26 setembro 2021

𝟒 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐒𝐚𝐭𝐚𝐧𝐚́𝐬 𝐮𝐬𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐞𝐝𝐢𝐫 𝐯𝐨𝐜𝐞̂ 𝐝𝐞 𝐨𝐫𝐚𝐫 - 𝐁𝐚𝐭𝐚𝐥𝐡𝐚 𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐢𝐭𝐮𝐚𝐥

 


𝟒 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐒𝐚𝐭𝐚𝐧𝐚́𝐬 𝐮𝐬𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐞𝐝𝐢𝐫 𝐯𝐨𝐜𝐞̂ 𝐝𝐞 𝐨𝐫𝐚𝐫 - 𝐁𝐚𝐭𝐚𝐥𝐡𝐚 𝐞𝐬𝐩𝐢𝐫𝐢𝐭𝐮𝐚𝐥

Todos nós sabemos que a oração nos torna mais íntimos de Deus. Mas o que pouca gente sabe é que Satanás faz de tudo para nos impedir de orar, principalmente agora, em que estamos no fim dos tempos. E por que ele tem agido assim? Para evitar que as pessoas entreguem suas vidas a Jesus e recebam a salvação eterna. Foi por isso que o apóstolo Pedro nos deixou o seguinte conselho:

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)

Basta olhar ao nosso redor para perceber que as profecias sobre o que aconteceria na Terra pouco antes da volta de Jesus estão se cumprindo. O mundo está vivendo cada vez mais em trevas e o plano do inimigo de destruir a nossa vida de oração está sendo colocado em prática sem que percebamos. Por isso, no vídeo de hoje eu vou te mostrar 4 armas que Satanás usa para nos impedir de orar.
1ª Arma: Culpa

Em Romanos 3 a Bíblia diz que todos nós somos falhos e pecadores e que não merecemos estar na presença de Deus. E isso realmente é verdade. Mas, Satanás usa as nossas falhas para nos convencer de que não adianta nada nos aproximarmos de Deus, pois somos indignos da Sua misericórdia e não seremos ouvidos. E, por causa disso, muitos cristãos deixam de orar e acabam se afastando do Pai.

Isso significa que não devemos nos sentir culpados pelos nossos pecados? Não. A culpa tem o seu lado positivo porque é através dela que podemos refletir sobre os nossos erros e mudar de comportamento. O que não podemos permitir é que o diabo use a culpa para tentar destruir a nossa alma.

Da mesma forma que Satanás enganou Eva, ele nos engana hoje, disfarçando o pecado com prazer, alegria, sensação de poder e uma falsa liberdade. E quando pecamos, ele mesmo lança pensamentos de acusação em nossa mente e tenta nos manter presos ao pecado, nos fazendo acreditar que não existe mais perdão para nós.

Mas a Bíblia diz que Cristo veio ao mundo, pagou nossas dívidas com o preço de Seu sangue e nos libertou do pecado. Essa é a razão pela qual você não precisa viver debaixo de condenação. Jesus já conquistou o perdão para você no Calvário!
2ª Arma: Pecado

Uma das coisas que Satanás sempre vai fazer para nos impedir de orar é tentar mudar a nossa visão sobre o pecado. Ou seja, ele fará de tudo para acreditarmos que um pecadinho aqui, outro pecadinho ali, não têm nada de mais e que não irá nos prejudicar. Mas isso é uma grande mentira! Veja o que Jesus disse:

“Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus". (João 3:19-21)

Isso significa que quem pratica o pecado, se afasta da luz, pois o pecado nos separa de Deus (Romanos 3:23). Por isso, Satanás faz tanta questão de chamar a nossa atenção para o que é mal, pois quando estamos focados apenas em fazer as coisas que agradam a nossa carne, viramos as costas para Deus. Quando nos voltamos para o pecado, deixamos de lado a nossa vida de oração e nos esfriamos espiritualmente. Nós até tentamos buscar ao Senhor, mas se não estivermos disposto a abandonar o pecado, Ele deixa de nos ouvir. Em João 9 está escrito:

“Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.” (João 9:31)

Isso é muito sério! Por isso, não se prenda a nenhum pecado, em vez disso, peça ao Senhor que te dê forças para vencer as tentações do inimigo.
3ª Arma: Distrações

Segundo o dicionário, “distração” é deixar a mente solta em muitas direções. E o diabo sabe que a nossa mente não estiver focada em Deus, a nossa fé irá se enfraquecer. Veja o que a Bíblia diz:

“Peça com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tiago 1:6-8).

Há muitas maneiras que o inimigo usa para nos impedir de orar com fé e avançar na caminhada com Deus. Pode ser através do pecado, dos vícios e até mesmo de coisas que parecem ser inofensivas, como a internet, a televisão, as amizades, etc. É por isso que a Bíblia diz:

“Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” (Hebreus 12:1-2).

Devemos nos livrar de tudo o que nos atrapalha, e isso não precisa, necessariamente, ser um pecado, mas tudo que se torna um empecilho na nossa caminhada. Faça uma reflexão: o que tem te atrapalhado hoje? São as redes sociais? As fofocas sobre a vida das celebridades? O futebol na televisão? Seu namorado ou namorada ou suas amizades?

Não importa o que seja, não abandone a sua vida de oração e nem tire os olhos de Jesus! Não estou falando que é errado ter momentos de descontração, mas precisamos vigiar para que nada nos impeça de ter um relacionamento com o Senhor.
4ª Coisa: Cansaço

É através da oração que recebemos sabedoria e direção de Deus, temos a vida abençoada e, principalmente, ficamos fortalecidos para resistir aos ataques do diabo. É por isso que o inimigo se levanta contra a nossa vida! Ele nos sobrecarrega com problemas e dificuldades para que fiquemos cansados e não queiramos mais orar.

Isso acontece com todo o ser humano e, inclusive, aconteceu com os discípulos. Na noite em que Jesus foi traído, Ele estava no Getsêmani, se sentindo profundamente angustiado. A História da humanidade iria mudar para sempre, pois Ele estava a ponto de se entregar em sacrifício pelos pecadores. Naturalmente, todo o inferno estava em alvoroço. Em poucas horas Cristo seria preso e crucificado. Mas isso parecia não fazer a menor diferença para os discípulos. Veja o que a Bíblia narra em Mateus 26:

“Indo um pouco mais adiante, Jesus prostrou-se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres’. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. ‘Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?’, perguntou ele a Pedro. ‘Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:39-41)

Naquele momento de tanta tensão, tudo o que Jesus precisava era que Seus amigos intercedessem por Ele em oração. Porém, Pedro e os outros foram tomados por um cansaço tão grande, que acabaram dormindo por três vezes, deixando Cristo sozinho e desapontado.

Do mesmo modo, Satanás tem usado a arma do desânimo e do cansaço para nos impedir de orar. Ele usa os problemas do dia a dia e a correria de nossas vidas para que não tenhamos forças para resistir ao mal. Por isso, devemos vigiar e nunca esquecer que a nossa luta é espiritual e que Satanás detesta quando um cristão se dispõe a orar.

Conclusão

Satanás sabe que o seu tempo aqui na Terra está muito próximo do fim, por isso ele faz de tudo para evitar que as pessoas conheçam a Palavra de Deus, entreguem suas vidas a Jesus e tenham um relacionamento com Ele através da oração. Por isso tome muito cuidado com essas armas que ele tem usado contra você! Nunca deixe de orar, e mesmo quando tudo parecer estar perdido, continue crendo que o Senhor é fiel e que Ele vai atender cada uma de suas orações no tempo certo. Deus te abençoe!




Autor: Pastor Antonio Junior.

Um comentário: