INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Pedro 1:18-21
1. A origem do plano da salvação:
O plano de salvação não foi elaborado por Deus no momento em que surgiu o pecado no mundo. A Bíblia diz que antes de criar o mundo Deus havia criado o plano da salvação.
2. O motivo do plano da salvação:
A salvação resulta do amor de Deus e não do pecado humano. O plano de salvação revela o caráter amoroso de Deus, não um desespero ou uma emergência diante de uma tragédia imprevista.
3. A revelação do plano da salvação:
O plano de salvação do pecador foi o remédio elaborado na eternidade, predito por Deus na história e efetivado no fim dos tempos, na vida, morte e ressurreição de Jesus.
I. O REMÉDIO PARA O PECADO FOI PROVIDENCIADO ANTES MESMO QUE ELE ARRUINASSE A VIDA HUMANA – I Pedro 1:18-20
1. Antes de existir morte no mundo, o assunto da morte já havia sido tratado no Céu.
2. Antes dos pecadores sofrerem as consequências dos seus pecados Jesus já havia providenciado a solução para elas.
3. Antes da criação do ser humano, Deus já tinha cuidado de tudo, até mesmo se ele viesse a desobedecer.
II. O REMÉDIO PARA O PECADOR FOI PROJETADO ANTES DO SER HUMANO CAIR EM PECADO – I Pedro 1:19-20
1. Antes de Deus criar o mundo Ele elaborou o plano de salvação.
2. Antes da fundação do mundo Jesus já era conhecido como o Cordeiro sem defeito e sem mácula, que derramaria seu sangue pelo ser humano, caso caísse em pecado.
3. Antes da criação do mundo e do ser humano cair em pecado, o Messias já era conhecido no Céu como Aquele que assumiria a desgraça causada pela humanidade.
III. O REMÉDIO PARA O PECADO FOI PREVISTO NA ETERNIDADE, MAS DESVENDADO CERCA DE 4.000 ANOS DEPOIS –I Pedro 1:20-21
1. Assim que Adão e Eva pecaram Deus matou um cordeiro para revesti-los de pele (Gênesis 3:21); isso apontava para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).
2. Assim que Adão e Eva pecaram tiveram uma conversa com Deus, o qual logo revelou o plano (Gênesis 3:15). Esse plano foi-se revelando no decorrer da história por meio de altares de sacrifícios, tabernáculo/santuário, templo... até chegar no alto do monte Calvário!
3. Embora Deus não tenha sido pego de surpresa quando Adão e Eva pecaram, a solução de Deus manifestou-se no fim dos tempos, cerca de 4.000 anos depois do pecado, mais ou menos 2.000 anos atrás.
CONCLUSÃO:
1. O plano da salvação existia bem antes da fundação do mundo: O plano de Jesus tornar-se Messias, Redentor foi projetado antes de ser estabelecido os fundamentos da terra, pois o propósito de salvar remonta a tempos anteriores à criação do mundo. Na cruz, o projeto originado na eternidade se tornou um fato histórico.
2. O plano da salvação era conhecido antes da queda humana no pecado: A missão de salvar sempre foi o eterno propósito da Trindade, mesmo que ainda não tivesse ninguém para salvar. Desta forma, antes da existência do pecado no mundo, o plano para resolver o problema do pecado já existia, mas concretizou-se em Jesus na cruz e Sua ressurreição.
3. O plano da salvação manifestou-se plenamente no fim dos tempos: A estratégia de redimir o pecador vem antes de criar o homem, mostrando assim que Deus já era Redentor quando atuava como Criador; portanto, o que foi decidido na eternidade manifestou-se num ponto de nossa história, no primeiro século da era cristã, no topo do Monte Calvário.
APELO:
1. Deixe Deus te resgatar de vosso fútil procedimento, foi para isso que Jesus morreu.
2. Confie tua vida a Jesus, Ele te ama!
3. Espere somente em Jesus, Ele te salva!
Autor: Pr. Heber Toth Armí
Nenhum comentário:
Postar um comentário