiguração

A. O rosto de Cristo. A palavra transfigurar é uma tradução da palavra da qual nós temos a nossa palavra metamorfose. "A palavra metamorfose significa uma mudança, uma mudança externa, uma mudança que vem de dentro"
1. A glória interior.
a. "o seu rosto resplandeceu como o Sol" Mateus 17:2
b. "e foi transfigurado diante deles" Marcos 9:2
c. "mudou-se a aparência do seu rosto" Lucas 9:29
2. O brilho exterior.
a. "as suas vestes tornaram-se brancas como a luz" Mateus 17:2
b. "as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear" Marcos 9:3
c. "Vestes tornaram-se branca e resplandecente" Lucas 9:29
B. A companhia de Cristo.
1. A importância de Moisés e Elias. v. 3
2. A discussão com Moisés e Elias. Lucas 9:30-31
C. Comentários a Cristo. Mateus 17:4
1. Pedro não sabia o que dizer. Marcos 9:6 "não sabia o que havia de dizer"
2. Pedro não sabia o que ele disse. Lucas 9:33 "não sabendo o que dizia"
Os discípulos tiveram muito medo quando acordaram para ver a glória de Jesus. Ninguém em Israel tinha visto a glória shekinah durante quase 600 anos.
        
II. O Testemunho

A. Voz do Pai. v. 5
B. A confirmação do filho. v. 5
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" João 1:14
"Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; e essa voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo" 2 Pedro 1:16-18

III. O Toque

A. O toque reconfortante. vv. 6-7
B. O toque confirmador. v. 8 "não viram a ninguém senão a Jesus somente"

Conclusão e lições

1. A transfiguração de Jesus foi uma prévia da sua vinda gloriosa como Rei dos Reis. Jesus reinará sobre Seu reino. Você tem que aceitar o Rei para estar no reino. Você já confiou em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor?
2. Os discípulos foram fortalecidos e encorajados ao ver a glória de Jesus. Esta os preparou para seu futuro ministério e morte. Você deseja sua presença?
3. A presença de Moisés e Elias nos dá a certeza da vida após a morte. Os salvos estão com Jesus na glória. Você já recebeu Jesus como Salvador e Senhor?
4. A transfiguração de Jesus é uma imagem da transformação futura do crente.
5. Os discípulos viram Jesus em pé só diante deles após a experiência. Jesus é tudo que precisamos para a vida agora e toda a eternidade. Para o que ou quem você está olhando hoje?

Pr. Aldenir Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário