26 setembro 2021

𝟱 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗦𝗮𝘁𝗮𝗻𝗮́𝘀 𝗻𝗮̃𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝘃𝗼𝗰𝗲̂




𝟱 𝗰𝗼𝗶𝘀𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗦𝗮𝘁𝗮𝗻𝗮́𝘀 𝗻𝗮̃𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝘃𝗼𝗰𝗲̂

Hoje eu quero conversar com você sobre um assunto muito importante. É que todos nós passamos por batalhas espirituais e se quisermos ter sucesso nessa guerra contra o inimigo, devemos saber o que ele pode e não pode fazer.

Por isso vou te mostrar 7 coisas que Satanás não pode fazer, de acordo com a Bíblia. No final você vai ter a certeza de que se você continuar firme com Deus, o diabo não poderá te derrubar e nem te destruir.

Eu sei que as pessoas falam muito sobre o poder do inimigo e isso dá a impressão de que ele tem mais poder do que Jesus. É claro que ele é muito poderoso, mas o seu poder é limitado porque Deus é quem está no controle e o diabo só pode fazer aquilo que o Senhor permite.

Então preste muita atenção na mensagem de hoje porque vai fazer muita diferença nas batalhas espirituais que você enfrenta todo dia.
1) Satanás não pode te tentar sem a permissão de Deus

Eu quero ler com você uma passagem muito conhecida que está em Mateus 4. Diz assim:

“Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: ‘Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães” (Mateus 4:1-3)

Jesus foi para o deserto passar um tempo sozinho com Seu Pai e se preparar para os 3 anos e meio de ministério. E no final dos 40 dias de jejum, quem aparece para tentá-Lo? Satanás.

O diabo queria que Jesus saciasse a sua fome, que era um desejo da carne naquele momento, e disse para Ele transformar as pedras em pães. Mas Cristo resistiu, porque sabia que essa decisão demonstraria que Ele não estava confiando no Pai.

E da mesma forma, hoje ele continua nos tentando, mas como eu disse, ele só pode fazer isso se Deus permitir. E Deus só permite quando Ele sabe que conseguimos resistir. Veja o que a Bíblia diz:

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)
2) Satanás não pode ler a sua mente

Um erro muito comum que os cristãos costumam cometer é achar que o diabo tem o poder de ler a nossa mente e descobrir quais são os nossos pensamentos. E, por causa disso, muitos vivem com medo e chegam até a entrar em depressão. Mas saiba de uma coisa: por mais observador e atento que o inimigo seja, ele não pode ler nossas mentes. Vamos ver o que a Bíblia diz no livro de 1 Reis:

“Ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Perdoa e age; trata cada um de acordo com o que merece, visto que conheces o seu coração. Sim, só o Senhor conhece o coração do homem.” (1 Reis 8:39)

Só Deus sabe o que se passa na cabeça do ser humano; Ele conhece cada um de nossos pensamentos, até os mais íntimos. Quando Jesus estava na Terra, lemos diversas passagens em que Jesus lia os pensamentos das pessoas, e por isso ele sabia quais eram as suas intenções. Tanto é verdade que Ele sabia que Judas era o discípulo que O trairia com um beijo. Até hoje Jesus continua sondando os pensamentos e desejos do nosso coração. A gente pode até enganar as pessoas, mas a Ele ninguém engana!

E o fato do diabo não poder ler a nossa mente, não quer dizer que devemos ficar tranqüilos. O inimigo estuda o comportamento humano desde que Adão e Eva foram criados e, por isso, ele sabe muito bem como cada um de nós costuma agir diante das situações. Ele conhece a nossa natureza pecaminosa e, por isso, consegue prever se estamos quase caindo em tentação ou fazendo escolhas erradas. É por isso que a Bíblia diz que ele é como um leão que anda ao nosso redor, procurando a quem possa devorar!
3) Satanás não pode te forçar a pecar

Outra coisa que Satanás não pode fazer é nos forçar a cometer algum pecado. Vamos ler o que a Bíblia diz em Tiago 4:

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte” (Tiago 1:13-15)

Isso mostra que a tentação vem por causa dos nossos desejos pecaminosos. Porém, ser tentado não é pecado. O problema está em cair na tentação, fazendo aquilo que Deus na aprova.

Satanás até pode controlar a mente e o coração das pessoas que não se entregaram completamente a Jesus. Mas, nós que somos cristãos e vivemos debaixo da graça de Deus, não podemos ser forçados pelo inimigo a pecar.

Então, se é assim, por que continuamos pecando? Por causa de nós mesmos! Por causa da nossa carne, das nossas fraquezas, desejos e por não buscar a Deus como deveríamos. E Jesus disse que toda pessoa que vive pecando é escrava do pecado (João 8:34), então devemos tomar cuidado para não voltar à vida antiga que tínhamos.
4) Satanás não pode te fazer sofrer sem a permissão de Deus

Você se lembra da história de Jó? A Bíblia diz que Jó era íntegro, temente a Deus e se “desviava do mal” (Jó 1:1). O próprio Deus disse que Jó era o homem mais piedoso e correto que viveu na terra em sua geração.

E de acordo com o texto bíblico, em um certo dia houve uma reunião nas regiões celestiais, e os anjos de Deus foram se apresentar perante o Senhor. Só que, no meio deles também estava Satanás. Ele disse que tinha observado Jó e pediu para causar sofrimento na vida dele porque ele achava que Jó só era fiel a Deus porque era abençoado e rico.

Ou seja, Satanás estava acusando Jó de ser uma pessoa interesseira, e que se ele perdesse tudo, com certeza iria blasfemar contra Deus. Então o Senhor permitiu que Satanás colocasse Jó em um teste, podendo tocar em tudo o que ele tinha, menos na sua vida (Jó 1:12).

Então, com a permissão de Deus, Jó perdeu todos os seus gados, e os seus servos foram mortos (Jó 1:13-17). E como se não bastasse, seus filhos que estavam reunidos na casa do irmão mais novo morreram, quando um vento muito forte soprou sobre a casa em que estavam e a casa caiu sobre eles.

E o fim dessa história todo mundo já conhece. Jó ficou firme até o fim e Deus restituiu tudo o que ele havia perdido - e lhe deu em dobro. Mas o mais importante disso tudo é enxergarmos que o inimigo não pode nos causar dor e sofrimento sem a permissão de Deus.

Por isso, quando as coisas não estiverem saindo de acordo com o que você esperava e você esteja sofrendo por causa disso, lembre-se de que o Senhor continua no controle da situação e que o seu choro tem dia e hora para terminar. Então, seja como Jó, que mesmo vivendo o pior momento de sua vida, não deixou de louvar e adorar a Deus um dia sequer. Mesmo destruído por dentro e por fora, ele nunca duvidou do poder e da bondade de Deus!
5) Satanás não pode te impedir de ser salvo

Quando Pedro estava fazendo uma viagem missionária, ele disse aos sacerdotes do Templo:

“Saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:10-12)

Pedro foi tocado pelo Espírito Santo naquele momento para mostrar aos judeus que somente Cristo era capaz de oferecer a salvação a alguém. E é isso que eu quero que você entenda agora: da mesma forma que o diabo não é capaz de nos salvar e nos dar a vida eterna, ele também não pode nos impedir de receber a salvação. Sim, ele pode nos oprimir, pode nos afastar de Deus, pode nos convencer a fazer escolhas erradas e até nos levar a crer que o Senhor não tem poder sobre nossas vidas.

Porém, ele não pode matar a esperança em nosso coração e destruir a nossa fé. Só nós podemos deixar isso acontecer, quando nos afastamos de Deus. Por isso, não se engane quando as pessoas te dizerem que todos os caminhos levam a Deus e que no fim todos serão salvos. Só Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Por isso, meu irmão, por mais que você esteja passando por um momento difícil e o diabo sopre mentiras na sua mente de que Deus não existe ou que Ele não se importa com você, não perca a sua fé em Deus, porque Ele é o único que nunca vai te abandonar e já provou o Seu grande amor ao enviar Jesus para morrer na cruz em seu lugar.

Conclusão

Irmãos, por mais que Satanás tenha poder sobre a Terra e possa fazer coisas terríveis contra o ser humano, ele é totalmente limitado e não pode tocar naqueles que nasceram de Deus, porque o Senhor os protege (1 João 5:18). Por isso, continue firme nos caminhos do Senhor, obedecendo a Sua Palavra e orando todos os dias. Assim o inimigo nunca terá poder sobre a sua vida! Amém? Deus te abençoe.




Autor: Pastor Antonio Junior.

Um comentário: