19 abril 2023

OS GLORIOSOS PRIVILÉGIOS DO DEUS



( Salmos 91:14 ; Salmos 91:16 )

O poeta inspirado nesses versículos representa o próprio Deus declarando os altos privilégios de Seus servos. Nós temos aqui-

I. Algumas características do caráter dos piedosos .

1. Amor a Deus . "Porque ele colocou seu amor sobre mim." O homem bom ama a Deus com amor de gratidão - O ama por causa do que fez e ainda está fazendo por ele. “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.” Quando refletimos sobre os males dos quais Ele nos livra, as bênçãos que Ele nos concede e a glória que nos espera no futuro, nosso coração brilha de gratidão e afeição para com ele.

O homem bom ama a Deus com amor e estima também - ama-o por causa do que Ele é em si mesmo. O amor que brota da gratidão está em primeiro lugar na ordem do tempo na história espiritual da maioria dos homens; mas o amor que brota da estima é o primeiro em ordem de excelência. Amá-Lo por causa da beleza divina de Seu caráter e vida é muito mais elevado do que amá-Lo por causa dos benefícios que recebemos Dele ou que Ele prometeu conceder a nós.

“Meu Deus, eu te amo, não porque

Espero pelo céu assim;

Nem porque aqueles que te amam não

Estão perdidos eternamente.

“Não com a esperança de ganhar alguma coisa,

Nem buscando uma recompensa,

Mas, como tu mesmo me amaste,

Ó Senhor sempre amoroso.

“Eu também Te amaria, bendito Senhor,

E em Teu louvor cantará,

Porque tu és meu Deus amoroso,

E meu Rei redentor. ”

- Xavier .

A expressão: “ Ponha Seu amor sobre mim”, indica firmeza de afeição. Deus requer de nós um amor intenso e sincero. "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de toda a tua mente." Nosso amor supremo deve estar fixado em Deus. Há encorajamento para nós neste versículo. “Não é por causa do amor perfeito que Deus vai libertar.

É a vontade de amar e servir - é o estabelecimento do coração que a promessa é feita - o propósito pleno do coração, que é definido para apegar-se ao Senhor ”. Amamos a Deus supremamente?

2. Conhecimento de Deus . "Ele sabe meu nome." Conhecimento de Deus e amor a Deus estão intimamente ligados. Devemos ter algum conhecimento de Deus antes de poder amá-lo. Um verdadeiro conhecimento de Deus leva a confiar nEle. “Aqueles que conhecem o Teu nome colocarão sua confiança em Ti.” Conhecer o nome de Deus é conhecer a Si mesmo. A proficiência neste conhecimento é alcançável apenas para o homem que ama a Deus. Como devemos ter algum conhecimento de Deus antes de podermos amá-lo, devemos amá-lo antes de podermos saber muito sobre ele.

“Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. ” Podemos conhecer o coração de Deus somente quando O amamos. Onde o intelecto aguçado falha em descobrir qualquer traço de Deus, Ele se manifesta clara e preciosamente ao coração puro e amoroso.

3. Oração a Deus . “Ele Me invocará.” A alma piedosa não pode viver sem oração. Em tempos de necessidade, ele clama a Deus por graça para ajudá-lo. No desfrute da bênção, ele invoca a Deus em agradecimento louvor. Em todos os momentos, ele reconhece sua dependência de Deus. E há momentos em que a oração se transforma em santa e abençoada comunhão, em que não há petições, mas uma intensa e abençoada compreensão da presença de Deus e adoração a Ele, que humilha, purifica e fortalece o espírito.

II. Alguns dos gloriosos privilégios dos piedosos .

1. Libertação do perigo . A garantia é dada duas vezes: "Eu o livrarei." O homem bom tem que lutar contra os inimigos, mas Deus o livrará de suas mãos e lhe dará a vitória sobre eles. O homem bom está exposto aos perigos, mas Deus o livra de todos eles com segurança.

2. Exaltação e conseqüente segurança . "Vou colocá-lo no alto." Vou colocá-lo fora do alcance do perigo. Deus levanta aqueles que confiam nEle acima do mar tempestuoso desta vida, coloca-os sobre uma rocha imóvel, onde as ondas ameaçadoras e estrondosas não podem alcançá-los. “Ele habitará nas alturas; seu lugar de defesa serão as munições de rochas. ” Deus, portanto, exalta Seu povo acima dos perigos da vida, porque eles conhecem Seu nome e confiam nEle.

3. Respostas à oração . "Eu vou responder a ele." A resposta à oração não é necessariamente atender aos nossos pedidos. “Pode ser uma recusa, uma explicação, uma promessa, uma concessão condicional.” Excelentemente diz Matthew Henry: “Responderei por promessas ( Salmos 85:8 ), responderei por providências, trazendo alívio oportuno, e responderei por graças, fortalecendo-os com força em suas almas; assim, Ele respondeu a Paulo com graça suficiente ”. A verdadeira oração é sempre respondida por Deus e respondida com infinita sabedoria e amor.

4. A presença de Deus em apuros . "Eu estarei com ele em apuros." O homem bom não está isento de problemas, mas é apoiado no meio de problemas. O célebre William Dawson diz: “Em outras ocasiões, Deus os deixará nas mãos dos anjos: 'Ele dará aos Seus anjos a responsabilidade de te guardarem', & c. Mas, quando eles estiverem em apuros, direi aos anjos: 'Afastem-se, eu mesmo cuidarei deles.

Eu estarei com eles em apuros. ” Por isso, Ele fala ao Seu povo: 'Quando passares pelas águas, estarei contigo', & c. Quando adoece na doença, Ele fará sua cama e seu travesseiro; ao viajar pelo vale da sombra da morte, o Senhor estará com ele e o capacitará a cantar: 'Não temerei o mal; pois Tu estás comigo, '& c. Assim Ele está com eles como seu médico e enfermeiro, em dores e enfermidades; como sua força na fraqueza; como seu guia em dificuldade; sua facilidade na dor; e sua vida na morte. ”

5. A conferência de distinta honra . "Eu vou honrá-lo." Deus honra Seu povo nesta vida livrando-os do perigo e provações, sustentando-os em sofrimento e tristeza e elevando-os aos relacionamentos mais elevados. “Agora somos filhos de Deus.” Na vida que está por vir, Deus os honrará elevando-os às mais altas dignidades, aos mais agradáveis ​​confrontos, ao mais glorioso serviço e à Sua própria presença imediata. “Ao que vencer, darei que se assente comigo no meu trono”, & c. “Sabemos que, quando Ele aparecer, seremos semelhantes a Ele”, & c.

6. Satisfação com a duração de sua vida na terra . “Com vida longa irei satisfazê-lo.” “A promessa especial de vida longa no final”, diz Perowne, “como uma bênção temporal, está de acordo com o caráter geral do Antigo Testamento. Ainda assim, é possível que homens como o salmista, cheios de fé em Deus, atribuam um significado mais profundo e espiritual a promessas e esperanças como essas do que a maioria de seus conterrâneos. A exposição de Matthew Henry nos parece admirável. “

(1) Eles viverão o suficiente; eles continuarão neste mundo até que tenham feito a obra para a qual foram enviados a este mundo e estejam prontos para o céu, e isso é tempo suficiente. Quem gostaria de viver um dia a mais do que Deus tem alguma obra a fazer, seja por ele ou sobre ele?
(2) Eles pensarão por muito tempo; pois Deus, por Sua graça, os desmamará do mundo e os fará desejosos de deixá-lo.

Um homem pode morrer jovem e, no entanto, morrer cheio de dias, satur dierum - satisfeito com a vida. Um homem perverso e mundano não está satisfeito, não, não com uma vida longa; ele ainda chora, dê, dê . Mas aquele que tem seu tesouro e coração em outro mundo logo terá isso; ele não viveria para sempre. ” A vida do homem bom na terra é uma coisa completa, quer ele morra jovem ou viva para se tornar um centenário. Ele sabe que sua vida é ordenada por Sabedoria infinita, e sempre que ela termina ele fica satisfeito.

7. Salvação completa . “E mostre-lhe a Minha salvação.” Quando a vida do homem bom na terra terminar, Deus o admitirá para o desfrute de Sua salvação completa, gloriosa e eterna no céu. Aqui, vislumbramos Sua salvação; lá o veremos plena e claramente revelado. Aqui conhecemos seu poder e bem-aventurança em parte; daqui em diante, iremos conhecê-los em sua integridade. Aqui nós conquistamos e temos que lutar novamente; aí a guerra acabou, e a vitória é gloriosa e sem fim. Aqui participamos de Sua salvação no reino da graça; lá no reino da glória.

CONCLUSÃO.

1. Temos essas características distintivas dos piedosos? Amamos, conhecemos e oramos a Deus?

2. Você, que os possui, valoriza e se regozija em seus privilégios exaltados?

3. E você que não carrega as marcas do homem piedoso, qual é a sua esperança? Por meio de Jesus Cristo, todo homem pode atingir esse amor supremo a Deus, esse bendito conhecimento dEle e essa sagrada comunhão com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário