26 setembro 2021

𝐎𝐬 𝐚𝐧𝐣𝐨𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐨𝐬𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬 - 𝐃𝐞𝐬𝐜𝐮𝐛𝐫𝐚 𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐬𝐚̃𝐨 𝐞 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐦





Seja pela sua força sobrenatural ou pelas mensagens que eles sempre carregam, os anjos são, sem sombra de dúvidas, os seres celestiais que mais despertam a curiosidade e o interesse das pessoas, inclusive aquelas que nem são cristãs. E a verdade é que pouco se sabe sobre os anjos, porque a Bíblia não nos traz muitas informações sobre eles.

Mas, apesar disso, uma coisa é fato: os anjos são uma das criações mais poderosas de Deus. São eles que batalham no campo espiritual contra as forças do mal, contra os principados e potestades que se levantam contra nossas vidas a fim de destruir nossa alma, nos afastar da presença do Senhor e evitar que recebamos a salvação em Cristo.

E por falar em anjos, no vídeo de hoje nós vamos falar um pouco sobre os seres celestiais mais poderosos da Bíblia. Vamos analisar algumas passagens que demonstram o quanto eles foram e ainda são importantes no cumprimento da Palavra de Deus para a humanidade.
1º Anjo: Miguel

Começamos com o arcanjo Miguel, que é um dos mais conhecidos e poderosos anjos de Deus. Este arcanjo pertence a uma ordem superior entre os anjos; além disso, ele é um grande guerreiro. O Livro de Apocalipse nos mostra que foi ele quem liderou o exército de anjos contra Satanás. Veja o que o apóstolo João relatou em sua visão:

“Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.” (Apocalipse 12:7-9)

E outra passagem que chama bastante atenção está no Livro de Judas, que conta que Miguel lutou contra o diabo pelo corpo de Moisés. Perceba que, por mais poderoso que fosse, Miguel mostrou sabedoria ao não difamar contra o inimigo, mas deixou essa repreensão para Deus. Vamos ler juntos o que está escrito:

“Nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: ‘O Senhor o repreenda!" (Judas 1:9)

Já no Livro de Daniel é relatado que Deus enviou um anjo para entregar uma mensagem ao profeta, porém, o príncipe da Pérsia, que era um agente de Satanás, tentou impedi-lo. Então, esse anjo foi ajudado pelo Arcanjo Miguel. Veja o que Daniel disse sobre esse acontecimento:

“Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: ‘Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você’. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo. E ele prosseguiu: ‘Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia. Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura". (Daniel 10:10-14)

Todos esses relatos nos mostram que Miguel realmente é um ser celestial dos mais poderosos. Porém, diferente do que muitos acreditam, ele não é Jesus Cristo. E, para comprovar isso, eu vou te mostrar fatos que não deixam dúvidas sobre isso:

1) Miguel não é Deus: a Bíblia deixa claro que Jesus é Deus (João 1:1). Quando Miguel lutou com o diabo, ele não disse ao inimigo “eu te repreendo”, mas sim “o Senhor te repreenda”.

2) Jesus é diferente dos anjos: em Hebreus 1:4-6 está escrito que Jesus está muito acima dos anjos, e que os anjos O adoram. E isso confirma que Ele é o próprio Deus.
2º Anjo: Gabriel

Se Miguel é o anjo das grandes batalhas, Gabriel é o responsável pelas mensagens e missões importantes que Deus entrega às pessoas. Não temos muita informação sobre o anjo Gabriel, porque o mais importante é sua mensagem.

Ele aparece pela primeira vez na Bíblia quando foi interpretar a visão de Daniel sobre um carneiro e um bode. Ele também apareceu a Daniel na forma de um homem e lhe explicou que a visão era sobre os tempos do fim. Os animais representavam reinos e seus futuros (Daniel 8:16).

Mais tarde, Gabriel apareceu outra vez a Daniel, depois que ele orou a Deus pedindo perdão pelos pecados de seu povo. Gabriel disse que Daniel era muito amado e que havia uma resposta para sua oração. Veja o que a Bíblia diz:

“Enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu e me disse: ‘Daniel, agora vim para dar-lhe percepção e entendimento. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão” (Daniel 9:21-23).

Em seguida, Gabriel lhe contou a profecia das setenta semanas, anunciando a vinda do Messias, ou seja, Jesus. E, muitos anos depois, o anjo Gabriel apareceu ao sacerdote Zacarias quando ele foi oferecer incenso a Deus no templo. Gabriel lhe disse para não ter medo. Zacarias e sua esposa já eram idosos, mas o anjo lhe contou que ele teria um filho chamado João Batista. Esse filho iria preparar o povo para receber o Salvador.

Zacarias duvidou da mensagem. Gabriel lhe explicou que ele está sempre na presença de Deus e que ele foi enviado para lhe dar essa mensagem. Como castigo por sua incredulidade, Zacarias ficou mudo até o menino nascer (Lucas 1:19-20).

Seis meses depois de falar com Zacarias, o anjo Gabriel apareceu a uma jovem chamada Maria (Lucas 1:26-28). Ele saudou Maria e lhe disse para não ter medo. Ela iria ficar grávida e dar à luz ao Filho de Deus! Quando Maria lhe perguntou como isso iria acontecer se ela era virgem, Gabriel explicou que o Espírito Santo viria sobre ela.

Todas essas passagens nos mostram algumas coisas sobre o anjo Gabriel:

1) Ele está sempre na presença de Deus;

2) Ele recebe mensagens diretamente do Senhor para entregar às pessoas;

3) Ele pode assumir a forma humana para interagir com as pessoas, sempre com a ordem de Deus.

Conclusão

Miguel e Gabriel são, com certeza, dois dos seres celestiais mais poderosos e importantes que existem. Além deles, encontramos na Bíblia, pelo menos 300 referências a anjos. Seja no Antigo ou no Novo Testamento, sempre vemos exemplos de anjos trabalhando em favor dos filhos de Deus. Por exemplo: quando Pedro foi preso por pregar a Palavra, a igreja orou por ele. E, em resposta ao clamor do povo, o Senhor enviou um anjo para libertar o apóstolo. Pedro estava num sono tão profundo que a Bíblia diz que o anjo teve que bater nele para despertá-lo. As algemas, então, caíram de seus pulsos, a porta da prisão se abriu e Pedro foi embora.

Isso mostra que quando você ora, pode ser que Deus envie um anjo para ajudar a trazer a resposta às suas orações. Os anjos trabalham no céu e na terra e, embora eles sejam seres criados, eles nunca morrem (Lucas 20:36). E como o apóstolo Paulo disse, os anjos têm uma missão especial a cumprir na vida dos filhos de Deus:

"Todos os anjos são espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação" (Hebreus 1:14).

Na maioria das vezes, nós não sabemos o que os anjos estão fazendo e nem quando eles agem. Eles são como agentes secretos enviados para trabalhar em um caso; entram, cuidam de tudo e quase nunca são notados pelas pessoas. Por isso não podemos tentar nos comunicar com eles, pois estão simplesmente fazendo o trabalho que Deus os chamou para fazer.

É importante saber que os anjos nos ajudam, mas não recebem ordens de nós. Por isso, quando precisamos de socorro, devemos orar diretamente a Deus, em nome de Jesus, pois somente Cristo intercede por nós. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

“Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Romanos 8:33,34)

Autor: Pastor Antonio Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário