26 setembro 2021

𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐑𝐄𝐒𝐎𝐋𝐕𝐄𝐑 𝐌𝐄𝐔𝐒 𝐏𝐑𝐎𝐁𝐋𝐄𝐌𝐀𝐒?

 


Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo JudĂĄ, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruĂ­-los e aniquilĂĄ-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos outros. Quando os homens de JudĂĄ foram para o lugar de onde se avista o deserto e olharam para o imenso exĂ©rcito, viram somente cadĂĄveres no chĂŁo; ninguĂ©m havia escapado.” (2Âș CrĂŽnicas 20.22-24)
Deus colocou a histĂłria de JosafĂĄ na BĂ­blia para ilustrar certos princĂ­pios espirituais vitais para podermos vencer os problemas que nos cercam. Sendo assim, quais sĂŁo os princĂ­pios aplicados por JosafĂĄ para resolver os seus problemas que o ajudarĂŁo, tambĂ©m, a resolver os problemas da sua vida?
Para resolver seus problemas…
1. Busque AJUDA em Deus
“Alarmado, JosafĂĄ decidiu consultar o Senhor…” (2Âș CrĂŽnicas 20.3)
O rei Davi, quando cercado pelos seus inimigos, buscou pela ajuda de Deus:
“No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que Ele me ajudasse. Do seu templo no cĂ©u o Senhor ouviu a minha voz, Ele escutou o meu grito de socorro.” (Salmo 18.6)
Para resolver seus problemas…
2. REÚNA outras pessoas para ORAREM com vocĂȘ
“… e proclamou um jejum em todo o reino de JudĂĄ… Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de JudĂĄ para buscar a ajuda do Senhor.” (2Âș CrĂŽnicas 20.3,4)
Nossos problemas sĂŁo vencidos quando buscamos a ajuda de Deus e quando reunimos outras pessoas para orarem conosco. Quanto mais pessoas estiverem orando pelo problema, mais fĂĄcil serĂĄ derrotĂĄ-lo.
Para resolver seus problemas…
3. Admita a sua INCAPACIDADE
“… NĂŁo temos força para enfrentar esse exĂ©rcito imenso que estĂĄ nos atacando. NĂŁo sabemos o que fazer…” (2Âș CrĂŽnicas 20.12)
JosafĂĄ fez duas declaraçÔes importantes: ele admitiu nĂŁo ter forças para enfrentar seus inimigos, ele admitiu que nĂŁo sabia o que fazer. O rei JosafĂĄ foi capaz de admitir a sua total incapacidade para resolver o problema e a sua completa dependĂȘncia de Deus.
Jesus, certa vez, disse ao seus discĂ­pulos:
“… Sem mim vocĂȘs nĂŁo podem fazer coisa alguma.” (JoĂŁo 15.5)
Para resolver seus problemas…
4. Mantenha seus OLHOS em Deus
“… Mas os nossos olhos se voltam para ti.” (2Âș CrĂŽnicas 20.12)
Josafå não tinha forças para enfrentar o exército e nem sabia o que fazer, mas os seus olhos estavam postos no Senhor.
Para JosafĂĄ, nĂŁo havia circunstĂąncia adversa que pudesse fazĂȘ-lo tirar os olhos do Deus Onipotente.
Para resolver seus problemas…
5. Espere pelas RESPOSTAS de Deus
“EntĂŁo o EspĂ­rito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembleia. Ele disse: Escutem, todos os que vivem em JudĂĄ e em JerusalĂ©m e o rei JosafĂĄ! Assim lhes diz o Senhor: NĂŁo tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exĂ©rcito enorme. Pois a batalha nĂŁo Ă© de vocĂȘs, mas de Deus.” (2Âș CrĂŽnicas 20.14,15)
Quando toda Judå estava reunido diante do Senhor, um deles começou a profetizar. O Espírito de Deus veio sobre ele, pois todos estavam esperando em Deus. O povo estava aguardando pelas respostas de Deus!
“Quando aprendemos a buscar a Deus e esperar nele, Ele sempre nos darĂĄ uma resposta.”
O profeta Isaías encorajou o povo de Israel que reclamava da sua situação de calamidade a esperar pelo Senhor. Ele disse:
“SerĂĄ que vocĂȘ nĂŁo sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor Ă© o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele nĂŁo se cansa nem fica exausto, sua sabedoria Ă© insondĂĄvel. Ele fortalece ao cansado e dĂĄ grande vigor ao que estĂĄ sem forças. AtĂ© os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como ĂĄguias; correm e nĂŁo ficam exaustos, andam e nĂŁo se cansam.” (IsaĂ­as 40.28-31)
Para resolver seus problemas…
6. CONFIE totalmente na PALAVRA de Deus
“De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, JosafĂĄ lhes disse: Escutem-me, JudĂĄ e povo de JerusalĂ©m! Tenham fĂ© no Senhor, o seu Deus, e vocĂȘs serĂŁo sustentados; tenham fĂ© nos profetas dele e vocĂȘs terĂŁo a vitĂłria.” (2Âș CrĂŽnicas 20.20)
Depois de adorar e louvar ao Senhor, o povo saiu para encontrar o inimigo. Enquanto isso, Josafå recordou-lhes que eles precisavam se lembrar da Palavra do senhor que havia sido proclamada no dia anterior e não deviam começar a duvidar dela. O povo precisar confiar totalmente na Palavra de Deus.
Deus disse ao seu povo através de Isaías:
“NĂŁo tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; vocĂȘ Ă© meu. Quando vocĂȘ atravessar as ĂĄguas, eu estarei com vocĂȘ; e, quando vocĂȘ atravessar os rios, eles nĂŁo o encobrirĂŁo. Quando vocĂȘ andar atravĂ©s do fogo, vocĂȘ nĂŁo se queimarĂĄ; as chamas nĂŁo o deixarĂŁo em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador.” (IsaĂ­as 43.1-3)
ConclusĂŁo:
NĂŁo saia daqui sem dar uma oportunidade de entregar a sua batalha para Deus.
Para resolver seus problemas…
1. Busque AJUDA em Deus
2. REÚNA outras pessoas para ORAREM com vocĂȘ
3. Admita a sua INCAPACIDADE
4. Mantenha seus OLHOS em Deus
5. Espere pelas RESPOSTAS de Deus
6. CONFIE totalmente na PALAVRA de Deus.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio