19 abril 2023

A SEGURANÇA INVIOLÁVEL DO DEUS



( Salmos 91:3 )

Nestes versos, o Poeta expõe com certa particularidade o que já expressou de maneira breve e geral. Ele expressa em canções alegres sua forte confiança de que está a salvo de perigos de todo tipo, porque está protegido por Deus. A segurança inviolável dos piedosos é aqui representada -

I. Como efetuado por Deus . “Certamente ele te livrará do laço do passarinheiro e da pestilência nociva. Ele te cobrirá com Suas penas, e sob Suas asas tu confiarás: Sua verdade será teu escudo e broquel. ” O salmista sentia que não tinha por protetor menos um ser do que o próprio Deus. Duas características da proteção Divina são aqui apresentadas.

1. Sua ternura . "Ele te cobrirá com Suas penas, e sob Suas asas tu confiarás." Os jovens pássaros sob as asas de sua mãe são cuidadosamente guardados. (Veja nossas notas sobre Salmos 57:1 ; Salmos 63:7 ) Gotthold conta como durante um incêndio em Delft, na Holanda, certas cegonhas, por acharem impossível preservar sua ninhada, colocaram-se no ninho, espalharam sobre elas seus asas, e assim pereceu com elas nas chamas.



“Sob essas asas”, diz Bernard, “quatro bênçãos nos são conferidas. Pois sob essas asas estamos ocultos : sob estas estamos protegidos dos ataques dos falcões e pipas, que são os poderes do ar: sob estas uma sombra salubre nos refresca e afasta o calor avassalador do sol: sob estas também somos nutridos e amados. ”

2. Sua eficácia . Asas e penas indicam o caráter terno e amoroso da proteção Divina. No entanto, asas e penas são fracas e podem ser facilmente quebradas. Mas a proteção Divina é tão forte quanto tenra, tão eficiente quanto graciosa. "Sua verdade será teu escudo e broquel." A palavra de Deus e Sua fidelidade à Sua palavra são como uma armadura para Seu povo, preservando-o dos ataques de seus inimigos.

Em tal protetor, devemos confiar e nos alegrar. Ele é sábio para frustrar os desígnios astutos do astuto caçador; concurso para nos proteger da tempestade e tempestade; e forte para nos defender no dia da batalha.

II. Tão gloriosamente completo . O salmista trabalha para apresentar a integridade da segurança do homem piedoso. Ele o representa como sendo -

1. Seguro de todos os perigos . Talvez seja impossível afirmar com certeza o que o salmista quis dizer com cada uma das frases e figuras que empregou. “ A armadilha do passarinheiro ” indica perigo decorrente da astúcia e astúcia dos inimigos. O grande inimigo de Deus e do homem é especialmente representado. O Senhor liberta Seu povo das "ciladas do diabo". “ A pestilência nociva .

”Há uma diferença tanto nas traduções quanto nas interpretações desta cláusula. Perowne traduz: “A pestilência devoradora”. Barnes— “A pestilência fatal ; a peste que espalha a morte em sua marcha. ” Hengstenberg— “A peste da maldade”. E Matthew Henry diz: "O contágio do pecado é a pestilência nociva." Achamos que este último vê o correto.

A primeira cláusula do versículo ( Salmos 91:3 ) consideramos como representando as tentações sutis de Satanás, e a segunda o contágio ruinoso do pecado. Deus liberta de todos os que confiam nEle. Hengstenberg, como pensamos com grande probabilidade, interpreta Salmos 91:5 como estabelecendo a segurança dos piedosos contra os ataques dos homens, e Salmos 91:6 como estabelecendo sua segurança contra doenças.

Perowne, em Salmos 91:5 , diz - “ Terror à noite (comp. Cântico dos Cânticos 3:8 ; Provérbios 3:23 ), em alusão, provavelmente, a ataques noturnos como os de Gideão ( Juízes 7 ), um artifício favorito da guerra oriental; ou talvez para uma destruição como a de Senaqueribe.

”E foi apontado em Salmos 91:6 , que“ as doenças de todos os climas quentes, e especialmente onde a vegetação é altamente exuberante, e pântanos e pântanos lamacentos são abundantes, procedem dos vapores acumulados da noite , ou do violência dos raios do sol ao meio-dia . O beribéri do Ceilão, a cólera espasmódica e a febre da selva da Índia e a maior parte das febres dos climas intertropicais, especialmente a chamada febre amarela, originam-se principalmente da primeira delas - 'a pestilência que anda na escuridão; ' enquanto insolações, apoplexias, inflamações do cérebro e queixas hepáticas de todos os tipos procedem do segundo, 'a destruição que assola ao meio-dia.

'E é em alusão a esta fonte dupla de dano que o salmista exclama com mais beleza em outra ocasião ( Salmos 121:6 ):' O sol não te ferirá de dia, nem a lua de noite. ' ”O sétimo versículo parece referir-se a relações guerreiras e expressar a segurança dos piedosos na batalha.

E em Salmos 91:10 , onde a praga é mencionada como não chegando perto da morada dos justos, há, talvez, uma alusão à isenção dos israelitas das pragas do Egito. Mas, deixando o exame dos detalhes, vamos nos apegar à idéia principal do Poeta, que os piedosos estão a salvo de perigos de todos os tipos e de todos os perigos.

“A variedade de cifras empregadas mostra que o salmista está pensando em perigos de toda espécie, vindos de qualquer fonte, e que ele pinta todos os perigos e medos vividamente aos olhos de sua mente, a fim de expressar com mais alegria sua confiança de que ninguém dessas coisas pode movê-lo, que acima de tudo ele é mais que vencedor. É a exclamação fervorosa de São Paulo: 'Se Deus é por nós, quem será contra nós?' expressa em rica poesia.

“De todos os assaltos de Satanás, do contágio fatal do mal moral, dos ataques dos inimigos tanto de noite como de dia, de doenças nocivas, de todas as pragas, de todos os males, o homem piedoso é preservado.

2. Seguro em todos os momentos . “De noite, de dia; na escuridão ”e“ ao meio-dia ”a proteção Divina é igualmente exercida. “Aquele que te guarda não cochilará. Eis que aquele que guarda a Israel não cochilará nem dormirá. O sol não te ferirá de dia, nem a lua à noite. ... O Senhor preservará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. ” A guarda de Deus é incessante, constante e imutável. Aqueles que confiam nEle estão em todos os momentos seguros sob Sua guarda.

3. Elevado acima do medo do perigo . “Não terás medo do terror noturno; nem para a flecha que voa de dia; nem para a peste que anda nas trevas; nem para a destruição que assola ao meio-dia. ” Um coração forte pode muito bem ser desculpado se tem medo de perigos como esses, especialmente quando eles se aproximam de nós na escuridão e à noite. Na escuridão da noite, o mal tende a assumir um caráter exagerado.

A imaginação aumenta seus terrores. Se pudéssemos ver claramente os perigos que nos ameaçam, eles perderiam muito de seu poder inspirador de terror. Mas o homem piedoso, que confia no Senhor, não temerá os terrores da noite nem os perigos do dia. Em meio aos perigos, ele deve andar calmamente por causa de sua confiança na proteção todo-suficiente de Deus.

Mas tudo isso é verdade? Não é um fato que a pestilência apodera-se tanto do santo quanto do pecador? A praga não entra tanto na morada do homem bom como na do mal? É inquestionável que os piedosos não estão isentos dos "males dos quais a carne é herdeira". Perda, doença, sofrimento, morte, recaem sobre eles, assim como para os outros. O que, então, o salmista quer dizer com esses versículos? Como devemos entendê-los?
Devemos ter em mente que estamos interpretando poesia, não prosa.

Os poetas sagrados dos hebreus, como todos os outros poetas, usavam linguagem figurativa e retórica. E interpretar seus poemas da mesma maneira que interpretamos um documento histórico, ou um tratado lógico, ou uma carta apostólica, seria totalmente enganoso. A clara verdade expressa nesses versículos é que Deus é o Protetor de Seu povo, e que estão seguros aqueles que colocam sua confiança nEle. Nem é difícil mostrar que em tempos de peste e perigo a posição do homem piedoso é muito superior à do ímpio. Podemos mencionar pelo menos três coisas em que isso é claramente manifesto.

(1) A fé em Deus é uma grande proteção contra doenças e perigos . Stier afirma que, há alguns anos, um distinto médico de São Petersburgo recomendou este Salmo como a melhor defesa contra o cólera. E Tholuck admiravelmente diz: “Como o general que carrega dentro de si a convicção de que é chamado para uma grande obra, enquanto as balas caem grossas como granizo ao seu redor, fica com olhar calmo e pé firme, e diz: Eu sei que a bala ainda não foi lançado, o que pode me atingir, assim está o homem de fé profética na hora do perigo, com a convicção de que o raio se desviará de sua cabeça, e a torrente secará a seus pés, e as flechas cairão embotadas de o peito, porque o Senhor quer. ” A fé em Deus é a grande condição de calma e coragem em tempos de perigo.

(2) O homem piedoso observa as leis da saúde . Pestilência e doença encontram suas vítimas principalmente entre os intemperantes e licenciosos, que por seus hábitos pecaminosos estão predispostos aos seus ataques e incapazes de resistir ao seu poder. Mas o homem piedoso, por causa de sua vida de virtude, temperança e limpeza, freqüentemente escapa das doenças mais mortais sem qualquer ataque, ou se atacado freqüentemente se recupera.

(3) O sofrimento e a morte têm um aspecto diferente para o homem piedoso daquele que apresentam ao ímpio . Ele sabe que o sofrimento é educacional; “Que a tribulação produz paciência”; que por aflição e conflito os santos freqüentemente trazem grandes despojos de tesouros espirituais; que “essas leves aflições, que duram apenas um momento, estão operando para ele um peso de glória muito maior e eterno.

“Ele tem apoio gracioso em todas as suas provações e aflições; e, sendo santificado por Deus, grandes bênçãos advêm a ele por meio delas. E para os homens piedosos desta era cristã, a morte não é um mal; significa não perda, mas ganho; é a porta da vida; é o nascimento em uma forma de vida mais elevada e divina. É verdade, então, que nenhum mal real pode acontecer à alma piedosa que confia no Senhor.

E se o sofrimento, a tristeza e a perda forem sua porção, Deus irá extrair deles bênçãos de valor transcendente e perpétuo. “Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.”

III. Como condicionado pela confiança em Deus . O homem piedoso fica assim seguro porque fez do Senhor seu refúgio e do Altíssimo sua habitação. (Veja notas sobre a condição de segurança na homilia anterior.) Este versículo (o 9º) é, em substância, uma repetição do primeiro verso. Se quisermos obter a proteção de Deus, devemos confiar nEle plena e constantemente.

CONCLUSÃO.-

1. Que os piedosos sempre confiem e se regozijem em seu Protetor .

2. Pecador, busque e garanta essa proteção enquanto pode . “Que o ímpio abandone o seu caminho”, & c.

Nenhum comentário:

Postar um comentário