08 abril 2023

O Que é Páscoa Afinal? by Aldenir Araújo

 Texto: Atos 12:4


Introdução: O que é Páscoa afinal? Há sempre muitas coisas acontecendo... inclusive a distribuição de ovos de Páscoa para as crianças e adultos.

Mas, o quanto de tudo isso e mais alguma coisa que pode acontecer para celebrar a Páscoa realmente honra a Cristo? Por que temos toda esta confusão, afinal?

1. A Primeira Menção da Páscoa

A Páscoa é mencionada apenas uma vez na Bíblia, e esta é em conexão com o Festival da Primavera do mundo pagão ou não cristão muito antes do tempo de nosso Senhor Jesus Cristo. Não tinha nada a ver com ele ou a sua ressurreição. Foi para celebrar a primavera, a chegada de uma nova vida após o longo inverno.

2. Os Acontecimentos Ligados à Páscoa

Todo ano, em abril, e muito próximo à época do Festival da Primavera, os judeus celebravam a Páscoa.

Esta era uma celebração de sua libertação do cativeiro egípcio. Ela também aconteceu nessa mesma época do ano que Jesus foi crucificado, sepultado e ressuscitou.

Em 325 dC, o conselho da igreja de Nicéia se reuniu e decidiu que os cristãos celebrariam a Páscoa todos os anos, como a celebração da ressurreição de Cristo. Seria sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio, ou 21 de março. Isso pode ser em 22 de março ou até25 de abril.

3. O Sentido Cristão da Páscoa

Como cristãos - aqueles que conhecem Jesus Cristo como Salvador pessoal e Senhor vivo - não devemos nos preocupar com a celebração do Dia da Páscoa.

Nós celebramos um evento na Páscoa. Jesus ressuscitou dos mortos, provando ser o Cristo, o Filho de Deus. Sim, Ele ressuscitou como Ele disse que faria, e subiu aos céus, onde ele preparou um lugar para nós para estarmos com ele. Ele em breve voltará e nos levara para viver com Ele para sempre.

Vamos usar a Páscoa hoje como um anúncio e oportunidade de dizer ao mundo o que a Páscoa significa para nós.

Jesus Cristo veio ao mundo para morrer como um sacrifício na cruz por nossos pecados, e Ele fez exatamente isso. Ele foi morto por crucificação, pregado numa cruz. Eles levaram seu corpo encharcado de sangue tirado da cruz e o sepultaram em uma tumba talhada em uma rocha. Eles rolaram uma grande pedra sobre a entrada e puseram um guarda romano lá para se certificar de que ninguém roubasse Seu corpo.

Conclusão: Todo mundo pensou que ele havia falhado em sua missão na terra. Mas, foi através da Sua morte que Sua missão foi cumprida, e três dias depois de sepultado, Ele ressuscitou dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário