30 setembro 2021

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗩𝗲𝗻𝗰𝗲𝗿 𝗲𝗺 𝗗𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝗳𝗿𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼?

 


“Ai de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja. Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão. Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Miqueias 7.1-7)

Miqueias olhou para a terra, para o seu povo em sofrimento e para o seu coração e cobriu-se de desespero. Porém, ele olhou para o céu e sua alma encheu-se de esperança. Mesmo diante de todo um cenário de pavor e medo, Miqueias apresenta ao povo o segredo para vencer em dias de sofrimento.

Para vencer em dias de sofrimento…

1. OLHE para DEUS e NÃO para as CIRCUNSTÂNCIAS.

“Eu, porém, olharei para o Senhor…” (v.7a)

Em dias de sofrimento, o profeta olhou para Deus e encontrou um porto seguro para sua alma. Ele sabia que se olhasse para as circunstâncias ao seu redor, sua alma se encheria de medo e pavor. Em dias de sofrimento, olhar para Deus, e não para as circunstâncias é confiar que Ele é o nosso protetor, libertador e salvador. Ele é aquele que, no vale da sombra da morte, nos guarda, nos dirige e nos livra de todo o medo. A Bíblia diz:

“Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.” (Salmo 125.1)

Para vencer em dias de sofrimento…

2. ESPERE em DEUS e NÃO em SOLUÇÕES HUMANAS.

“… Esperarei no Deus da minha salvação…” (v.7b)

Miqueias, diante da completa desolação que sua nação enfrentava, sabia perfeitamente que a solução não vinha dos homens do seu tempo. Ele não tinha condições de esperar nada das pessoas de sua sociedade. Mas sua fé o levou a esperar em Deus. Ele sabia que do alto viria a solução. Em dias de sofrimento, não espere por soluções humanas, ainda que haja boa vontade. Espere em Deus. Dele vem a solução, Dele vem a restauração, Dele vem a transformação, Dele vem a reconstrução, Dele vem a salvação para sua vida! O salmista afirmou o seguinte:

“Deus é a minha única esperança; nele eu confio e fico tranquilo, porque dele vem a minha salvação. […] Descanso somente em Deus, confio nele, e minha alma fica tranquila. Ele é a fonte da minha esperança!” (Salmo 62.1,5)

O profeta Isaías apresenta as vantagens de se esperar em Deus em dias de sofrimento: “Mas os que esperam no Eterno renovam as suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias, correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.” (Isaías 40.31).

Para vencer em dias de sofrimento…

3. CREIA que DEUS o OUVIRÁ e AGIRÁ em seu favor.

“… O meu Deus me ouvirá.” (v.7c)

No meio de toda depravação moral e espiritual do povo de Judá, uma nação completamente enferma e corrupta, o profeta Miqueias guarda uma certeza em seu coração: “o meu Deus me ouvirá”. Essa certeza o fazia triunfar nos dias de sofrimento pelos quais ele e o povo de Judá estavam passando.

Os versos seguintes mostram essa realidade: “Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz. Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça. […] O dia da reconstrução dos seus muros chegará, o dia em que se ampliarão as suas fronteiras virá.” (Miqueias 7.8-9,11).

A Bíblia está repleta de textos que comprovam que Deus está pronto para ouvir o clamor dos seus filhos e agir em seu favor em dias de sofrimento:

“No meio da minha aflição clamei pela ajuda do Senhor. Gritando, pedi socorro ao meu Deus. Lá do seu templo ele ouviu a minha voz; ele escutou meu pedido de socorro.” (Salmo 18.6)

“Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.” (Salmo 138.3)

Conclusão:

Para vencer em dias de sofrimento…
1. OLHE para DEUS e NÃO para as CIRCUNSTÂNCIAS.
2. ESPERE em DEUS e NÃO em SOLUÇÕES HUMANAS.
3. CREIA que DEUS o OUVIRÁ e AGIRÁ em seu favor.


Mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

Um comentário: